A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DO CONHECIMENTO diferencial competitivo na era digital

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DO CONHECIMENTO diferencial competitivo na era digital"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DO CONHECIMENTO diferencial competitivo na era digital
Prof. Jean Jacques Salim FGV-SP Novembro, 2000 Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV

2 O Que é Diferencial Competitivo?
Vantagem que uma organização detem sobre as demais organizações, em particular sobre os concorrentes, que lhe assegura êxito temporário ou duradouro. Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV

3 Fontes de Diferencial Competitivo-I
Tangíveis: ativos, capital, tecnologia, marca, patentes, economias de escala recursos quantificáveis passíveis de troca e de imitação Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV

4 Fontes de Diferencial Competitivo-II
Intangíveis: competências, experiência, sistemas de trabalho, estilo de gestão, isto é, conhecimento recursos não quantificáveis não passíveis de troca ou imitação Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV

5 Ameaças ao Diferencial Competitivo
mudanças no ambiente imitação pelos concorrentes Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV

6 Por que Conhecimento é Fonte de Diferencial Competitivo?
Conhecimento Explícito + Conhecimento Tácito Inovação Contínua Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV

7 Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV
A Inovação “não é um lampejo de genialidade, é trabalho duro, que deve ser organizado como uma parte regular de cada unidade e de cada nível gerencial.” P.Drucker Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV

8 Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV
A Inovação nos negócios é geralmente um processo coletivo. A interação entre pessoas é essencial ao processo criativo! Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV

9 Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV
A Inovação Contínua, seja na forma de novos modelos de negócios, novos produtos, serviços, ou processos, raramente é uma realização individual. - A colaboração é fundamental! Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV

10 Uma Cultura de Colaboração Promove:
o aprendizado e a experimentação o compartilhamento de conhecimento a inteligência coletiva o crescimento conjunto da empresa e de seus colaboradores Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV

11 - Pesquisa com 431 Empresas -Prioridades em GC :
47% - criar intranet/extranet 33% - criar repositórios de conhecimento 33% - implementar groupware para apoiar a colaboração 33% - implementar ferramentas de apoio à decisão 24% - criar networks de trabalhadores do conhecimento Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV

12 - Pesquisa com 431 Empresas-Esforços Desejados em GC :
33% - mapear fontes internas de expertise (diretórios) 30% - criar networks de trabalhadores do conhecimento 28% - estabelecer novos papéis (CKO) Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV

13 Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV
Em Resumo, Não há diferencial competitivo sustentável, se não através do que a empresa SABE, como UTILIZA O QUE SABE e a velocidade com que APRENDE. Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV

14 Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV
Obrigado! Prof. Jean Jacques Salim - EAESP/FGV


Carregar ppt "GESTÃO DO CONHECIMENTO diferencial competitivo na era digital"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google