A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“ETNOVETERINÁRIA NA COMUNIDADE DO BAIRRO CERÂMICA EM SÃO CAETANO DO SUL/SP: USO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA TRATAMENTO DE ANIMAIS” Aluna: Melissa Menezes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“ETNOVETERINÁRIA NA COMUNIDADE DO BAIRRO CERÂMICA EM SÃO CAETANO DO SUL/SP: USO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA TRATAMENTO DE ANIMAIS” Aluna: Melissa Menezes."— Transcrição da apresentação:

1 “ETNOVETERINÁRIA NA COMUNIDADE DO BAIRRO CERÂMICA EM SÃO CAETANO DO SUL/SP: USO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA TRATAMENTO DE ANIMAIS” Aluna: Melissa Menezes Orientadora: Profª. Dra.Dagmar Santos Roveratti Co-orientadora: Abikeyla dos Santos Nascimento 2011 Apoio: PIBIC CNPq

2 INTRODUÇÃO Etnoveterinária – é a ciência que envolve a opinião e o conhecimento das praticas populares utilizadas para o tratamento ou prevenção de doenças que acometem os animais. Dentre os ramos desta ciência milenar, está a fitoterapia que é o tratamento das patologias animais através de plantas. Fitoterapia – utilização de plantas como agentes terapêuticos naturais e que tem como objetivo prevenir, curar ou minimizar os sintomas das doenças, com um custo mais acessível à população. Hoje, aproximadamente 80% do receituário, nos países em desenvolvimento, é de produtos naturais e preparações fitoterápicas. Há poucos registros sobre à utilização adequada dos fitoterápicos.

3 OBJETIVOS Realizar um levantamento etnobotânico entre os moradores do Bairro Cerâmica em São Caetano do Sul/SP. Resgatar conhecimentos da medicina popular associada ao tratamento de animais Verificar quais espécies são utilizadas pela população para o tratamento animal caracterizando-as botanicamente Observar se a comunidade tem o conhecimento apropriado sobre plantas medicinais para o tratamento de seus animais

4 JUSTIFICATIVA Diante da relevância da Fitoterapia, da importância dos levantamentos etnobotânicos para incorporar os conhecimentos tradicionais aos dados técnicos disponíveis e da ausência de levantamentos específicos sobre a utilização terapêutica de plantas no tratamento dos animais domésticos, optou-se por fazer um levantamento etnobotânico e etnoveterinário em uma comunidade urbana como o Bairro Cerâmica em São Caetano do Sul – SP, visando contribuir para o avanço dos conhecimentos nestas áreas.

5 MATERIAL E MÉTODOS O levantamento etnoveterinário foi feito por amostragem, através do sorteio aleatório de 20% do total das ruas e casas do Bairro Cerâmica, em São Caetano do Sul/ SP. Foi aplicado um questionário de avaliação etnoveterinária para registro das práticas populares com fitoterápicos em animais domésticos.

6 RESULTADOS PARCIAIS ( Felis catus )
Relação de fitoterápicos utilizados em tratamento de animais domésticos pelos moradores do Bairro Cerâmica, em São Caetano do Sul/ SP ANIMAL % RESIDÊNCIAS ONDE PLANTAS MEDICINAIS SÃO USADAS NOS ANIMAIS PLANTAS CITADAS DE ACORDO COM A ESPÉCIE FINALIDADE CACHORRO (Canis familiaris) 8,5% Capim Santo (Cymbopogon citratus Strapf.) Usado quando o animal esta com dor de barriga. Camomila (Matricaria chamomilla L.) Usada para acalmar Erva Doce (Pimpinella anisum L.) GATO ( Felis catus ) 3,3% Facilitar a saída da bola de pelo

7 RESULTADOS PARCIAIS A fitoterapia em geral é conhecida, mas em muitos casos, não utilizada. De acordo com os moradores são medicamentos com baixa taxa de reações alérgicas ou efeitos colaterais e possuem resultados bastante satisfatórios para várias patologias. Os proprietários dos animais confiam na medicação fitoterápica receitada por profissionais Alguns já são clientes com uma pré-disposição à fitoterapia, ou buscam novas alternativas para tratamentos

8 RESULTADOS PARCIAIS

9 RESULTADOS PARCIAIS

10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
VANONI, Ana Paula Nunes Bitencourt. Avaliação da Atividade Fitoestrogênica do Extrato Hidroalcóolico e da Infusão das folhas de Morus nigra L. Porto Alegre, 2006. PEREIRA, Andréia Vieira et al. Estudo comparativo da atividade antimicrobiana de extrato de Jurema Preta (Mimosa tenuiflora) e antibióticos sintéticos utilizados no tratamento de mastite em bubalinos. Revista de Biologia e Farmácia, Paraíba: v. 3, n.1, p , 2009. ALMEIDA, Katyane de Sousa; Freitas, Fagner Luiz da Costa; Pereira, Tadeu Fladiner Costa. Etnoveterinária: A fototerapia na visão do futuro veterinário. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Mossoró: v.1, n.1, p , jan/jun., 2006.


Carregar ppt "“ETNOVETERINÁRIA NA COMUNIDADE DO BAIRRO CERÂMICA EM SÃO CAETANO DO SUL/SP: USO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA TRATAMENTO DE ANIMAIS” Aluna: Melissa Menezes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google