A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Economia Solidária – Unindo Forças e Aumentando Oportunidades

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Economia Solidária – Unindo Forças e Aumentando Oportunidades"— Transcrição da apresentação:

1 Economia Solidária – Unindo Forças e Aumentando Oportunidades

2 Edital de seleção nº 01/2010 da SENAES/MTE
Portaria SENAES/MTE nº 53, de 14 de Maio de 2010.

3 Instituição Proponente:
Centro Universitário Fundação Santo André Entidade Executora: Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP-FSA Instituições Parceiras: Incubadora Pública de Diadema Núcleo Estadual de Assistência Técnica em Economia Solidária - NEATES

4 Responsabilidade Técnica pelo Projeto
Profª Marineide do Lago Salvador dos Santos Prof° Carlos Aparecido Kantor

5 Valor do projeto: R$ ,20 Órgão financiador: SENAES/MTE-PRONINC Período de execução: 18 meses Local de execução do projeto: Santo André e Diadema

6 Objetivo geral Este projeto tem o propósito de ser espaço de estudos, pesquisas e desenvolvimento de tecnologias para a organização do trabalho com foco na autogestão; dispõe-se a desenvolver um trabalho de formação de formadores(as), de educadores(as), de cooperados(as).

7 Objetivos específicos
Proporcionar a formação de docentes, técnicos e discentes em economia solidária a partir de seminários no CUFSA e de outras atividades junto aos empreendimentos a serem incubados; Promover a articulação entre a universidade e políticas públicas de fomento à economia solidária e outras iniciativas de organizações da sociedade civil; Proporcionar formação em Economia Solidária, qualificação e assistência técnica a grupos populares na Região do ABCD Paulista. Objetivos específicos

8 Objetivos específicos
Constituir uma Cooperativa Unificada, promover sua inserção em espaços amplos de comercialização e estudar as possibilidades de constituição de redes com outros grupos de cooperados; Estimular a prática de avaliações conjuntas para aferição das atividades e resultados alcançados, como componente básico da metodologia e da efetivação dos princípios da Economia Solidária; Construir referenciais conceituais e metodológicos acerca de processos de incubação de empreendimentos econômicos solidários, tendo o diálogo e a interação entre os diversos sujeitos como base; Criar espaços de ensino em disciplinas, cursos e estágios em Economia Solidária no CUFSA.

9 Metas Meta 1: Manutenção da Incubadora
Divulgação do projeto no âmbito do Centro Universitário Seleção e contratação da equipe Elaboração de material pedagógico para professores, alunos e ex- alunos Construção, publicação e manutenção de página na web Meta 2: Formação em Economia Solidária Formação para professores, alunos e ex-alunos Formação para os grupos que comporão a Cooperativa Unificada Participação em eventos de Economia Solidária Realização de seminários e oficinas abertas

10 Metas Meta 3: Incubação da Cooperativa Unificada
Assessoria jurídica, contábil e comercial. Participação dos EES em feiras, visitas e encontros Realização de encontros mensais com todos os participantes Meta 4: Desenvolvimento de material pedagógico Elaboração de material pedagógico para grupos incubados Editoração e impressão do material pedagógico Sistematização e publicação dos conteúdos temáticos e das atividades desenvolvidas no decorrer do projeto.

11 Metas Meta 5: Implantação de atividades acadêmicas em Economia Solidária no CUFSA Curso de extensão em Economia Solidária Inclusão de conteúdos de Economia Solidária em disciplinas de graduação

12 Metodologia I - Metodologia participativa em todas as fases do projeto, envolvendo todos os segmentos (universidade, outras instituições e população) na elaboração, execução e avaliação das atividades. Estabelecimento do diálogo teoria/prática e construção conjunta do conhecimento, em processo contínuo e criativo, para conduzir à solução de problemas.

13 Metodologia Universidade:
Entra com a Incubadora, professores/cursos e alunado, visando obter um olhar multidisciplinar sobre a realidade, orientado pelos princípios da Economia Solidária, e realizando a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, numa ação integrada junto aos grupos populares com os quais estarão em contato.

14 Metodologia Empreendimentos econômicos solidários (EES):
Entram com os saberes populares e o desejo/necessidade de construir um mundo melhor. Parceiros/apoiadores: Dispõem de experiência na orientação de grupos, em coerência com os princípios da Economia Solidária. Procedimentos: reuniões periódicas, inúmeras e dialogadas, oficinas conjuntas, visitas e outros .

15 Metodologia II - Processo de incubação dos grupos: abrange um calendário de atividades de formação conjunta - curso de cooperativismo, diagnóstico do mercado e das possibilidades do grupo, definição e estudo de viabilidade econômica da atividade pretendida, plano de negócio, legalização e estruturação administrativa do grupo cooperado. No limite, busca-se a sustentabilidade dos empreendimentos e a autogestão.

16 Metodologia III - Formação do grupo unificado: desenvolvimento de novas tecnologias sociais, troca de experiências, capacitação, certificação, comercialização e compras conjuntas. Assim também será a participação em redes e/ou cadeias produtivas de autogestão e o suporte de políticas públicas.

17 Resultados esperados Referentes à Universidade:
Relatórios sobre os referencias teóricos e metodológicos do processo de incubação desenvolvidos no projeto; Sistematização e publicação dos resultados do trabalho no âmbito da universidade e disponibilizados em meios variados para divulgação; Incorporação de conteúdos da Economia Solidária em disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação; Formação de multiplicadores e/ou agentes diretos da Economia Solidária; Fortalecimento da ITCP em sua capacidade de atuação, reconhecimento no âmbito institucional e projeção externa.

18 Resultados esperados Referentes ao Intergrupos:
Cooperativa Unificada legalizada e atuante, tendo por base a autogestão e a sustentabilidade; Melhoria constante do nível de produção e de produtividade; Melhoria constante de qualidade dos produtos; Efetivação de compras conjuntas de insumos; Melhoria constante das sobras e das retiradas de cada integrante;

19 Resultados esperados Sistema de mala direta implementado e site permanentemente atualizado; Catálogo de produtos atualizado periodicamente; Conquista de espaço de comercialização; Sensibilização para a formação de outros grupos/participação em redes.

20 Resultados esperados Referentes às políticas públicas:
Reforço à mobilização social em prol da conquista do direito à formas alternativas de geração de trabalho e renda, com inclusão social; Avanço na conquista de melhores condições para o desenvolvimento local. Reforço às políticas públicas de apoio governamental à Economia Solidária e seu fomento. Reforço na discussão sobre o marco jurídico para as cooperativas.


Carregar ppt "Economia Solidária – Unindo Forças e Aumentando Oportunidades"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google