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CONSELHO DE CLASSE PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC.

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1 CONSELHO DE CLASSE PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC

2 Diretamente relacionado à avaliação. Espaço precisa ser ressignificado e a sua real função resgatada;...rico para a discussão dos avanços, progressos, necessidades dos estudantes;...para traçar estratégias de atuação em conjunto que favoreçam os processos de aprender;...para tomada de decisões. PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC

3 “...conselho de classe, em boa parte das escolas, ou tornou- se uma récita de notas e conceitos, palco de lamúrias e reclamações ou, simplesmente, inexiste. Acontecendo dessa forma, o conselho de classe coaduna-se com a perspectiva da avaliação classificatória e seletiva, perdendo seu potencial.” “... o conselho não deve mais ser entendido como momento de fechamento de notas e decisões acerca da aprovação ou reprovação de alunos. É também um espaço privilegiado para o resgate da dimensão coletiva do trabalho docente. O conselho existe para que as decisões sejam compartilhadas.” (Indagações sobre o Currículo – MEC p. 37) PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC

4 No Regimento Escolar... - Órgão consultivo, normativo e deliberativo para assuntos didático- pedagógicos; Objetivo de: - avaliar o processo ensino–aprendizagem, propondo procedimentos adequados para sua melhoria; - analisar, discutir, interpretar e planejar as intervenções necessárias a partir de dados relativos aos aspectos do desenvolvimento integral do aluno, no processo de ensino-aprendizagem, conforme segue: a) metodologia; b) adequação curricular e de todo o processo de avaliação; c) aspectos comportamentais; d) hábitos e atitudes; e) interesses; f) habilidades; g) aspectos relativos à saúde e outros. PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC

5 No Regimento Escolar... - Como será constituído (diretor, pedagogos, professores que atuam com a turma, secretário); - Quem coordena (diretor, vice-diretor, pedagogos); - Como será organizado (bimestral, trimestral, semestral); - Quando deve ser realizado (reuniões ordinárias e extraordinárias); - Da finalidade do conselho de classe; - Das atribuições do conselho de classe; - Atribuições específicas pedagogos, professores e secretário. PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC

6 DA FINALIDADE – estudar e interpretar os dados da aprendizagem na sua relação com o trabalho do professor, na direção do processo ensino-aprendizagem, de acordo com a Proposta Pedagógica; – realizar diagnósticos, acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem dos alunos; – analisar os resultados da aprendizagem, contextualizando- os na seleção e organização dos conteúdos e no encaminhamento metodológico proposto e desenvolvido. – analisar o cumprimento dos objetivos e metas da Proposta Pedagógica tendo em vista sua realimentação; PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC

7 DAS ATRIBUIÇÕES - verificar o cumprimento dos objetivos, dos conteúdos, dos procedimentos metodológicos e das relações estabelecidas na Proposta Pedagógica da escola. - analisar as informações apresentadas pelos professores sobre o aproveitamento escolar de cada aluno; - propor medidas que contribuam para assegurar melhoria permanente da qualidade do trabalho pedagógico; - realizar o acompanhamento do processo de avaliação de cada turma, debatendo e analisando os dados do processo ensino e aprendizagem; - propor medidas para melhoria do aproveitamento escolar; PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC

8 DAS ATRIBUIÇÕES (continuação) - estabelecer procedimentos de recuperação de estudos, concomitantemente ao processo de aprendizagem, que atendam às reais necessidades dos alunos e em consonância com a Proposta Pedagógica da escola; - colaborar com a equipe pedagógico-administrativa na elaboração e execução de planos de adaptação de alunos transferidos, quando se fizer necessário - atuar em corresponsabilidade na decisão sobre o avanço ou a retenção do aluno, após apuração dos resultados finais, levando-se em consideração o desenvolvimento integral do estudante; - receber, analisar e emitir pareceres sobre situações específicas de alunos, dando ciência aos pais sobre os encaminhamentos recomendados; PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC

9 DAS ATRIBUIÇÕES (continuação) - receber, analisar e emitir parecer sobre pedidos de revisão de resultados em 48 horas (quarenta e oito horas) úteis, após sua divulgação em edital. - estabelecer critérios para decisão coletiva quanto à progressão de alunos que, após apuração dos resultados finais, apresentem situações especiais; PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC

10 - O aluno que ao final do ciclo, apresentar dificuldades pedagógicas acentuadas efetivados os procedimentos indicados nos artigos anteriores, deverá ser submetido a parecer de uma equipe multidisciplinar, para fins de progressão. ARTIGOS ANTERIORES... - O aluno que apresentar durante o ciclo dificuldades pedagógicas significativas, constatadas pelo Conselho de Classe deverá passar pelo seguintes procedimentos: a) avaliação pedagógica individualizada dos professores e equipe pedagógico-administrativa; b) auxilio pedagógico do co-regente para recuperação de estudos; c) encaminhamentos especializados quando necessários; d) convocação dos pais. - O aluno que durante o Ciclo ainda demonstrar dificuldades significativas de aprendizagem, após efetivados os procedimentos elencados no artigo anterior, alíneas a), b), c) e d), será encaminhado pelo Conselho de Classe, para avaliação diagnóstica psicoeducacional. PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC

11 - A equipe multidisciplinar é composta pela equipe pedagógico-administrativa da escola, representante do Núcleo Regional de Educação, representante da equipe avaliadora do Centro Municipal de Atendimento Especializado e professores do ciclo, no qual o aluno está matriculado. PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC


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