A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eça de queiros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eça de queiros."— Transcrição da apresentação:

1 Eça de queiros

2 Literatura Engajada: Literatura engajada é aquela que assume formas de criticar a realidade existente e de denunciar abusos e problemas ocorrentes na sociedade. Eça de Queiros utiliza a literatura engajada em sua obra, O primo Basílio. Ele questiona, nesse livro, os grupos aristocráticos que restaram da monarquia, que continuavam a influenciar de forma corrupta o governo republicano.

3 1ª fase (Influencia Romântica)
Sua carreira como escritor começou em quando fundou o jornal O Distrito de Évora no qual ganhou grande experiência no ramo de redator. Também publicou vários textos na Gazeta de Portugal. Na primeira obra surgiu, logo em seguida, Eça de Queiros reuniu vários contos, artigos e crônicas e reescreveu tudo, dando origem a famosa obra Prosas Bárbaras. Na primeira fase, encontramos ainda um autor preso as ideias românticas. É nessa fase que escreve o livro O mistério da Estrada de Sintra, obra escrita por Eça de Queirós e seu amigo de escola Ramalho Ortega.

4 2ª Fase (Caráter realista/naturalista)
Na segunda fase, encontramos a consolidação das características realistas. Essa fase tem inicio com a publicação de O crime do Padre Amaro, considerado o primeiro romance realista português. Em seguida, ele escreve o livro O primo Basílio e, por fim, sua última obra dessa fase, Os Maias.

5 3ª Fase (pós-realista) Na terceira fase, encontramos um autor mais preocupado com os valores tradicionais da vida portuguesa, da existência humana e da vida campestre. Nesta etapa, ele escreve as seguintes obras literárias: A Ilustre Casa de Ramires, A cidade e as Serras e A relíquia, uma das mais importantes obras de sua vida. É na segunda fase em que os valores realistas são levados ao extremo. Eça de Queiros enfatiza as criticas a sociedade, aos valores morais que estavam em declínio e, principalmente, a crítica à Igreja e à burguesia.

6 É na segunda fase em que os valores realistas são levados ao extremo
É na segunda fase em que os valores realistas são levados ao extremo. Eça de Queiros enfatiza as criticas a sociedade, aos valores morais que estavam em declínio e, principalmente, a crítica à Igreja e à burguesia. Nesta etapa de sua vida literária, ele desenvolve o romance de tese. Eça de Queiros apresentava uma tese que seria compatível com as atitudes dos personagens e suas ações dentro de seus contos.

7 Esse romance de tese é muito bem representando pelo conjunto de obras da 2ª fase, que são conhecidas como Trilogia da Segunda Fase Realista. Essa trilogia é composto por três livros da segunda fase: -O crime de Padre Amaro -O primo Basílio -Os Maias Esse conjunto de obras foi denominado por ele como Cenas Portuguesas.

8 Livros mais Importantes:

9 O crime de Padre Amaro O livro O crime do Padre Amaro conta a historia de amor entre Amélia e padre Amaro. Os dois tiveram uma relação muito forte, no qual padre Amaro acaba seduzindo-a. Este livro escandalizou a sociedade portuguesa, pois ninguém aceitava e nem entendia o relacionamento entre um padre e uma pessoa. Por isso, Eça de Queirós foi muito criticado quando publicou esta obra literária.

10 O primo Basílio Outra obra importante desse escritor é o livro O primo Basílio. Ele conta a historia de uma jovem chamada Luiza, que passava seus dias lendo romance. Quando seu marido viaja, surge um romance entre ela e seu primo chamado Basílio.

11 Os Maias O último livro dessa trilogia recebe o nome de Os Maias. Ele retrata a história de dois irmãos, Carlos Eduardo e Maria Eduarda, que foram separados ainda recém nascidos. Ligados pelo destino, eles se encontram e se apaixonam quando adultos.

12 Nome : Lucas Castro n°: 31 Edson José de A
Nome : Lucas Castro n°: 31 Edson José de A. Jr 12 João Victor Meirelles 20 Andrew Salles 3 Allan Luiz 2


Carregar ppt "Eça de queiros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google