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LIÇÕES APRENDIDAS DA ABORDAGEM CLUSTER EM EMERGENCIAS ANTERIORES WASH CLUSTER Encontro Nacional de Coordenação / Preparação Emergência Beira, 09 de Novembro.

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1 LIÇÕES APRENDIDAS DA ABORDAGEM CLUSTER EM EMERGENCIAS ANTERIORES WASH CLUSTER Encontro Nacional de Coordenação / Preparação Emergência Beira, 09 de Novembro de 2010

2 FASE DE PREPARAÇÃO Para melhorar a resposta foi muito importante: 1. Inventariar o Equipamento: inventariado, teste e reabilitarão dos equipas que não funcionaram. Treinamento de equipas provinciais/distritais para operar ETAs 2. Pre-posicionamento dos Materiais WASH de emergência: Em Maputo (Drenagem, Maxaquene e AGS), Manica (EPAR), Sofala (Armazem Regional, CENOE Caia), Tete (EPAR, Mutarara/Chare) e Zambezia (DPOPH, CVM Mopeia, Chinde). 3. Reuniões de Coordenação/Preparação de Emergência: Realizadas no 16/11/2007 e no 30/10/2008 na cidade da Beira

3 FASE DE RESPOSTA A resposta a emergência (geral e sectorial) foi liderada pelo Governo de Moçambique (INGC/CENOE). Os parceiros emergência WASH contribuiram e apoiaram as actividades do Governo a todos os níveis (nacional, provincial e distrital) O UNICEF, no seu papel de WASH Cluster Lead, facilitou a coordenacão dos parceiros de emergencia de WASH, partilha de informacão e serviu de interlocutor com o Governo.

4 FASE DE RESPOSTA (II) Participacão do WASH Cluster nos diversos encontros de coordenação nacionais (Maputo) e no terreno (Caia) Mapeamento dos Parceiros de Emergencia WASH (Quem Faz o Quê e Onde - WWW?): equipamentos de emergencia, recursos humanos e distritos onde estão a trabalhar Coordenacão e trabalho em parceria intercluster, principalmente com Saúde (monitoria permanente do impacto das intervencões de água e saneamento na saúde dos afectados) e Logística

5 O saneamento sempre é problemático, tanto em grandes emergências (2007/2008) como em emergências focalizadas (2009/2010) É preciso dar soluções apropriadas para os Centros de Acomodação e Reassentamento Lições aprendidas no Saneamento No 2010 foi introduzido o CLTS (Saneamento Total Liderado pela Comunidade) de forma piloto em bairros de reassentamento de Mutarara (8) e Mopeia (2). Houve resultados positivos na mobilização comunitária para a construção de latrinas; Persistiram desafios no reforço do conhecimento sobre as rotas de contaminação fecal-oral o que resultou na construção de latrinas sem tampa/ou não adequada, ausência de sistemas de lavagem das mãos, etc.

6 Saneamento (hardware e software): importância de conseguir o compromisso comunitário. A mudança de comportamento requer tempo Dados Demográficos: a fiabilidade dos dados é chave para planificar a resposta a emergência. Há atitudes oportunistas (registros duplos de pessoas) e pessoas que podem ser beneficiários para um serviço (comida) mas não para outro (água e/o saneamento) Problemas logísticos para aceder a áreas afectadas: complica a chegada do equipamento WASH Principais Desafios e Lições aprendidas

7 Fraca capacidade dos recursos humanos a nível distrital e provincial para coordenar a resposta a emergência As actividades pos- emergencia contribuem muito a mitigar as consequências das emergências futuras. Ex. as fontes de água construídas durante a pos- emergência do 2007 foram chave para reduzir a demanda de água na emergência 2008. Importância de ligar a resposta a emergência com as actividades de desenvolvimento (principalmente para o saneamento).

8 Muito obrigado


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