A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ EM 2009: UM ESTUDO DE CASO. Prof.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ EM 2009: UM ESTUDO DE CASO. Prof."— Transcrição da apresentação:

1 ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ EM 2009: UM ESTUDO DE CASO. Prof. DR. ADILSON ALVES 2009

2 JUSTIFICATIVA Escassez de pesquisas nacionais quanto aos aspectos financeiros e socioeconômicos das instituições de longa permanência para idosos (ILPIs); Crescente demanda por ILPIs quanto aos serviços sociais, médicos e de enfermagem, por parte da população que não possui recursos financeiros e/ou que não possui o respaldo das famílias.

3 JUSTIFICATIVA Mudança no perfil demográfico da população de Santo André com progressivo aumento do número de idosos (maiores de 60 anos) e que necessitam desses serviços especializados; Favorecer o planejamento de ações de política pública para o atendimento dessa população; Fomentar o estudo desse segmento da economia de Santo André.

4 OBJETIVO GERAL Caracterizar o perfil socioeconômico e financeiro das instituições de longa permanência para idosos no Município de Santo André em 2009.

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar os fatores sociais, econômicos e institucionais que caracterizam o perfil dessas instituições; Identificar o perfil de demanda e morbidade dessa população; Caracterizar as mudanças introduzidas pelo aumento da longevidade na necessidade das instituições pesquisadas em termos de receita, fluxo de pacientes e situação no mercado;

6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Elaborar recomendações, com base nos resultados obtidos, para colaborar com a identificação das instituições de longa permanência para idosos.

7 METODOLOGIA A pesquisa está estruturada em três módulos:
1) Revisão da Literatura; 2) Coleta e análise de dados secundários; 3) Estudo de Caso.

8 ESTUDO DE CASO De natureza qualitativa e quantitativa envolvendo 29 prestadores de serviços em ILPIs no município de Santo André em 2009; Questionário semi-estruturado com três partes: 1) identificação da instituição e aspectos socioeconômicos; 2) questões referentes à institucionalização de idosos, e 3) caracterização financeira das instituições.

9 CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA
Contribuição da pesquisa para a integração do ensino, pesquisa e extensão: 1) Permitir conhecer o perfil socioeconômico e financeiro das ILPIs no município de Santo André; 2) Propor ações voltadas para melhorar ou fortalecer a prestação de serviços nas ILPIs no município de Santo André;

10 CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA
3) Favorecer o conhecimento do perfil de demanda e morbidade da população asilada no município de Santo André; 4) Elaborar recomendações para colaborar com as políticas públicas para essa faixa etária na região do Grande ABC; 5) Estimular trabalhos que focalizem essa problemática nos municípios da região do Grande ABC.

11 DURAÇÃO DA PESQUISA Início: Março de 2009
Estágio atual: Recebimento de questionários das 29 instituições pesquisadas; Etapas a serem cumpridas: 1) Final da coleta de dados (Out. de 2009); 2) Processamento dos dados (Nov. 2009); 3) Análise dos dados (Nov. e Dez. 2009); 4) Relatório Final (Janeiro de 2010).


Carregar ppt "ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ EM 2009: UM ESTUDO DE CASO. Prof."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google