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Prof.º Armando Alves Júnior. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior.

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1 Prof.º Armando Alves Júnior

2 Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

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6 ORIGEM E DESENVOLVIMENTO: A primeira campanha de Esporte para Todos (EPT) que, sem dúvida, pode ser considerada é o início do Movimento que surge na Noruega, sob a denominação de TRIM e foi elaborado por Per Hauge-Moe (1965). OBJETIVO: O objetivo dessa campanha era promover atividades que reunissem esporte, publicidade e comunicação de massa, que deveriam atrair o maior número possível de pessoas participantes do evento EPT. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

7 EXPANSIONISMO DO ESPORTE PARA TODOS (EPT) NA EUROPA. O sucesso do TRIM norueguês provocou a disseminação por toda a Europa e foi então realizado na antiga Alemanha Ocidental o primeiro encontro do TRIM (1967). Participaram desse encontro os seguintes países: Noruega, Holanda, Bélgica, Suécia e Alemanha. Em 1968, o TRIM foi lançado na Suécia. Em 1969 foi realizado em OSLO, Noruega uma conferência sobre EPT que reuniu 11 países, juntando-se àqueles que participaram do primeiro encontro, Finlândia, França, Inglaterra, Áustria, Itália e Suíça. O alemão JURG PALM, por sua ação internacional, é considerado o principal personagem no desenvolvimento do EPT no mundo. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

8 CHEGADA DO ESPORTE PARA TODOS NAS AMÉRICAS (EPT) Em 1971, foi lançada no Canadá a primeira fora da EUROPA. Em 1973, na Argentina, Buenos Aires. Em 1975, no Brasil, São Paulo O Esporte para Todos teve grande difusão na América Latina, principalmente no Brasil, e a pessoa mais importante nesse processo foi Lamartine Pereira da Costa. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

9 CHEGADA DO ESPORTE PARA TODOS NAS AMÉRICAS (EPT) A partir da década de 90, o movimento EPT recebeu uma renovação conceitual, incorporando a promoção da saúde na sua fundamentação. O Programa Vida Ativa da Organização Mundial da Saúde(OMS) foi a primeira manifestação nesse sentido. O Programa AGITA SÃO PAULO, de concepção do brasileiro Vitor Matsudo, é o melhor exemplo do Movimento Esporte para Todos com ênfase na saúde. Nesse programa com base na literatura científica, são preconizados 30 minutos de atividade física por dia. Esse programa ganhou internacionalização ao tornar- se AGITA MUNDO. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

10 FINALIDADE O Movimento Esporte para Todos defende e promove o acesso às atividades esportivas e físicas para todas as pessoas, independentemente de qualquer situação que se encontrem ou de suas características pessoais. Tem como propósito evidenciar sempre que, o esporte não é privilégio daqueles que tem talento esportivo ou biótipos adequados as suas práticas. As práticas do Esporte para Todos podem ser consideradas exemplos de Esporte – Lazer ou Esporte Participação, nos quais os princípios da participação e do prazer são fundamentais. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

11 FINALIDADE O EPT como movimento, busca através de constantes campanhas atingir um número cada vez maior de pessoas e por isso é considerado um movimento social com grande participação do estado Para muitos o EPT é considerado como a própria democratização das práticas esportivas. No seu atual conceito, incorporou-se a ênfase da relação da prática esportiva/atividade física à promoção da saúde, e por isso é entendido como tendo mais relevância social. A instituição mundial que mais promove o Esporte para Todos é a TRIM AND FITNESS INTERNACIONAL SPORT FOR ALL ASSOCIATION (Tafisa). Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

12 ORIGEM E DESENVOLVIMENTO Começou com a restauração do Movimento Olímpico em 1894 – Paris-França. O Barão de Coubertin pode ser considerado o primeiro na promoção do FAIR PLAY. O FAIR PLAY e o Associacionismo dos ingleses constituíram-se nos pilares da ÉTICA ESPORTIVA, no final do século XIX. A idéia do Fair Play, embora já existisse, ganhou força como reação à exacerbação do Esporte de Desempenho, e surgiu em 1963, num seminário em GAUTING (ALEMANHA), com a participação de elevado número de representantes esportivos internacionais. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

13 ORIGEM E DESENVOLVIMENTO Em 05 de maio de 1963, foi criado no Círculo Interaliado de Paris, o Comitê Internacional Provisório dos Troféus Fair Play Pierre de Coubertin. Em 1973, esse Comitê foi transformado no Comitê Internacional pour le Fair Play (CIFP). Em 1975, o CIFP editou o manifesto do Fair Play que conceituou e estabeleceu o Fair Play e suas responsabilidades. O primeiro atleta a ser contemplado com o troféu Fair Play por gesto meritório foi o italiano Eugenio Monti, em 1964, na competição de BOBSLED nos jogos olímpicos de inverno de INNSBRUCK. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

14 ORIGEM E DESENVOLVIMENTO Esse atleta, ao saber que o inglês TONY NASH e seu parceiro, adversários mais fortes, não poderiam completar a prova porque tinham quebrado uma peça do seu veículo, destaca essa peça do seu próprio veículo, seu trenó(bob) e possibilita a igualdade de competição para seus adversários, o que resultou na vitória dos ingleses. O mérito Fair Play passou a ser entregue que atletas, isoladamente ou em equipes esportivas, tenham atitudes meritórias ou o mereçam Poe seus exemplos oferecidos durante suas carreiras ou episódios marcantes. Com o crescimento da violência e do dopping no esporte, esse movimento se fortaleceu e ganhou novos comprometimentos das instituições esportivas. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

15 OBJETIVO É o Movimento de entidades/associações esportivas que visam combater os abusos de violência no campo esportivo que arranham a própria essência da prática esportiva, a qual deve ser sempre referendada em padrões éticos em todas as suas manifestações. O Movimento pelo Fair Play compreende todas as manifestações de entidades do mundo contemporâneo que defendem o exercício do Fair Play nas práticas esportivas. Pode-se afirmar que o Fair Play faz parte do IDEÁRIO OLÍMPICO. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior


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