A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Carlos Aparecido Kantor 2009

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Carlos Aparecido Kantor 2009"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Carlos Aparecido Kantor 2009 carlos.kantor@fsa.br
PROJETO DE PESQUISA: A contribuição dos planetários para o ensino e a divulgação da astronomia Prof. Carlos Aparecido Kantor 2009

2 I. O céu, o Universo e o pensamento humano
Discussão da influência do conhecimento astronômico no pensamento humano ao longo da história, bem como os limites impostos por crenças humanas nas idéias do ser humano sobre o universo. Ciência como construção humana e, por isso, impregnada de crenças e influenciada pelo entorno social.

3 II. Os mitos e o simbolismo associados ao céu
Determinação das relações que o ser humano guarda com o céu ainda hoje, não só de caráter racional, mas também não racional. Identificação dos fatores que determinaram a relação emocional do ser humano com o céu e com o universo. Religiões, Astrologia, festas.

4 III. A astronomia na educação não formal
Centros de ciências: da exposição à interação. Hands on – Minds on – Hearts on. Aprendizagem em centros de ciências. Planetários: da observação à imersão. Sessões: muitas informações técnicas e desprezo pelo emocional.

5 IV. Levantamento de dados
Registro em vídeo das sessões. Entrevistas com o público presente às sessões – levantamento das emoções despertadas e o que ficou na memória. Entrevistas com as pessoas envolvidas no projeto e elaboração das sessões – identificar as concepções presentes no desenvolvimento das mesmas.

6 V. Proposta de intervenção
Estabelecer estratégias para a produção de sessões de planetários que utilizem os recursos disponíveis para explorar aspectos emocionais da relação do ser humano com o céu. Planetários ? ? Astron Emoções Amb. Imer.


Carregar ppt "Prof. Carlos Aparecido Kantor 2009"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google