A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de pesquisa: Brasil e Mundialização no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-1998) Aluno: Gregory H. B. Monteiro Orientadora: Lívia Cotrim Participante.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de pesquisa: Brasil e Mundialização no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-1998) Aluno: Gregory H. B. Monteiro Orientadora: Lívia Cotrim Participante."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de pesquisa: Brasil e Mundialização no governo Fernando Henrique Cardoso ( ) Aluno: Gregory H. B. Monteiro Orientadora: Lívia Cotrim Participante do programa de Bolsas Do PIIC CUFSA

2 Resumo do projeto Este projeto tem como eixo central a análise dos discursos proferidos por Fernando Henrique Cardoso em seu primeiro mandato como presidente da república, entre os anos de 1995 e Buscamos, com isso, realizar uma dupla tarefa: compreender uma faceta fundamental de um importante teórico da realidade brasileira; bem como o significado da inserção do país na chamada globalização, no momento em que Cardoso ocupa o cargo de chefe do executivo nacional.

3 Publicação dos discursos de F. H. Cardoso ocupando o cargo de presidente da república

4 Fernando Henrique Cardoso Fernando Henrique Cardoso é um dos mais importantes sociólogos do país, que se consagra já na década de 1960 como intérprete da realidade brasileira e latino-americana, com a teoria da dependência que desenvolve em parceria com o sociólogo chileno Enzo Falleto. Nos anos 1970, se aproxima do MDB – única oposição legal ao Arena dos militares – e percorre os anos 1980 como senador da república. Nos anos 1990 torna-se Ministro das Relações exteriores (1992) Ministro da Fazenda ( ). Em 1994 é eleito presidente ainda no primeiro turno, tendo como carro-chefe de sua campanha o êxito do Plano Real no combate à inflação. Sua proposta é de adequar o país para sua inserção na economia mundializada.

5

6 Globalização As propostas apresentadas por Cardoso partem da leitura que faz do atual momento histórico, nacional e mundial, classificado como a período da globalização. Este processo muda substancialmente as relações entre os países, que deixam de ser matizada na clássica relação centro-periferia da teoria do imperialismo, para dar lugar a um novo patamar de dependência entre países, no qual tanto os países centrais quanto os periféricos intervêm no processo de globalização, da mesma forma que ambos sofrem com seus descaminhos.

7 Metodologia O projeto tem como foco de estudo os discursos de Cardoso ocupando o cargo de presidente da república. Buscamos retirar destes as análises do autor sobre o processo de globalização, sua interpretação sobre a realidade brasileira, e sua posição quanto à inserção do país nesse processo.

8 Atividade desenvolvidas e atividades à desenvolver: 1º Semestre: Realizada uma seleção dos discursos de Cardoso com a qual trabalharemos. Iniciada a análise dos discursos, que estão servindo de base para a redação do Relatório Final do projeto e do Artigo Científico. Início da leitura da bibliografia complementar. 2º Semestre: Dar continuidade à análise dos discursos, além da leitura da bibliografia complementar. Elaboração do Relatório Final e do Artigo Científico.


Carregar ppt "Projeto de pesquisa: Brasil e Mundialização no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-1998) Aluno: Gregory H. B. Monteiro Orientadora: Lívia Cotrim Participante."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google