A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX - 2010 A produção de divulgação científica, em formato multimídia, na formação do professor de ciências.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX - 2010 A produção de divulgação científica, em formato multimídia, na formação do professor de ciências."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX A produção de divulgação científica, em formato multimídia, na formação do professor de ciências

2 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX Alunos de 4º ano, dos cursos de Licenciatura em Biologia e Química, durante o ano de 2009, produziram em formato multimídia, material de divulgação científica apropriado a alunos de ensino médio.

3 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX Relação de trabalhos de divulgação científica desenvolvidos por alunos da 4ª série do curso de Química no ano de Plásticos: Matéria Prima 2. Plásticos: Reciclagem 3. Plásticos: diferentes tipos 4. Plásticos: linha do tempo. 5. Reação química na remoção de manchas 6. Motores a combustão 7.Química da cerveja 8. Química da produção do papel 9. Blog Química no dia-a-dia 10. Curioso Mundo da Química: teste de chama 11. Química em casa 12. Rockemistry: a tabela periódica. 13. Tintas

4 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX Relação de trabalhos de divulgação científica desenvolvidos por alunos da 4ª série do curso de Biologia no ano de Importância científica dos anfíbios anuros para os humanos e para as ciências naturais 2. Gripe suína(h1n1). 3. Energias limpas 4. Vertebrados 5. Aquecimento Global 6. Água o maior tesouro do mundo 7. Terapia Gênica 8. Câncer de Pele 9. Poluição do rio Tietê. 10. Câncer: conhecer para poder previnir 11. Casa ecológica. 12. Tratamento da água 13 Economia e sustentabilidade doméstica 14. Pré-Sal 15. Reaproveitamento de alimentos 16. A célula animal 17. Rodoanel: impacto ambiental.

5 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX A oferta de informações disponível na web é grande e continua aumentar, entretanto, esta informação não está organizada por faixa etária e domínio cognitivo.

6 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX Exemplo. Pesquisando o tema chuva ácida no Google temos: Aumento da corrosão atmosférica A precipitação ácida pode causar danos nos edifícios e estruturas expostas ao ar, com destaque para os edifícios históricos e monumentos, especialmente os construídos ou revestidos com calcários e mármores. Esse aumento da corrosividade resulta da reacção do ácido sulfúrico contido na precipitação com os compostos de cálcio contidos na pedra, formando gesso que é solubilizado ou se desagrega da estrutura:calcáriosmármoresácido sulfúricocálciogesso CaCO CaCO 3 (s) + H 2 SO 4 (aq) CaSO 4 (aq) + CO 2 (g) + H 2 O (l)CaSO

7 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX Exemplo. Pesquisando o tema poluição do tiete no Google temos:

8 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX Modificando a busca...

9 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX Mudando um pouco mais...

10 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX Apropriar-se do conhecimento científico é uma tarefa mais complexa do que consumir informações. É preciso que o conhecimento científico seja apresentado respeitando o conhecimento e o domínio da linguagem do público a que se destina.

11 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX Ao produzir material de divulgação científica, em formato multimídia, os alunos são desafiados a: - escolher um tema relevante e atual para o ensino médio; - adaptar os conhecimentos científicos do tema escolhido ao nível cognitivo e domínio de linguagem dos alunos; - utilizar a multimídia como formato de transmissão de conhecimentos, analisando seus aspectos didáticos; - explorar as possibilidades de interatividade do computador para transformar o usuário de expectador em participante.

12 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX Esta atividade contribui para à formação dos licenciandos ensinando: - que a transmissão do conhecimento científico deve atender aos critérios de: correção, didática, atratividade, interatividade, participação, utilidade. - o professor precisa saber produzir conteúdo em formato multimídia para ensinar da forma como os alunos querem aprender.

13 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX É preciso que o futuro professor seja capaz de mostrar aos alunos que o conhecimento científico permite conhecer diferentes aspectos da natureza, muitos dos quais podem auxiliar na solução de importantes problemas sociais.

14 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX Obrigado pela sua presença nesta apresentação.


Carregar ppt "Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX - 2010 A produção de divulgação científica, em formato multimídia, na formação do professor de ciências."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google