A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX - 2010 A produção de divulgação científica, em formato multimídia, na formação do professor de ciências.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX - 2010 A produção de divulgação científica, em formato multimídia, na formação do professor de ciências."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX - 2010 A produção de divulgação científica, em formato multimídia, na formação do professor de ciências

2 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX - 2010 Alunos de 4º ano, dos cursos de Licenciatura em Biologia e Química, durante o ano de 2009, produziram em formato multimídia, material de divulgação científica apropriado a alunos de ensino médio.

3 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX - 2010 Relação de trabalhos de divulgação científica desenvolvidos por alunos da 4ª série do curso de Química no ano de 2009. 1. Plásticos: Matéria Prima 2. Plásticos: Reciclagem 3. Plásticos: diferentes tipos 4. Plásticos: linha do tempo. 5. Reação química na remoção de manchas 6. Motores a combustão 7.Química da cerveja 8. Química da produção do papel 9. Blog Química no dia-a-dia 10. Curioso Mundo da Química: teste de chama 11. Química em casa 12. Rockemistry: a tabela periódica. 13. Tintas

4 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX - 2010 Relação de trabalhos de divulgação científica desenvolvidos por alunos da 4ª série do curso de Biologia no ano de 2009. 1.Importância científica dos anfíbios anuros para os humanos e para as ciências naturais 2. Gripe suína(h1n1). 3. Energias limpas 4. Vertebrados 5. Aquecimento Global 6. Água o maior tesouro do mundo 7. Terapia Gênica 8. Câncer de Pele 9. Poluição do rio Tietê. 10. Câncer: conhecer para poder previnir 11. Casa ecológica. 12. Tratamento da água 13 Economia e sustentabilidade doméstica 14. Pré-Sal 15. Reaproveitamento de alimentos 16. A célula animal 17. Rodoanel: impacto ambiental.

5 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX - 2010 A oferta de informações disponível na web é grande e continua aumentar, entretanto, esta informação não está organizada por faixa etária e domínio cognitivo.

6 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX - 2010 Exemplo. Pesquisando o tema chuva ácida no Google temos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chuva_ácida Aumento da corrosão atmosférica A precipitação ácida pode causar danos nos edifícios e estruturas expostas ao ar, com destaque para os edifícios históricos e monumentos, especialmente os construídos ou revestidos com calcários e mármores. Esse aumento da corrosividade resulta da reacção do ácido sulfúrico contido na precipitação com os compostos de cálcio contidos na pedra, formando gesso que é solubilizado ou se desagrega da estrutura:calcáriosmármoresácido sulfúricocálciogesso CaCO CaCO 3 (s) + H 2 SO 4 (aq) CaSO 4 (aq) + CO 2 (g) + H 2 O (l)CaSO

7 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX - 2010 Exemplo. Pesquisando o tema poluição do tiete no Google temos:

8 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX - 2010 Modificando a busca...

9 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX - 2010 Mudando um pouco mais...

10 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX - 2010 Apropriar-se do conhecimento científico é uma tarefa mais complexa do que consumir informações. É preciso que o conhecimento científico seja apresentado respeitando o conhecimento e o domínio da linguagem do público a que se destina.

11 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX - 2010 Ao produzir material de divulgação científica, em formato multimídia, os alunos são desafiados a: - escolher um tema relevante e atual para o ensino médio; - adaptar os conhecimentos científicos do tema escolhido ao nível cognitivo e domínio de linguagem dos alunos; - utilizar a multimídia como formato de transmissão de conhecimentos, analisando seus aspectos didáticos; - explorar as possibilidades de interatividade do computador para transformar o usuário de expectador em participante.

12 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX - 2010 Esta atividade contribui para à formação dos licenciandos ensinando: - que a transmissão do conhecimento científico deve atender aos critérios de: correção, didática, atratividade, interatividade, participação, utilidade. - o professor precisa saber produzir conteúdo em formato multimídia para ensinar da forma como os alunos querem aprender.

13 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX - 2010 É preciso que o futuro professor seja capaz de mostrar aos alunos que o conhecimento científico permite conhecer diferentes aspectos da natureza, muitos dos quais podem auxiliar na solução de importantes problemas sociais.

14 Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX - 2010 Obrigado pela sua presença nesta apresentação. enio@fsa.br


Carregar ppt "Prof. Enio Borba Carli IV SAPEX - 2010 A produção de divulgação científica, em formato multimídia, na formação do professor de ciências."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google