A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Histórico A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte originou-se de demandas de parlamentares preocupados em aproximar a Câmara dos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Histórico A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte originou-se de demandas de parlamentares preocupados em aproximar a Câmara dos."— Transcrição da apresentação:

1

2 Histórico A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte originou-se de demandas de parlamentares preocupados em aproximar a Câmara dos cidadãos, potencializar o debate político, fortalecer o processo legislativo, bem como capacitar servidores, cidadãos e agentes políticos. Com o fim de estruturar a Escola, foi instituída uma Comissão formada pelos servidores da Casa, que trabalhou por aproximadamente 4 meses até a sua inauguração.

3 Todos os servidores da Câmara foram convidados a contribuir com idéias. No dia 03 de agosto de 2007, foi publicada a Lei nº 9.431, que criou a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

4 00 Posse do Conselho Deliberativo da Escola do Legislativo Em outubro de 2007, foi instituído o Conselho Deliberativo da Escola do Legislativo e o Grupo de Apoio Técnico às Atividades da Escola.

5 Senado/Unilegis Interlegis Parcerias Permanentes Abel ILB Assembléia Legislativa de MG

6 Salas e plenários Plenário Juscelino Kubitschek Plenário Helvécio Arantes

7 Salas e plenários Plenário Paulo Portugal Plenário Camil Caram

8 Salas e plenários Plenário Amynthas de Barros Galeria do Plenário Amynthas de Barros

9 Salas e plenários Secretaria da Escola do Legislativo Gerência da Escola do Legislativo

10 Salas e plenários Sala de Treinamento

11 Equipe - 01 gerente - 05 coordenadores de Núcleo - 06 servidores - 06 estagiários - colaboradores

12 Núcleos de atuação 1) NÚCLEO PEGAGÓGICO -Eventos de capacitação interna Curso de Atendimento ao Público Curso de Introdução ao Ambiente da CMBH Fórum Melhores Práticas Administrativas

13 2) NÚCLEO DE PESQUISA - Desenvolvimento de estudos sobre temas de interesse do Poder Legislativo; - Proposição de projetos e inovações aos trabalhos realizados na Instituição, a partir de estudos; - Publicação de artigos; - Aproveitamento e desenvolvimento do conhecimento dos servidores; - Captação de parcerias com instituições de ensino, visando a aumentar o contato com o meio acadêmico e a contribuir para o desenvolvimento dos grupos de estudo.

14 3) NÚCLEO DE FORMAÇÃO DA CIDADANIA Objetivos: 1.Incrementar a interação da Câmara com a população e com outras instituições 2.Desenvolver a consciência política e cidadã. Ações: Fórum Metropolitano - O Fórum Metropolitano é um espaço permanente, coordenado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, objetiva fomentar o diálogo a respeito das questões metropolitanas e possibilitar a criação de alternativas para a resolução dos problemas existentes na Região.

15 Em outubro de 2007, foi realizado o Seminário de Abertura do Fórum Metropolitano, em Belo Horizonte. Seminário de Abertura

16 Em fevereiro de 2008, foi realizado o I Encontro Temático do Fórum Metropolitano, no Município de Itaguara, sobre o tema: Transporte Coletivo. I Encontro Temático do Fórum Metropolitano

17 Em julho de 2008, foi realizado o II Encontro Temático do Fórum Metropolitano, no Município de Santa Luzia, sobre o tema: Saneamento Ambiental na RMBH: Diagnóstico e Perspectivas. II Encontro Temático do Fórum Metropolitano

18 ABRIL 2008

19 Projeto - Falando com a Política O objetivo do Projeto é instituir um espaço permanente de reflexão e debate sobre questões alusivas à política. Em junho de 2008, foi realizada sua primeira edição, com o tema: BH 1968: Trilhando a Democracia.

20 Projeto Câmara-Mirim O Projeto Câmara-Mirim é um projeto de educação cidadã promovido pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Foi criado para desenvolver o espírito de cidadania, de participação democrática e de senso crítico em alunos com idade entre 10 e 14 anos, de escolas públicas municipais. De acordo com o Projeto, esses alunos são eleitos vereadores-mirins e se reúnem mensalmente, na Câmara, para discutir questões importantes para a sociedade, com o propósito de apresentar soluções.

21 Sessões da Câmara-Mirim 1ª Sessão – 28/3/2008 Lançamento do Projeto e posse dos vereadores-mirins pelo Presidente da CMBH. 2ª Sessão – 16/4/2008 Tema: Meio-Ambiente 3ª Sessão – 21/5/2008 Tema: Trânsito de Belo Horizonte 4ª Sessão – 18/6/2008 Tema: Gestão do Lixo 5ª Sessão – 20/8/2008 Tema: Segurança Pública

22

23 Projeto – Voto Cidadão Mais de quatrocentos alunos do ensino médio, de escolas públicas municipais e estaduais, foram à Câmara, no dia 3 de setembro, e assistiram a uma encenação teatral com a participação do TRE, discutindo o voto aos 16 anos, política e democracia.

24 Projeto – Voto Cidadão

25 Ações: Projeto CUCA – Cultura na Câmara O CUCA é um espaço criado pela Escola do Legislativo em que o servidor tem a oportunidade de apresentar seus trabalhos, revelar os seus feitos e, em um processo interativo, divulgar o que o homem é capaz de criar. 4) NÚCLEO CULTURAL Valorização dos talentos artísticos internos; Interação cultural com a sociedade; Aprimoramento cultural do corpo de funcionários.

26 Em março de 2008, foi oficialmente implementado o Projeto CUCA, com a realização da Mostra de Cinema de Animação. Projeto CUCA – Mostra de Cinema de Animação

27 Em agosto de 2008, foi apresentado ao público o Baú da Leitura. Esta proposta que tem o objetivo de divulgar os talentos literários dos servidores e incentivar a leitura, disponibilizando livros, jornais e revistas para o público interno e externo. Projeto CUCA – Baú da Leitura

28 Projeto realizado em parceria com a PUC Minas

29 Projeto Raça, Cor e Etnia na Cultura/Literatura Contribuição para a formação de massa crítica sobre a questão racial, por meio da interação entre a academia e a sociedade no debate sobre o racismo e o anti-racismo no mundo atlântico. I Simpósio - Racismo no Brasil - O ensino da história africana no Brasil II Simpósio - A formação de um pensamento étnico-racial no Brasil III Simpósio - Discriminação e desigualdade raciais no Brasil e no mundo IV Simpósio - Cor e cordialidade na cultura brasileira V Simpósio - Raça, cor e etnia nas literatura brasileira e africana de língua portuguesa

30 5) NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO Objetivos: 1.Divulgar as atividades da Escola (cartazes, folderes, DOM, sites Câmara e Escola, TV Câmara) 2.Prestação de contas e transparência das atividades (site) 3.Circulação do conhecimento (Nossa Estante, Download de Material)

31 Produção de cartazes, s, ofícios e outras formas de divulgação

32 Outras ações: Em Dia com a Escola

33 Home Page da Escola do Legislativo Visite: Outras ações:

34 Eventos programados Setembro 1º palestra sobre empregabilidade e gestão de carreira Objetivo: Conscientizar os servidores públicos das características que definem um bom profissional, da importância do investimento no desenvolvimento próprio e da necessidade de construção de uma imagem profissional adequada. Projeto Câmara-Mirim (6ª Sessão) Objetivo: Promover o amadurecimento cívico de estudantes das escolas públicas municipais. Projeto Raça/Cor Objetivo: Contribuir para a formação de massa crítica acerca da questão racial. Curso de Português Instrumental Objetivo: Promover aprofundamento em aspectos da língua portuguesa facilitadores da redação de textos relacionados à prática parlamentar.

35 Outubro Projeto Câmara-Mirim (7ª Sessão) Objetivo: Promover o amadurecimento cívico de estudantes das escolas públicas municipais. Projeto Raça/Cor Objetivo: Contribuir para a formação de massa crítica acerca da questão racial. Projeto Falando com a Política Objetivo: Instituir espaço permanente de reflexão e debate sobre questões alusivas à política. Semana do Servidor Público Objetivo: Abrir espaço para a apresentação de trabalhos de servidores, promover palestras e debates de temas de interesse, com o intuito de promover sua valorização e integração com a instituição. Introdução ao Ambiente da Câmara Objetivo: Apresentar a estrutura e o funcionamento da Câmara, direitos e deveres dos servidores.

36 Novembro Curso de Preparação para o Candidato Eleito Objetivo: Apresentar aos novos vereadores a estrutura organizacional da Câmara e os recursos disponibilizados ao exercício do mandato parlamentar. 2º palestra sobre empregabilidade e gestão de carreira Objetivo: Conscientizar os servidores públicos das características que definem um bom profissional, da importância do investimento no desenvolvimento próprio e da necessidade de construção de uma imagem profissional adequada. Participação no Encontro da ABEL Objetivo: Expor a experiência vivenciada pela Câmara Municipal de Belo Horizonte com a implantação da sua Escola do Legislativo e promover intercâmbio de experiências com outras escolas legislativas em âmbito nacional.

37 Projeto Câmara-Mirim (8ª sessão) Objetivo: Promover o amadurecimento cívico de estudantes das escolas públicas municipais. Projeto Raça/Cor Objetivo: Contribuir para a formação de massa crítica acerca da questão racial. Projeto Falando com a Política Objetivo: Instituir espaço permanente de reflexão e debate sobre questões alusivas à política. Curso de Português Instrumental Objetivo: Promover aprofundamento em aspectos da língua portuguesa facilitadores da redação de textos relacionados à prática parlamentar. Votei, e agora? Objetivo: Dar continuidade ao Projeto Voto Cidadão

38 Contatos (31) (31)


Carregar ppt "Histórico A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte originou-se de demandas de parlamentares preocupados em aproximar a Câmara dos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google