A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA DO LEGISLATIVO CMBH.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA DO LEGISLATIVO CMBH."— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA DO LEGISLATIVO CMBH

2 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
Histórico A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte originou-se de demandas de parlamentares preocupados em aproximar a Câmara dos cidadãos, potencializar o debate político, fortalecer o processo legislativo, bem como capacitar servidores, cidadãos e agentes políticos. Com o fim de estruturar a Escola, foi instituída uma Comissão formada pelos servidores da Casa, que trabalhou por aproximadamente 4 meses até a sua inauguração.

3 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
Todos os servidores da Câmara foram convidados a contribuir com idéias. No dia 03 de agosto de 2007, foi publicada a Lei nº 9.431,  que criou a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

4 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
Em outubro de 2007, foi instituído o Conselho Deliberativo da Escola do Legislativo e o Grupo de Apoio Técnico às Atividades da Escola. 00 Posse do Conselho Deliberativo da Escola do Legislativo

5 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
Parcerias Permanentes Abel ILB Assembléia Legislativa de MG Senado/Unilegis Interlegis

6 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
Salas e plenários Plenário Juscelino Kubitschek Plenário Helvécio Arantes

7 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
Salas e plenários Plenário Paulo Portugal Plenário Camil Caram

8 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
Salas e plenários Plenário Amynthas de Barros Galeria do Plenário Amynthas de Barros

9 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
Salas e plenários Secretaria da Escola do Legislativo Gerência da Escola do Legislativo

10 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
Salas e plenários Sala de Treinamento

11 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
Equipe - 01 gerente - 05 coordenadores de Núcleo - 06 servidores - 06 estagiários - colaboradores

12 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
Núcleos de atuação 1) NÚCLEO PEGAGÓGICO Eventos de capacitação interna Fórum Melhores Práticas Administrativas Curso de Introdução ao Ambiente da CMBH Curso de Atendimento ao Público

13 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
2) NÚCLEO DE PESQUISA - Desenvolvimento de estudos sobre temas de interesse do Poder Legislativo; - Proposição de projetos e inovações aos trabalhos realizados na Instituição, a partir de estudos; - Publicação de artigos; - Aproveitamento e desenvolvimento do conhecimento dos servidores; - Captação de parcerias com instituições de ensino, visando a aumentar o contato com o meio acadêmico e a contribuir para o desenvolvimento dos grupos de estudo.

14 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
3) NÚCLEO DE FORMAÇÃO DA CIDADANIA Objetivos: Incrementar a interação da Câmara com a população e com outras instituições Desenvolver a consciência política e cidadã. Ações: Fórum Metropolitano - O Fórum Metropolitano é um espaço permanente, coordenado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, objetiva fomentar o diálogo a respeito das questões metropolitanas e possibilitar a criação de alternativas para a resolução dos problemas existentes na Região.

15 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
Seminário de Abertura Em outubro de 2007, foi realizado o Seminário de Abertura do Fórum Metropolitano, em Belo Horizonte.

16 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
I Encontro Temático do Fórum Metropolitano Em fevereiro de 2008, foi realizado o I Encontro Temático do Fórum Metropolitano, no Município de Itaguara, sobre o tema: Transporte Coletivo.

17 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
II Encontro Temático do Fórum Metropolitano Em julho de 2008, foi realizado o II Encontro Temático do Fórum Metropolitano, no Município de Santa Luzia, sobre o tema: Saneamento Ambiental na RMBH: Diagnóstico e Perspectivas.

18 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
ABRIL 2008

19 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
Projeto - Falando com a Política O objetivo do Projeto é instituir um espaço permanente de reflexão e debate sobre questões alusivas à política. Em junho de 2008, foi realizada sua primeira edição, com o tema: BH 1968: Trilhando a Democracia.

20 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
Projeto Câmara-Mirim O Projeto Câmara-Mirim é um projeto de educação cidadã promovido pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Foi criado para desenvolver o espírito de cidadania, de participação democrática e de senso crítico em alunos com idade entre 10 e 14 anos, de escolas públicas municipais. De acordo com o Projeto, esses alunos são eleitos vereadores-mirins e se reúnem mensalmente, na Câmara, para discutir questões importantes para a sociedade, com o propósito de apresentar soluções.

21 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
Sessões da Câmara-Mirim 1ª Sessão – 28/3/2008 Lançamento do Projeto e posse dos vereadores-mirins pelo Presidente da CMBH. 2ª Sessão – 16/4/2008 Tema: Meio-Ambiente 3ª Sessão – 21/5/2008 Tema: Trânsito de Belo Horizonte 4ª Sessão – 18/6/2008 Tema: Gestão do Lixo 5ª Sessão – 20/8/2008 Tema: Segurança Pública

22 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros

23 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
Projeto – Voto Cidadão Mais de quatrocentos alunos do ensino médio, de escolas públicas municipais e estaduais, foram à Câmara, no dia 3 de setembro, e assistiram a uma encenação teatral com a participação do TRE, discutindo o voto aos 16 anos, política e democracia.

24 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
Projeto – Voto Cidadão

25 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
4) NÚCLEO CULTURAL Valorização dos talentos artísticos internos; Interação cultural com a sociedade; Aprimoramento cultural do corpo de funcionários. Ações: Projeto CUCA – Cultura na Câmara O CUCA é um espaço criado pela Escola do Legislativo em que o servidor tem a oportunidade de apresentar seus trabalhos, revelar os seus feitos e, em um processo interativo, divulgar o que o homem é capaz de criar.

26 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
Projeto CUCA – Mostra de Cinema de Animação Em março de 2008, foi oficialmente implementado o Projeto CUCA, com a realização da Mostra de Cinema de Animação.

27 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
Projeto CUCA – Baú da Leitura Em agosto de 2008, foi apresentado ao público o Baú da Leitura. Esta proposta que tem o objetivo de divulgar os talentos literários dos servidores e incentivar a leitura, disponibilizando livros, jornais e revistas para o público interno e externo.

28 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
Projeto realizado em parceria com a PUC Minas

29 Projeto Raça, Cor e Etnia na Cultura/Literatura
Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros Projeto Raça, Cor e Etnia na Cultura/Literatura Contribuição para a formação de massa crítica sobre a questão racial, por meio da interação entre a academia e a sociedade no debate sobre o racismo e o anti-racismo no mundo atlântico. I Simpósio - Racismo no Brasil - O ensino da história africana no Brasil II Simpósio - A formação de um pensamento étnico-racial no Brasil III Simpósio - Discriminação e desigualdade raciais no Brasil e no mundo IV Simpósio - Cor e cordialidade na cultura brasileira V Simpósio - Raça, cor e etnia nas literatura brasileira e africana de língua portuguesa

30 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
5) NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO Objetivos: Divulgar as atividades da Escola (cartazes, folderes, DOM, sites Câmara e Escola, TV Câmara) Prestação de contas e transparência das atividades (site) Circulação do conhecimento (Nossa Estante, Download de Material)

31 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
Produção de cartazes, s, ofícios e outras formas de divulgação

32 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
Outras ações: Em Dia com a Escola

33 Outras ações: Home Page da Escola do Legislativo
Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros Outras ações: Home Page da Escola do Legislativo Visite:

34 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
Eventos programados Setembro 1º palestra sobre empregabilidade e gestão de carreira Objetivo: Conscientizar os servidores públicos das características que definem um bom profissional, da importância do investimento no desenvolvimento próprio e da necessidade de construção de uma imagem profissional adequada. Projeto Câmara-Mirim (6ª Sessão) Objetivo: Promover o amadurecimento cívico de estudantes das escolas públicas municipais. Projeto Raça/Cor Objetivo: Contribuir para a formação de massa crítica acerca da questão racial. Curso de Português Instrumental Objetivo: Promover aprofundamento em aspectos da língua portuguesa facilitadores da redação de textos relacionados à prática parlamentar.

35 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
Outubro Projeto Câmara-Mirim (7ª Sessão) Objetivo: Promover o amadurecimento cívico de estudantes das escolas públicas municipais. Projeto Raça/Cor Objetivo: Contribuir para a formação de massa crítica acerca da questão racial. Projeto Falando com a Política Objetivo: Instituir espaço permanente de reflexão e debate sobre questões alusivas à política. Semana do Servidor Público Objetivo: Abrir espaço para a apresentação de trabalhos de servidores, promover palestras e debates de temas de interesse, com o intuito de promover sua valorização e integração com a instituição. Introdução ao Ambiente da Câmara Objetivo: Apresentar a estrutura e o funcionamento da Câmara, direitos e deveres dos servidores.

36 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
Novembro Curso de Preparação para o Candidato Eleito Objetivo: Apresentar aos novos vereadores a estrutura organizacional da Câmara e os recursos disponibilizados ao exercício do mandato parlamentar. 2º palestra sobre empregabilidade e gestão de carreira Objetivo: Conscientizar os servidores públicos das características que definem um bom profissional, da importância do investimento no desenvolvimento próprio e da necessidade de construção de uma imagem profissional adequada. Participação no Encontro da ABEL Objetivo: Expor a experiência vivenciada pela Câmara Municipal de Belo Horizonte com a implantação da sua Escola do Legislativo e promover intercâmbio de experiências com outras escolas legislativas em âmbito nacional.

37 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
Projeto Câmara-Mirim (8ª sessão) Objetivo: Promover o amadurecimento cívico de estudantes das escolas públicas municipais. Projeto Raça/Cor Objetivo: Contribuir para a formação de massa crítica acerca da questão racial. Projeto Falando com a Política Objetivo: Instituir espaço permanente de reflexão e debate sobre questões alusivas à política. Curso de Português Instrumental Objetivo: Promover aprofundamento em aspectos da língua portuguesa facilitadores da redação de textos relacionados à prática parlamentar. Votei, e agora? Objetivo: Dar continuidade ao Projeto Voto Cidadão

38 Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros
Contatos (31) (31)


Carregar ppt "ESCOLA DO LEGISLATIVO CMBH."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google