A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JARDIM DE PLANTAS MEDICINAIS FARMÁCIA VIVA STELA MARIS STELZER.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JARDIM DE PLANTAS MEDICINAIS FARMÁCIA VIVA STELA MARIS STELZER."— Transcrição da apresentação:

1 JARDIM DE PLANTAS MEDICINAIS FARMÁCIA VIVA STELA MARIS STELZER

2 OBJETIVOS: 1-Implantar na Escola, um horto medicinal para a comunidade escolar dele fazer uso. 2-Promover na comunidade de Jardim Camburi, debates e palestras relacionados à Medicina Alternativa.

3 INTRODUÇÃO A fitoterapia nasceu com os antigos egípcios que se especializaram na arte de embalsamar os cadáveres. Para isso experimentaram muitas plantas cujo poder curativo descobriram ou confirmaram. O Brasil é um país privilegiado porque dispõe de uma flora medicinal das mais vastas do mundo e, nós brasileiros devemos aprender a utilizá-las a nosso favor. Levando-se em consideração que a cada dia que passa, agrava-se a situação da saúde do povo e os remédios estão com preços exorbitantes, torna-se necessário construir em nossos alunos o conhecimento sobre plantas medicinais. Se plantada essa semente, eles levarão para suas comunidades e de lá, se espalhará. O uso das plantas medicinais não prejudica o organismo, antes beneficia, purifica e cura. No desejo de os alunos ampliarem seus conhecimentos e adquirirem gosto pelo cultivo, surgiu a idéia desse projeto.

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1- Utilizar, adequadamente, as plantas medicinais como forma de prevenção de certas doenças. 2- Despertar o amor e o respeito pela natureza. 3- Valorizar a leitura e a pesquisa como instrumentos básicos na formação de hábitos que possibilitem a preservação da saúde. 4- Motivar às famílias de nossos alunos a refletirem sobre a situação da saúde e da indústria farmacêutica e, da utilização da medicina caseira.

5 DESENVOLVIMENTO 1. Duração do Projeto: Março de Responsáveis pelo Projeto: Alunos da 6ª Série do Curso Noturno 3. Local: Jardim Interno da Escola. 4. Público Alvo: Toda a Escola e a Comunidade de Jardim Camburi.

6 METODOLOGIA a) Pesquisas em livros, revistas e textos relacionados ao assunto. b) Organização de uma horta medicinal na escola. c) Visita a uma horta medicinal da grande Vitória. d) Entrevista a um Bioquímico para assepsia de vidros e processos de conservação dos remédios caseiros. (pessoal de Venda Nova). e) Organização de um mini caderno para catalogar pelo menos 20 plantas medicinais mais usadas e registrar técnicas para usá-las.

7 1- Previsão de Despesas 20 manilhões de cimento ( 7 inteiras, 7 cortadas ao meio e 6 cortadas em ¾ e ¼). Rede para cercar o pátio. 4 galões de 3,6 litros de tinta óleo nas cores: verde, azul, branco e laranja. 6 rolos de espuma pequenos, 3 bandejas para colocar a tinta e 6 pincéis grandes. Terra preta para encher as manilhas. As mudas serão trazidas pelos alunos.

8 1- Processo de Avaliação Pelo interesse dos alunos nas pesquisas, na visita, entrevista e organização da horta. Os alunos serão avaliados pela professora e pelo pedagogo, durante todo o processo.

9 Conclusão As plantas não só nos proporcionam alimentos saudáveis e saborosos, como também toda classe de remédios para a recuperação ou conservação da nossa Saúde. Por muito tempo a terapêutica vegetal esteve sob o domínio do povo comum, especialmente, dos homens do campo. Outrora, muitos médicos, desprezavam a botânica farmacêutica, considerando-a como curandeirismo ou charlatanismo. Hoje, porém, graças ao progresso das investigações científicas, a medicina vegetal se elevou à dignidade de Fitoterapia. Podemos comparar o mundo, com as suas múltiplas enfermidades a um vasto hospital, e a natureza com sua infinidade de plantas, a uma farmácia, na qual todos podemos encontrar um bálsamo para qualquer espécie de dor

10 CONTINUAÇÃO DA CONCLUSÃO Muitas centenas de plantas são atualmente estudadas e aproveitadas nos laboratórios em todo o mundo, para o bem da humanidade. Mas, isso não é suficiente. Nós mesmos devemos, individualmente, procurar desenvolver nossos conhecimentos sobre as condições de saúde, as enfermidades e os meios naturais de cura, entre os quais se destacam as ervas do campo. A injustificável falta desses conhecimentos vitais pode facilmente nos custar uma grande fortuna: a nossa saúde e a nossa vida.O médico a quem nunca devemos pensar em dispensar inteiramente não nos salvará desse tríplice prejuízo, se não soubermos usar inteligentemente seus bons serviços. Dizia Henrique IV, da França, que um homem honrado deve saber um pouco de Teologia para sua salvação, um pouco de Direito para os seus negócios e um pouco de Medicina para cuidar da saúde.


Carregar ppt "JARDIM DE PLANTAS MEDICINAIS FARMÁCIA VIVA STELA MARIS STELZER."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google