A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Demonstrar como em nossa cidade de Indaiatuba existem estruturas do Panopticum de Jeremy Bentham. E.E Dom José de Camargo Barros Nomes: Carla Nº09,12,13,14,21,23.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Demonstrar como em nossa cidade de Indaiatuba existem estruturas do Panopticum de Jeremy Bentham. E.E Dom José de Camargo Barros Nomes: Carla Nº09,12,13,14,21,23."— Transcrição da apresentação:

1 Demonstrar como em nossa cidade de Indaiatuba existem estruturas do Panopticum de Jeremy Bentham. E.E Dom José de Camargo Barros Nomes: Carla Nº09,12,13,14,21,23 2ºF Edvan Elen Eliane Klisman Leonardo Disciplina: Filosofia Professor: Gentil

2 Jeremy Bentham-Panopticum É um mecanismo arquitetural, utilizado para o domínio da distribuição de corpos em diversificadas superfícies (prisões, manicômios, escolas, fábricas). Como cada cela dava ao mesmo tempo para o interior e para o exterior, o olhar do vigilante podia atravessar toda a cela; não havia nenhum ponto de sombra e, por conseguinte, tudo o que o indivíduo fazia estava exposto ao olhar de um vigilante que observava através de persianas, de postigos semi-cerrados de modo a poder ver tudo sem que ninguém ao contrário pudesse vê-lo

3 . Em Indaiatuba existem vários lugares,na maioria deles lugares públicos que estão sempre vigiados com estruturas que dão impressão de que tudo vêem, baseados no Panopticum de Jeremy Bentham. No nosso dia a dia podemos perceber a vigilância em diversas instâncias. No trabalho, no hospital, nas ruas,na escola,etc.

4 Escolas Neste caso, os dispositivos são as câmeras para filmar as aulas e os diversos dados disponibilizados aos pais dos alunos, online, para que no mesmo dia aqueles possam saber como foi o dia dos seus filhos.

5 Ruas e Praças É comum hoje encontrarmos câmeras de monitoramento em lugares com grandes aglomerações de pessoas. Discussões explodem, em diversas ordens, quando o assunto é Controle. E quando se discute Vigilância, de uma forma ou de outra, se discute também Controle. E a partir dai surgem questões éticas, políticas, e de uma forma geral, questões vitais para se debater o futuro da democracia.

6 Condomínios Residenciais Nem na nossa própria casa estamos livres de serem vigiados. Com o crescimento da marginalidade o sistema de segurança dos condomínios são vigiados 24 horas por dia.

7 Estabelecimentos Comerciais Em bares e restaurantes e muito comum terem um circuito para monitorar toda a parte interna e externa do estabelecimento.

8 Em Indaiatuba temos um sistema que vigia a cidade 24 horas por dia o COI (Centro de Operações e Inteligência), é um sistema que monitora as ruas e avenidas e os comércios centrais.

9 Até o início do Séc. XXI, novas tecnologias de comunicação e informação surgiram, permitindo novas formas de vigilância que por vezes se tornam tão dissimuladas que não são facilmente percebidas pelos indivíduos. Tornam-se também naturalizadas, não deixando claros todos os objetivos de quem se utiliza daquelas novas técnicas de vigilância. Nestes novos tempos a vigilância também vem adquirir uma nova característica. A possibilidade de observação de todos sobre todos. Hoje é possível ao patrão ler mensagens de correio eletrônico de seu empregado, mas também existe a possibilidade de colegas lerem mensagens de colegas, maridos de esposas, pais de filhos, a partir de ferramentas gratuitas disponíveis na Internet, por exemplo. Dessa forma a criação de um novo veículo de comunicação teria os objetivos de difundir, debater, e ampliar uma discussão sobre o tema que permita às pessoas a compreensão sobre o funcionamento dos dispositivos disciplinares e da Sociedade de Controle.

10 Referencias Bibliográficas Textos utilizados: http://aeradopanoptico2011.wordpress.com/primeiras-definicoes-2/ Imagens Utilizadas: http://www.quantanoticia.com.br/site/noticias.asp?UID=B7D025CB-BB56- 47A8-A846-9E14D3E08E7D http://tvsolcomunidade.com.br/site/?p=85 http://www.servidorpublico.net/noticias/2006/07/08/cameras-de-video-em- escolas-podem-ser-obrigatorias


Carregar ppt "Demonstrar como em nossa cidade de Indaiatuba existem estruturas do Panopticum de Jeremy Bentham. E.E Dom José de Camargo Barros Nomes: Carla Nº09,12,13,14,21,23."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google