A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Switching Prof. Danilo Pinheiro. HUB O hub envia os dados para todas as suas portas (exceto a de origem), e apenas o destinatário correto trata os dados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Switching Prof. Danilo Pinheiro. HUB O hub envia os dados para todas as suas portas (exceto a de origem), e apenas o destinatário correto trata os dados."— Transcrição da apresentação:

1 Switching Prof. Danilo Pinheiro

2 HUB O hub envia os dados para todas as suas portas (exceto a de origem), e apenas o destinatário correto trata os dados recebidos.

3 Conceito de Bridge

4

5

6 Switch Equipamento para conexão de dispositivos de redes que pode ser:  Gerenciável: Permite que você faça configurações por ter um sistema operacional (software) gerenciável.  Não-Gerenciável: Não permite configurações. Bridge Multiporta Encaminha (Comuta) o frame apenas para a porta correta  Mantém uma tabela, chamada Tabela MAC (Media Access Control), mapeando a porta com o endereço MAC do dispositivo nela plugado. Full-Duplex

7 Métodos de Encaminhamento Store-and-forward Cut-through  Fragment free Adaptative cut-through

8 Tempestade de Broadcast Switches sempre encaminham broadcast para todas as portas (exceto a de origem). Um broadcast é uma mensagem cujo o endereço MAC de destino é FF:FF:FF:FF:FF:FF.

9 Tempestade de Broadcast O Host X envia um broadcast. O Switch A encaminhará o broadcast por todas as portas. O Switch B, estando no mesmo segmento, também encaminha todos os broadcasts recebidos do Host X. O Switch B recebe todos os broadcasts encaminhados pelo Switch A e o Switch A recebe todos os broadcasts encaminhados pelo Switch B. O Switch A encaminha os broadcasts recebidos do Switch B. O Switch B encaminha os broadcasts recebidos do Switch A Os switchs continuarão a encaminhar os broadcast indefinidamente. Isto é chamado de Tempestade de Broadcast (Broadcast storm)

10 Instabilidade na tabela MAC

11 Na figura anterior, considere que o endereço MAC do Roteador Y não está na tabela de endereços MAC de nenhum dos switches. O Host X envia um quadro destinado ao Roteador Y. Os Switches A e B aprendem o endereço MAC do Host X na porta 0. O quadro para o Roteador Y é despejado na porta 1 dos dois switches. O switch A recebe o quadro do switch B pela porta 1 e aprendem incorretamente o endereço MAC do Host X na porta 1. O inverso acontece no switch B, que também aprende que o Host X está na porta 1. Ambos atualizam a tabela MAC. Quando o Roteador Y envia um quadro para o Host X, o Switch A e o Switch B também recebem o quadro e o enviam pela porta 1. Isso é desnecessário, mas os switches aprenderam incorretamente que o Host X está na porta 1. Neste exemplo, o quadro unicast do Roteador Y para o Host X ficará preso em um loop.

12 Tipos de Switchs Switch L2: são as tradicionais bridges multiportas, que funcionam na camada de enlace de dados.

13 Tipos de Switchs Switch L3: são switchs que além das funcionalidades de L2, implementam capacidades de camada 3. Por exemplo roteamento.

14 Tipos de Switchs Switch L4: há várias controvérsias se é ou não L4. Estes switchs tem capacidade de analisar e aplicar políticas sobre protocolos que estão acima da camada 3.

15 Trabalhinho Entregar em folha de almaço (escrito) 1) Descobrir o que é IEEE 802.3ad, quais são as vantagens e desvantagens. (máximo de 10 linhas). 2) Descobrir o que é IEEE 802.1p. (máximo de 10 linhas). Nota será dada de acordo com a qualidade e relevância do que for mencionado em cada item. Valerá 1 ponto na média. Entregar dia 2 de março


Carregar ppt "Switching Prof. Danilo Pinheiro. HUB O hub envia os dados para todas as suas portas (exceto a de origem), e apenas o destinatário correto trata os dados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google