A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lipídios Profa. Halene Maturana. Definição Substâncias químicas insolúveis em água e solúveis em éter, clorofórmio e outros solventes orgânicos. São constituintes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lipídios Profa. Halene Maturana. Definição Substâncias químicas insolúveis em água e solúveis em éter, clorofórmio e outros solventes orgânicos. São constituintes."— Transcrição da apresentação:

1 Lipídios Profa. Halene Maturana

2 Definição Substâncias químicas insolúveis em água e solúveis em éter, clorofórmio e outros solventes orgânicos. São constituintes importantes de todas as células. Podem estar associados ao glicerol (triacilglicerídeos e fosfolípides) e não associados ao glicerol como os esteróis (colesterol), fitosteróis, ceras e álcoois graxos.

3 Composição Formados por carbono, hidrogênio e oxigênio. Confere alto valor energético (9kcal/g) A maior parte das gorduras naturais é composta de 98 a 99% de triacilgliceróis, e a maioria é de cadeia longa (TG= 3 ésteres de ácidos graxos com 1 molécula de glicerol).

4 Os ácidos graxos podem ser: Saturados: não contém duplas ligações entre os átomos de carbono, somente ligações simples. Insaturados: contém uma ou mais duplas ligações entre os átomos de carbono, ou seja, uma dupla ligação é monoinsaturada e duas ou mais duplas ligações são poliinsaturadas.

5 Os ácidos graxos são responsáveis pelas diferenças no sabor, na textura e no ponto de fusão das gorduras no alimento. Fosfolipídios: desempenham papel estrutural importante no organismo. São formados por uma molécula de glicerol e 2 ácidos graxos e uma molécula contendo fósforo, o que os torna solúveis em água, enquanto os ácidos graxos os fazem solúveis em gordura. Esteróis: são macromoléculas complexas que consistem em anéis interconectados de átomos de carbono com cadeias laterais de C, H e O.

6 Classificação Lípides simples: ácidos graxos, ceras, gorduras neutras. Lípides compostos: compostos de gordura neutra com outros componentes: fosfolípides - lípides ligados ao fósforo. Exs: lecitina (fígado, gema de ovo, soja,..); cefalina (constituinte da tromboplastina - coagulação sanguínea); esfingomielina (presente no cérebro e outros tecidos nervosos e membranas celulares). glicolípides: cerebrosídeos (galactose) e gangliosídeos (glicose). Presentes nos tecidos nervosos e membranas celulares.

7 Classificação Lipoproteínas: formados no fígado e intestino. Exs: quilomicrons, VLDL, LDL, HDL. Lípides derivados: substâncias produzidas na hidrólise ou decomposição enzimática dos lípides.

8 Funções Fornecem energia para o organismo. Armazenam energia na forma de triglicerídios. As gorduras de alguns alimentos fornecem ácidos graxos essenciais, especialmente o linolênico (ômega 3). Os óleos vegetais fornecem ácido graxo linoléico (ômega 6). Possuem funções de fortalecer membranas celulares, ajudam a prevenir danos provocados pela ação dos radicais livres, e com outros ácidos graxos contribuem para transporte e diminuição do colesterol no sangue. O colesterol participa na formação de ácidos biliares, hormônios (estrógenos, andrógenos e progesterona) e o ergosterol é precursor da vitamina D.

9 Funções Conferem sabor à dieta. Poupam proteínas para a síntese tecidual. Protegem órgãos vitais. Controlam a temperatura corporal através da gordura subcutânea. Camadas de gordura envolvem as fibras nervosas, isolando-as eletricamente transmitindo impulsos nervosos Transportam vitaminas lipossolúveis. Diminuem a secreção gástrica e retardam tempo de esvaziamento gástrico, resultando em grande poder de saciedade.

10 Digestão, Absorção e Metabolismo Boca: enzima: --- ; ação: mastigação e insalivação. Estômago: Lípase gátrica; ação: digere apenas as gorduras já emulsionadas. Fígado: enzima: --- ; ação: a bile emulsiona as gorduras restantes. Intestino delgado: Lípase pancreática e Lípases entéricas; ação: decompõem as gorduras já emulsionadas em ácidos graxos e glicerol.

11 Fontes alimentares Predominantemente saturadas fontes animais: carne, leite fontes vegetais: óleo de coco, óleo de palma, manteiga de cacau e margarina Predominantemente insaturadas óleos vegetais: oliva e amendoim, girassol, soja, milho, açafrão. peixes e óleos de peixes da família ômega 3 gema de ovo sementes (nozes, castanha do pará)


Carregar ppt "Lipídios Profa. Halene Maturana. Definição Substâncias químicas insolúveis em água e solúveis em éter, clorofórmio e outros solventes orgânicos. São constituintes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google