A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os livros poéticos II O livro de Jó Estudo 06 O Senhor respondeu a Jó Depois da discussão humana, o ponto final Texto bíblico:Jó 38 a 41 Texto áureo: Jó

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os livros poéticos II O livro de Jó Estudo 06 O Senhor respondeu a Jó Depois da discussão humana, o ponto final Texto bíblico:Jó 38 a 41 Texto áureo: Jó"— Transcrição da apresentação:

1 Os livros poéticos II O livro de Jó Estudo 06 O Senhor respondeu a Jó Depois da discussão humana, o ponto final Texto bíblico:Jó 38 a 41 Texto áureo: Jó 38.2,3 Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento? Agora cinge os teus lombos como homem; porque te perguntarei e tu me responderás.

2 Na célebre obra do escritor lusitano, Luiz Vaz de Camões, escrita provavelmente em 1556, ele tem um trecho muito decantado que expressa o sentimento que, como alunos da EBD, temos hoje diante do texto desta lição. No Canto I, verso 3, o bardo patrício exclama: Cesse tudo o que a antígua Musa canta, que outro valor mais alto se alevanta, para exprimir a exaltação ao emergente império português que se agigantava conquistando o mundo desconhecido no Século XVI.

3 É mais ou menos isto que acontece nestes 4 últimos capítulos que estudamos do livro de Jó (38 a 41). Cessa tudo aquilo que Elifaz, Bildade, Zofar, Eliú e o próprio Jó falaram até aqui, porque um valor mais alto se alevantou: O próprio Senhor Deus é quem vai falar agora! E vai falar ininterruptamente por quatro capítulos, 129 versículos, cerca de 70 perguntas que vão ficar sem resposta para os 5 personagens.

4 Mesmo os críticos do mundo literário se extasiam diante do que aqui está registrado: Sua exuberante exaltação das maravilhas de Deus na natureza, excede todas as outras exclamações de seu poder criativo. Não admira que Jó tenha silenciado, humilhando-se e arrependendo- se. Estamos tratando com um grande livro de poesia que atingiu o clímax nestes versículos finais. A excelência poética das idéias e expressões do livro de Jó garantiu a sua preservação através dos séculos, reservando para ele uma posição permanente no cânon hebraico das Escrituras.

5 Os textos bíblicos em destaque são auto-explicativos e devem ser lidos pela classe em conjunto, na própria Bíblia, para que se possa retirar de cada versículo a melhor lição para o nosso viver. Um resumo de cada capítulos nos apontaria para o seguinte: - No capítulo 38, Deus responde a Jó e o interroga sobre a sua grandeza e sabedoria; - No capítulo 39, o Senhor continua colocando Jó contra a parede com as suas perguntas; - No capítulo 40, Deus mostra a Jó o devido lugar do homem, sua criatura; - No capítulo 41, o Senhor faz a auto-exaltação de sua criação mostrando a finitude humana em face de um exemplar de sua fauna (o leviatã, a baleia (?), o crocodilo (?). - No capítulo 42, Jó afinal, se resigna diante da soberania de Deus.

6 Jó 38 - Deus responde a Jó e indaga sobre a sua grandeza e sabedoria: [ 1] Depois disso o Senhor respondeu a Jó dum redemoinho, dizendo: [2] Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento? [3] Agora cinge os teus lombos, como homem; porque te perguntarei, e tu me responderás. [4] Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Faze-mo saber, se tens entendimento. [5] Quem lhe fixou as medidas, se é que o sabes? ou quem a mediu com o cordel? [6] Sobre que foram firmadas as suas bases, ou quem lhe assentou a pedra de esquina, [7] quando juntas cantavam as estrelas da manhã, e todos os filhos de Deus bradavam de júbilo? [8] Ou quem encerrou com portas o mar, quando este rompeu e saiu da madre;

7 Alguns comentários ao capítulo 38 Você já parou para refletir sobre a grandiosidade do mundo criado por Deus? Ou você está tão acostumado a observar este pouco universo que vemos que não se extasia mais com a sua grandeza? Tire um momento do seu dia hoje para observar a natureza que o cerca!

8 Jó 39 - O Senhor continua colocando Jó contra a parede com as suas perguntas; [1] Sabes tu o tempo do parto das cabras montesas, ou podes observar quando é que parem as corças? [2] Podes contar os meses que cumprem, ou sabes o tempo do seu parto? [3] Encurvam-se, dão à luz as suas crias, lançam de si a sua prole. [4] Seus filhos enrijam, crescem no campo livre; saem, e não tornam para elas. [5] Quem despediu livre o jumento montês, e quem soltou as prisões ao asno veloz, [6] ao qual dei o ermo por casa, e a terra salgada por morada? [7] Ele despreza o tumulto da cidade; não obedece os gritos do condutor. [8] O circuito das montanhas é o seu pasto, e anda buscando tudo o que está verde.

9 Alguns comentários ao capítulo 39 Da mesma forma como a pergunta anterior, você já parou para refletir um pouco sobre a grandeza e complexidade do mundo animal criado por Deus? Você já viu de perto uma ave? Ou um cãozinho? Você já descacou um ovo ou uma cebola para ver a complexidade que os envolve? Tire um pouco do seu dia hoje para reparar nas pequenas coisas criadas por Deus

10 Jó 40 - Deus mostra a Jó o devido lugar do homem, sua criatura e ele se desculpa diante do excelso: [2] Contenderá contra o Todo-Poderoso o censurador? Quem assim argúi a Deus, responda a estas coisas. [3] Então Jó respondeu ao Senhor, e disse: [4] Eis que sou vil; que te responderia eu? Antes ponho a minha mão sobre a boca. [5] Uma vez tenho falado, e não replicarei; ou ainda duas vezes, porém não prosseguirei. [6] Então, do meio do redemoinho, o Senhor respondeu a Jó: [7] Cinge agora os teus lombos como homem; eu te perguntarei a ti, e tu me responderás. [8] Farás tu vão também o meu juízo, ou me condenarás para te justificares a ti? [9] Ou tens braço como Deus; ou podes trovejar com uma voz como a dele?

11 Alguns comentários ao capítulo 40 Você já tentou se explicar diante de um seu superior? Em casa, no colégio, no trabalho, na vida militar? É difícil um bocado, principalmente quando você reconhece sua falha. Quando você erra, como você se justifica diante do seu superior? E, quando você peca, como você fala com Deus?

12 Jó 41 - o Senhor faz a auto-exaltação de sua criação mostrando a finitude humana em face de um exemplar de sua fauna (o leviatã, a baleia (?), o crocodilo (?). [1] Poderás tirar com anzol o leviatã, ou apertar-lhe a língua com uma corda? [2] Poderás meter-lhe uma corda de junco no nariz, ou com um gancho furar a sua queixada? [3] Porventura te fará muitas súplicas, ou brandamente te falará? [4] Fará ele aliança contigo, ou o tomarás tu por servo para sempre? [5] Brincarás com ele, como se fora um pássaro, ou o prenderás para tuas meninas? [6] Farão os sócios de pesca tráfico dele, ou o dividirão entre os negociantes? [7] Poderás encher-lhe a pele de arpões, ou a cabeça de fisgas? [8] Põe a tua mão sobre ele; lembra-te da peleja; nunca mais o farás!

13 Alguns comentários ao capítulo 41: Você tem idéia do que é criar um animal em toda a sua estrutura física? Uma baleia?... Um elefante?... Um camelo?... (Por que duas corcovas, Senhor?...) Hoje, o homem constrói as grandes aeronaves, seres inanimados!. O que é isto diante da criação de Deus, que é viva e dinâmica?

14 Jó 42 - Afinal, nosso personagem se resigna diante da soberania de Deus. [1]: Então respondeu Jó ao Senhor: [2] Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. [3] Quem é este que sem conhecimento obscurece o conselho? por isso falei do que não entendia; coisas que para mim eram demasiado maravilhosas, e que eu não conhecia. [4] Ouve, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me responderás. [5] Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos. [6] Pelo que me abomino, e me arrependo no pó e na cinza.

15 Alguns comentários ao capítulo 42: Quando você reconhece o seu erro você se desculpa? Como reagiria você diante de uma carraspana de seu chefe ou superior, como esta que Jó sofreu de Deus? Como você compreende a humilhação ou a resignação na vida do crente? Humilhar-se diante de Deus é sair vitorioso! Você entende assim?

16 CONCLUSÃO Algumas lições do livro de Jó: 1ª. Como você reage às intempéries da vida? 2a. Você se questiona e questiona ao Senhor? 3a. Você se lamenta em face das dificuldades? 4a. Fica pessimista e deprimido? 5a. O que você faz para vencer a dificuldade? 6a. Qual a qualidade de Jó que você mais apreciou? 7a. Sua paciência?... Seu espírito questionador?... Sua auto-análise?


Carregar ppt "Os livros poéticos II O livro de Jó Estudo 06 O Senhor respondeu a Jó Depois da discussão humana, o ponto final Texto bíblico:Jó 38 a 41 Texto áureo: Jó"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google