A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HOMILÉTICA. CONCEITO O termo homilética (gr. homilos) significa: multidão, assembléia do povo, derivando assim outro termo, homilia ou pequeno discurso.

Cópias: 1
HOMILÉTICA. CONCEITO O termo homilética (gr. homilos) significa: multidão, assembléia do povo, derivando assim outro termo, homilia ou pequeno discurso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HOMILÉTICA. CONCEITO O termo homilética (gr. homilos) significa: multidão, assembléia do povo, derivando assim outro termo, homilia ou pequeno discurso."— Transcrição da apresentação:

1 HOMILÉTICA

2 CONCEITO O termo homilética (gr. homilos) significa: multidão, assembléia do povo, derivando assim outro termo, homilia ou pequeno discurso do verbo, "Omileu" conversar. Em outras palavras, homilia significa um discurso com a finalidade de convencer e agradar. Portanto, homilética é a arte de pregar ou a ciência da pregação.

3 Algumas distinções... Algumas distinções... Exegese, hermenêutica e homilética. Homilética (sermão), oratória (arte de falar em publico) e retórica (regras para o falar bem).

4 Por que estudamos sobre a pregação? Não devemos depender somente do Espírito? Mas o Espírito usa agentes humanos! 1ªCo Aprouve a Deus salva pela loucura (tolice) da pregação. Ou seja, não é somente o Espírito agindo diretamente nas vidas, mas instrumentalmente pela pregação. Paulo orientou Timóteo sobre o manejar bem a Palavra e sobre o escolher homens capazes para continuarem o que você começou.

5 1ª Timóteo há inúmeras indicações sobre o trabalho da pregação a fim de que o progresso como pregador seja evidente em toda a comunidade. Colossenses 4.3,4. Paulo ora para que possa pregar com clareza, para que faça do modo como deve fazer.

6 Cuidado com a falta de clareza na pregação! Há muitas coisas que atrapalham essa clareza ! Palavras profundas para exibicionismo... Ou pura incompetência para pregar...

7 Efésios 6.19,20: O termo ousadia. Ousadia (gr.) significa anunciar sem temer as conseqüências. Hoje, as pessoas pregam e a mensagem faz as pessoas se sentirem bem, mas não se sentem pecadoras diante de um glorioso Deus. Os pregadores da Bíblia eram continuamente perseguidos e mortos por essa mensagem (At 17). Hoje as pessoas saem do culto dizendo: Belo sermão!!!, pois falta ousadia, pois essa pregação não traz encrenca. Isso é sinal de que ela não é bíblica! (Jay Adans).

8 DIVISÃO DE UM SERMÃO Introdução Corpo (texto) Conclusão

9 TRÊS TIPOS DE SERMÃO TRÊS TIPOS DE SERMÃO Sermão tópico ou temático ( metodologia seeker-sensitive) Sermão textual Sermão expositivo

10 1) SERMÃO TEMÁTICO 1) SERMÃO TEMÁTICO É o sermão cuja as divisões principais derivam do tema. Os tópicos argumentativos do tema derivam de perguntas: Porque? Quando? Como? Onde? O que? P.ex.: Amor, perdão, orar, pregar... Porque amar? Quando amar? Como amar? Onde amar? O que amar?

11 Confissão I João 1:9: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. I - O que devemos confessar ? A ) Nossos pecados B ) O Nome de Jesus C ) O poder de Deus II - Como confessar ? A ) Com sinceridade B ) Com fé III - Quando devemos confessar ? A ) Agora mesmo B ) Ao ouvir a Palavra de Deus IV - Qual o resultado da confissão ? A ) Paz B ) Perdão C ) Comunhão

12 Spurgeon, um pregador Spurgeon, um pregador Charles Spurgeon que foi um pregador tópico teria, com razão, considerado abominável tal conselho. Como questiona Phil Johnson: Eu não recomendaria a abordagem de Spurgeon, mas, felizmente, sua mente e seu coração eram tão saturados com a Bíblia que até mesmo seu sangue era biblino. Se alguém o cortasse, ele sangraria versos bíblicos. Somando-se a isso, sua pregação tópica incluía elementos expositivos. Muitos do movimento seeker-sensitive dizem que não é uma boa começar os sermões com a Bíblia.


Carregar ppt "HOMILÉTICA. CONCEITO O termo homilética (gr. homilos) significa: multidão, assembléia do povo, derivando assim outro termo, homilia ou pequeno discurso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google