A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A questão do telos. Devemos buscar o propósito que o Espírito Santo tem para o texto a ser pregado, ou seja, o que Deus quer comunicar no texto. Em todas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A questão do telos. Devemos buscar o propósito que o Espírito Santo tem para o texto a ser pregado, ou seja, o que Deus quer comunicar no texto. Em todas."— Transcrição da apresentação:

1 A questão do telos

2 Devemos buscar o propósito que o Espírito Santo tem para o texto a ser pregado, ou seja, o que Deus quer comunicar no texto. Em todas as passagens bíblicas o Espírito Santo escreveu para nos transformar, para causar um efeito em nós, não apenas para nos satisfazer intelectualmente. É por isso que todo o esforço de exegese e análise gramatical ou literária são úteis, mas não são suficientes. A pergunta é: Qual o propósito do Espírito ao nos ter dado aquele texto?

3 As três parábolas de LUCAS 15 não tem o propósito de ser o capítulo de achados e perdidos. Não há várias parábolas, mas apenas uma em três atos (o clímax está no fim).

4 O versículo 3 aponta para o propósito das parábolas cujo problema era o fato de Jesus receber os pecadores. As duas ênfases do capítulo são: 1) os que foram procurados, buscados; e 2) os que fazem Jesus se regozijar.

5 Na parábola, todo mundo se regozija, mas, de repente, alguém não se regozija. Quem? O irmão do Filho Pródigo, isto é, os fariseus.

6 Imagine a reação de uma igreja tradicional ao receber a visita de uma turma de hippies desejosos de ouvir a pregação.

7 O sermão deve ter um propósito (alvo), e esse tem que ser o que o Espírito Santo teve como intento ao escrever o texto. Escreva numa frase o propósito do texto! O propósito deve estar relacionado com a conclusão do sermão. Se não estiverem relacionados é porque se perdeu a direção.

8 Cada livro da Bíblia tem um telos (propósito) além do propósito global que é a glória de Deus e a sua síntese: o amor a Deus e ao próximo. João traz seu propósito em João 20.30,31. Judas traz no início. Filipenses tem pelo menos 4 propósitos. Todos os sub-propósitos devem conduzir ao propósito maior que é a glória de Deus.


Carregar ppt "A questão do telos. Devemos buscar o propósito que o Espírito Santo tem para o texto a ser pregado, ou seja, o que Deus quer comunicar no texto. Em todas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google