A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O EVANGELHO DE MARCOS MARCOS 14:53-65. O processo de julgamento Julgamento Eclesiástico: Interrogatório preliminar; Julgamento perante o Sinédrio; Comparecimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O EVANGELHO DE MARCOS MARCOS 14:53-65. O processo de julgamento Julgamento Eclesiástico: Interrogatório preliminar; Julgamento perante o Sinédrio; Comparecimento."— Transcrição da apresentação:

1 O EVANGELHO DE MARCOS MARCOS 14:53-65

2 O processo de julgamento Julgamento Eclesiástico: Interrogatório preliminar; Julgamento perante o Sinédrio; Comparecimento perante o mesmo grupo. Julgamento Civil: Comparecimento perante Pilatos; Comparecimento perante Herodes; Comparecimento perante Pilatos.

3 VERSO 53 O Sumo Sacerdote Caifás famoso por ser manipulador, malicioso e perverso. Uma assembléia do Sinédrio.

4 VERSO 54 Enquanto isso, no pátio… O que levou Pedro a seguir Jesus?

5 Voltando para o julgamento… Os articuladores: Líderes religiosos. O povo também é culpado por participar. O julgamento foi humilhante. O julgamento foi uma farsa. O julgamento foi ilegal. Os líderes dos judeus já haviam decidido que Jesus deveria morrer. VERSOS 55 e 56

6 VERSOS 57 a 59 Jesus, um difamador do templo? Uma salada de frutas das trevas. Alusão a João 2:19;

7 VERSO 60 Jesus poderia ter denunciado a contradição das denúncias e explicado o equívoco. O silêncio de Jesus irrita Caifás. Se os líderes religiosos já tinham deliberado condenar e matar Jesus, pra que precisavam de testemunhas?

8 VERSO 61 Jesus cumpre as profecias de Isaías 42:1-4; 53:7. Jesus sofre, não está indiferente. Caifás tinha uma carta na manga. Não foi a primeira vez que Jesus se revelou como Messias (Cristo). Chegou o momento para se declarar como o Messias às mais altas autoridades da nação judaica.

9 VERSO 62 Jesus diz: SIM e cita Daniel 7.13,14 para apresentar o Messias em sua glória e juízo futuro.

10 VERSOS 63 e 64 A hipocrisia de Caifás. Jesus usa prerrogativas que só pertencem a Deus. Apenas duas opções: ou ele é Deus ou um blasfemador. Todos o julgam réu de morte. Esse veredito, porém, não era ainda uma sentença formal. Para o Sinédrio, Jesus era perigoso.

11 VERSO 65 O caráter perverso dos membros nobres do Sinédrio. A maldade alcança seu clímax quando pedem para Jesus profetizar. Na história, é ressaltada a firmeza, calma e dignidade do caráter de Jesus; em contraste, o temor dos adversários.

12 ALGUMAS APLICAÇÕES

13 Há momentos na vida em que será preciso se calar como Jesus. Esses momentos serão muitos: quando teus inimigos te interrogam apenas para te condenar; quando pessoas estão fora de si e buscam o teu mal; quando estão alteradas, de cabeça quente; quando a imoralidade chega; etc.

14 Há momentos na vida em que será preciso falar como Jesus. Esses momentos também serão muitos: quando o evangelho precisa ser pregado; quando os ímpios precisam ser reprovados; quando a nossa fé precisa se tornar pública.

15 Como Jesus, que seus filhos possam se portar nessa vida com calma, dignidade, confiança e firmeza em todas as circunstâncias.

16 Longe de nós, atitudes como as de Caifás e dos membros do Sinédrio que se alegraram com a injustiça, com a humilhação dos adversários, com a mentira e o falso testemunho, com o orgulho, com a busca pelo poder, com a hipocrisia, com as coisas ilegais, com o desejo de conseguir algo a qualquer custo.

17 Que não esqueçamos que aqueles que mais feriram Jesus foram os líderes religiosos. Quem sabe já não seja a hora de abandonarmos uma religiosidade inútil e começarmos a conhecer o amor de Cristo revelado na cruz.

18 Que não esqueçamos que todo o sofrimento e a humilhação que Jesus passou foi em nosso favor, quem sabe isso nos motive a uma vida de santidade.

19 Mas, se mesmo assim, não andarmos em santidade, que o temor do julgamento futuro que Jesus trará seja a motivação para nos sujeitarmos ao Senhor.


Carregar ppt "O EVANGELHO DE MARCOS MARCOS 14:53-65. O processo de julgamento Julgamento Eclesiástico: Interrogatório preliminar; Julgamento perante o Sinédrio; Comparecimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google