A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A língua e suas realizações. A língua não é usada de modo homogêneo por todos os seus falantes. O uso de uma língua varia de época para época, de região.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A língua e suas realizações. A língua não é usada de modo homogêneo por todos os seus falantes. O uso de uma língua varia de época para época, de região."— Transcrição da apresentação:

1 A língua e suas realizações

2 A língua não é usada de modo homogêneo por todos os seus falantes. O uso de uma língua varia de época para época, de região para região, de classe social para classe social e assim por diante. Nem individualmente podemos afirmar que o uso seja uniforme. Dependendo da situação, uma mesma pessoa pode usar diferentes variedades de uma só forma da língua.

3 Uma língua oferece a seus usuários diferentes formas de realização, isto é, diferentes jeitos de falar e de escrever. Não existe uma forma melhor(mais certa) ou pior( mais errada) de empregar uma língua. Língua culta/ variedade padrão: modelo arbitrário e convencional, baseado em critérios ideológicos sociais, culturais, políticos e econômicos Não existe, portanto, uma língua única. A língua é na verdade um conjunto de diferentes variedades linguísticas.

4 Níveis de variação linguística É importante observar que o processo de variação ocorre em todos os níveis de funcionamento da linguagem, sendo mais perceptível na pronúncia e no vocabulário. Nível fonológico – pranta, canal(u), Nível morfossintático – manteu/ manteve ansio/ anseio Eu lhe vi. Chegou os cantores ao local do show. Nível vocabular – miúdo Portugal guri, menino, garoto

5 Tipos de variação linguística dialetos : variedades que ocorrem em função das pessoas que utilizam a língua, ou seja, os emissores; Variação sociocultural geográfica histórica/ etária situacional profissional os registros : variedades que ocorrem em função do uso que se faz da língua, as quais dependem do receptor, da mensagem e da situação). Fatores de adequação: relação falante/ouvinte situação de comunicação assunto ambiente efeito pretendido/intencionalidade

6

7 Nem todas as variações linguísticas têm o mesmo prestígio social no Brasil. Basta lembrar de algumas variações usadas por pessoas de determinadas classes sociais ou regiões para perceber que há preconceito em relação a elas.

8 15/12/ h36 / Atualizada 15/12/ h39 Redação da Unifesp era sobre variação linguística na educação, dizem estudantes Bruna Souza Cruz Em São Paulo A proposta de redação do vestibular misto de 2012 da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) pedia para os candidatos apresentarem um ponto de vista sobre o uso da variação linguística na educação, segundo os primeiros estudantes a saírem do local de prova em São Paulo. O exame foi aplicado na tarde desta quinta-feira (15).


Carregar ppt "A língua e suas realizações. A língua não é usada de modo homogêneo por todos os seus falantes. O uso de uma língua varia de época para época, de região."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google