A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pierre Fatumbi Verger o homem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pierre Fatumbi Verger o homem"— Transcrição da apresentação:

1 Pierre Fatumbi Verger o homem
Orixás. Deuses Iorubas Na África e No Novo Mundo o homem Segundo informações do capitulo O Autor e sua Obra, Verger nasceu em Paris em uma família burguesa, “costuma[va] explicar os fatos da vida como conseqüência dos acasos[ ...], e após perder todos os membros da família, [...com] uma mochila nas costas e uma maquina fotográfica, [viajou] por diferentes regiões do mundo, fotografando[..., e reunindo] uma preciosa documentação sobre antigas civilizações em vias de desaparecimento, ou que sofriam profunda transformação em suas tradições culturais. [...] Alem de repórter, foi também encarregado do laboratório fotográfico do Musee D’Etnographie, [...] Correspondente de Guerra na China para a revista Life, e encarregado de coletar documentos fotográficos para o Museo Nacional de Lima, no Peru “(p. 294)”.

2 Iniciação “Os noviços,vestidos de panos esfarrapados,uma jarra contendo infusões de folhas, dirigem-se a uma lagoa situada numa floresta sagrada e voltam vestidos com um pano branco para ser levados a um lugar escondido, atrás de um muro de panos.”

3 “Os cabelos do iniciado são raspados e ele fica sentado num pilão emborcado.”
“Um carneiro é sacrificado e seu sangue derramado na cabeça do noviço.”

4 “Um pouco do sangue dos galos sacrificados é sugado pelo iniciado e o resto vem completar o batismo de sangue.”

5 “Logo a cabeça do carneiro é separada do corpo
“Logo a cabeça do carneiro é separada do corpo. O noviço a apanha para entregar-se a uma dança alucinante.” O êxtase etinge seu paroxismo, seguido de desfalacimento”

6 “Levado de volta para o templo.”
“A reação pode ser mais calma e ele ou ela volta guiado pela iniciadora.”

7 “Três dias depois, o corpo dos iniciados é marcado com traços de giz branco

8 e eles aparecem pela primeira vez em público
e eles aparecem pela primeira vez em público. Envoltos em panos brancos, são levados pelos iniciadores como se fossem crianças de tenra idade.”

9 “No décimo sétimo dia, os iniciados têm de reaprender os gestos e as atividades da vida cotidiana.”

10 Andrade salienta que mais que transcrever mitos e arquétipos das “divindades africanas e afro-brasileiras”: “As fotos, para Verger, fixam o que não temos tempo de ver. A máquina [...] é um instrumento de nossa percepção, uma forma de captar [...] o que o outro tem de invisível [...,]” (2002, p. 106), o que Eliade define como hierofanias. Segundo Andrade o autor refere-se “a pedra sagrada, a arvore sagrada [...]”. Ogum Iemanjá Xangô

11 Andrade,Rosane. 2002. Fotografia e Antropologia: olhares fora-dentro
Andrade,Rosane Fotografia e Antropologia: olhares fora-dentro. São Paulo, EDUC. Verger, Pierre Fatumbi Orixás Deuses Iorubas na África e no Novo Mundo. São Paulo, Editora Corrupio Comércio Ltda.


Carregar ppt "Pierre Fatumbi Verger o homem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google