A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reino, filo e significado

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reino, filo e significado"— Transcrição da apresentação:

1 Reino, filo e significado

2 Reino Os Miriápodes fazem parte do Reino Animalia ou Reino Metazoa. É composto por seres vivos pluricelulares, heterotróficos, cujas células formam tecidos biológicos, com capacidade de responder ao ambiente que os envolve.

3 Filo Os Miriápodes fazem parte do filo Artropoda. A palavra artrópodes deriva do grego arthros e podos, pés ou patas, são invertebrados que possuem um exoesqueleto rígido, e vários pares de apêndices articulados, cujo número varia de acordo com as classes.

4 Significados Myriapoda é um subfilo dos artrópodes que agrupa os animais segmentados com um elevado número de pernas, como as lacraias e os piolhos-de-cobra. São tradicionalmente divididos em duas classes: quilópodes e diplópodes. Agregam aproximadamente espécies.

5 Miriápodes a alimentação, relação com o meio ambiente e a relação com o homem.

6 A alimentação Os miriápodes podem ser carnívoros (quilópodes) ou herbívoros (diplópodes). Os carnívoros são predadores, ou seja, caçam e alimentam-se de pequenos animais, como moscas, grilos, vermes (pequenos artrópodes). As lacraias, por exemplo, capturam sua presa com pinças muito fortes. Depois cravam suas pequenas unhas presentes na sua cabeça e injetam um veneno mortal em suas vítimas (pequenos vertebrados). Alguns miriápodes são detritívoros. Rastejam em solo húmus, alimentam-se de fungos e de material vegetal em decomposição. Os pilhos-de-cobra (gongolo), por exemplo,

7 Reprodução e curiosidades dos Miriápodes

8 Reprodução Quilópodes
Na espécie dos Quilópodes, estão situadas as centopeias , a reprodução ocorre pela transmissão de espermatozoides que é indireta. Mais frequentemente o macho libera o espermatóforo, e a fêmea apanha-o. A fêmea guarda os ovos até o momento da eclosão. O desenvolvimento é direto.

9 Reprodução dos Diplópodes
Na espécie dos Diplópodes estão situados os piolhos-de-cobra, a reprodução a transferência de espermatozoides é indireta, havendo a presença de um espermatóforo, mas não em todas as espécies. Os ovos são depositados em ninhos e depois de alguns dias eclodem os jovens.

10 Curiosidades Na espécie das centopeias (Quilópodes), elas são predadoras de pequenos artrópodes, mas algumas espécies se alimentam de minhocas e caracóis. Na espécie dos piolhos-de-cobra (Diplópodes), em alguns casos os olhos podem estar ausentes, e as antenas possuem pelos táteis. Existem quase cerca de setenta e cinco mil espécies descritas.


Carregar ppt "Reino, filo e significado"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google