A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIVILIZAÇÃO ROMANA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIVILIZAÇÃO ROMANA."— Transcrição da apresentação:

1 CIVILIZAÇÃO ROMANA

2 Rômulo e Remo. A origem lendária

3 Uma cultura pragmática, com fins utilitários

4 Ruínas do Fórum Romano. Importância do Direito

5 Sociedade romana: Patrícios: Donos das maiores e melhores terras. Tinham o poder político e econômico. Clientes: Dependiam da proteção e do apoio dos patrícios. Plebeus: Maioria da população. Pequenos proprietários, comerciantes, artesãos, camponeses. Não tinham direitos políticos. Escravos: Prisioneiros de guerra, escravos por dívidas, crianças abandonadas.

6 Organização política Senado: Principal instituição. Discutia e votava as leis. Cônsul: Em número de dois. Exerciam o poder executivo, ou seja, governavam Roma. Ditador: Em casos excepcionais _ guerras, epidemias _ os dois cônsules eram substituídos por um ditador. Pretores: ministravam a justiça. Censores; faziam o censo da população e zelavam pela moralidade e bons costumes. Questores: Responsáveis pelas finanças. Edis: Responsáveis pelos serviços básicos da cidade como limpeza, segurança.

7 Senado Romano. A mais importante instituição política da República

8 Guerras Púnicas. Cartago foi o principal inimigo de Roma

9 Roma, um império tricontinental em torno do mediterrâneo

10 Consequências da expansão Romana:
Enriquecimento de Roma Aumento dos latifúndios Aumento da escravidão Empobrecimento dos plebeus Êxodo rural Surgimento da classe dos cavaleiros Mudanças nos hábitos e costumes

11 A escravidão em Roma: A grande maioria dos escravos eram prisioneiros de guerra Os escravos trabalhavam nas mais diversas atividades: Nas minas, na agricultura e pastoreio, nas atividades domésticas, como gladiadores, músicos, pedagogos e até administrando o patrimônio dos seus senhores. Crianças abandonadas, pessoas endividadas também poderiam ser escravizadas.

12 Espártacus e a revolta dos escravos

13 Augusto e a Pax Romana

14 Governo de Augusto: Manteve as aparências de um governo republicano.
Pax romana. Estabilidade política. Política de pão e circo. Incentivo à cultura. Embelezamento da cidade de Roma. Criação da guarda pretoriana. A prosperidade econômica, o controle sobre o exército e o fim dos conflitos internos deram a Roma um período de estabilidade incomum. (pax romana).

15 Espetáculos de sangue

16 Martírio dos cristãos

17 Grandes obras de engenharia. Aquedutos romanos e arco de Constantino.

18 Declínio do Império Romano:
Crise do escravismo Crise da economia (queda na produção artesanal e agrícola) Corrupção e incompetência administrativa Ascensão do Cristianismo Gastos elevados para manter a burocracia estatal e o exército. Decadência de valores contaminou as instituições políticas e sociais. Invasões Bárbaras

19 Banhos públicos nas termas romanas

20 As muralhas e as legiões não impediram as invasões bárbaras


Carregar ppt "CIVILIZAÇÃO ROMANA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google