A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seu título, vem do grego psalmós que indica um cântico para ser cantado. O seu título hebraico era tehilim que traduzido seria algo como cânticos de louvor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seu título, vem do grego psalmós que indica um cântico para ser cantado. O seu título hebraico era tehilim que traduzido seria algo como cânticos de louvor."— Transcrição da apresentação:

1 Seu título, vem do grego psalmós que indica um cântico para ser cantado. O seu título hebraico era tehilim que traduzido seria algo como cânticos de louvor. O livro é uma antologia de cânticos e poemas sagrados dos hebreus.

2 Os salmos exprimem as mais profundas experiências e necessidades do coração humano, exercendo asssim uma atração permanente para sua leitura. O Saltério assim chamado, era o hinário do antigo povo de Israel.

3 Introdução Dos livros da Bíblia, os Salmos, é o mais conhecido. Sua linguagem poética e histórica o fez presença obrigatória em qualquer compêndio de literatura na bibliografia internacional. A singularidade de sua escrita (muitos autores espalhados por cerca de dez séculos) o tornou em termos literários, algo inédito e inigualável. Um best-seller da humanidade.

4 Por sua extensão ele foi dividido em cinco partes ou livros pelos comentaristas mais antigos: Livro I – Salmos 1 a 41; Livro II – Salmos 42 a 72; Livro III – 73 a 89; Livro IV – Salmos 90 a 106; Livro V – Salmos 107 a 150. Esta divisão não é a melhor, pois apenas separa os salmos em termos de volume

5 Uma outra divisão mais moderna e prática é feita em 6 grupos: 1)Salmos didáticos; 2) Salmos de louvor e adoração; 3) Salmos de ação de graças; 4) Salmos de devoção e contrição; 5) Salmos proféticos; 6) Salmos históricos. Também não é perfeita porque muitos salmos abordam mais de um desses temas acima citados.

6 A nossa divisão, para permitir-nos a abordagem total ainda que rápida de todos os salmos é a seguinte: 1) De exaltação à lei de Deus; 2) Celebração à realeza (messiânicos); 3) Celebração de vitórias (confiança); 4) Culto, louvor e adoração; 5) Exaltação e Ação de Graças; 6) Lamentações e imprecações. Por esses temas, os 150 salmos serão divididos em duas etapas de estudo.

7 Assim, a nossa divisão começa nesses dois primeiros domingos pelo primeiro grupo: 1. Os salmos de exaltação à lei de Deus Onde vamos encontrar três deles: Os salmos 1, 15 e 119; Nesta primeira lição ficaremos apenas com os salmos 1 e 15. Dominicalmente, com as Bíblias abertas vamos procurar abranger com nossa leitura e meditação o maior número de versículos

8 Salmo 1 Um salmo de exaltação à lei de Deus A felicidade dos justos e o castigo dos ímpios

9 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

10 Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita dia e noite

11 Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai.

12 Não são assim os ímpios, mas são semelhantes á moinha que o vento espalha.

13 Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.

14 Porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína.

15 Salmo 15 Um salmo de exaltação à lei de Deus O verdadeiro cidadão dos céus

16 Quem Senhor, habitará na tua tenda? Quem morará no teu santo monte?

17 Aquele que anda irrepreensivelmente e pratica a justiça, e do coração fala a verdade.

18 Que não difama com a sua língua, nem faz o mal ao seu próximo, nem contra ele aceita nenhuma afronta.

19 Aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado, mas que honra os que temem ao Senhor; aquele que, embora, jure com dano seu, não muda.

20 Que não empresta o seu dinheiro a juros, nem recebe peitas contra o inocente. Aquele que assim procede nunca será abalado.

21 Conclusão Que contemplando a beleza e a perfeição da criação de Deus pela leitura dos Salmos, possamos ter os nossos olhos abertos para as mensagens que eles nos trarão.


Carregar ppt "Seu título, vem do grego psalmós que indica um cântico para ser cantado. O seu título hebraico era tehilim que traduzido seria algo como cânticos de louvor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google