A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Epístolas aos Coríntios

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Epístolas aos Coríntios"— Transcrição da apresentação:

1 As Epístolas aos Coríntios
O apóstolo está procurando mostrar aos coríntios que a responsabilidade da igreja e por conseqüência dos seus membros, diante do mundo, é muito grande. O Senhor esperava e espera hoje, que os crentes, homens e mulheres entendam este desafio e assumam esta responsabilidade.

2 As Epístolas aos Coríntios
Depois de termos visto as duas saudações de Paulo nas duas epístolas, no primeiro domingo, vimos no domingo passado, a via de mão dupla que a igreja deve trilhar se quiser influenciar o mundo. Segundo Paulo, aquilo que a igreja faz ou como atua é mais importante do que aquilo que ela diz ou prega em seus sermões dominicais.

3 Paulo vai nos explicar então que para que isto aconteça é fundamental que uma transformação se dê na vida e no coração do crente, ensinando-nos sobre o ministério de cada um de nós e a necessária pureza da vida cristã.

4 As Epístolas aos Coríntios Texto bíblico: 1Coríntios 4 e 5
Estudo 03 “Sejamos massa nova” Texto bíblico: 1Coríntios 4 e 5 Texto áureo: 1Co 5.7 “Expurgai o fermento velho para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, já foi crucificado”.

5 Já no capítulo 5, o apóstolo
Para isto, no capítulo 4, o apóstolo vai destacar o ministério que cada crente tem a exercer, sem orgulho ou ostentação mas com amor e humildade. Já no capítulo 5, o apóstolo vai demonstrar que este ministério para ser exercido com eficácia, vai exigir dos crentes, um alto nível de pureza cristã.

6 Do contrário, Nada feito! Ou seja, o nosso testemunho será vão!
Vamos à Palavra de Deus para que retiremos dela todos os ensinamentos que ela contém deste tão precioso assunto para os tempos presentes. Com as Bíblias abertas, leiamos os textos que de forma resumida citamos aqui:

7 1Coríntios 4.1,2 1. Que os homens nos considerem, pois, como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus Ora, além disso, o que se requer nos despenseiros é que cada um seja encontrado fiel. Irmão, irmã, você é um almoxarife. Você sabe o que é ser um almoxarife? Você é o responsável por um Almoxarifado, um Estoque onde se guardam as coisas mais preciosas. Inclusive, os “mistérios” de Deus. A sua despensa está cheia deles? Você é um fiel despenseiro?

8 1Coríntios 4.3-5 3.Todavia, a mim pouco se me dá de ser julgado por vós... 4.Embora em nada me sinta culpado... Pois quem me julga é o Senhor... 5.Não julgueis até que venha o Senhor... e cada um receberá de Deus o seu louvor Paulo é severo para com aquela igreja. Por isso esta carta é chamada de “a carta severa”. Com a sua empáfia e vanglória, os coríntios se julgavam no direito de julgar o ministério do apóstolo o que ele considerava impróprio, pois sendo ele “ministro de Deus”, quem deveria julgá-lo era o Senhor.

9 1Coríntios 4.6-9 6.Ora, irmãos, estas coisas eu as apliquei... a mim e a Apolo... 7.Pois, quem te diferença? (diferençar, ou diferenciar)... 8.Já estais fartos... Já estais ricos... 9. Nós, apóstolos, como condenados à morte... Paulo explica que nem ele nem Apolo, nem mesmo os coríntios são dignos de honra como pregoeiros da mensagem. Pois quem opera neles e faz a diferença é o Espírito de Deus. Eles se julgavam dignos e honrados quando pelos padrões humanos não o seriam. Só pela operação de Deus é que isto acontecia.

10 1Coríntios 10. Nós somos loucos... Vós sábios Padecemos fome, sede, nudez, bofetadas, sem-teto... 12.Nos afatigamos... Somos perseguidos... 13. Difamados... Refugo e escória do mundo... 15. Porque ainda que tenhais 10 mil anos em Cristo (não foi outro quem lhes pregou) ... Pois fui eu que pelo Evangelho vos gerei em Cristo Jesus. Paulo se coloca juntamente com Apolo e outros apóstolos, numa posição de desprezo como os coríntios aparentemente os viam, mas na verdade, isto tudo era injusto, pois ele é que fora o responsável pela pregação a eles do Evangelho que os salvou.

11 1Coríntios 4.16-21 16. Rogo-vos, pois, que sejais meus imitadores...
17. Enviei Timóteo... 18. Mas vocês andam inchados (orgulhosos)... 19. Mas eu irei ter convosco... 20. Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder! 21. Como irei ter convosco. Com vara... Ou com espírito de mansidão. O apóstolo então os chama à verdade. Eles deviam imitar o seu exemplo de seguidor de Cristo. Mas eles estavam orgulhosos... Não queriam receber outro que não ele... Mas ele iria logo que pudesse, mas dentro do espírito do texto do versículo 20. Não com palavras apenas, mas com poder.

12 1Coríntios Há entre vós imoralidade... E vós estais inchados...3. Eu, embora ausente, já julguei a quem comete este ultraje... 4.Em nome de Jesus Seja retirado dentre vós. 6.Não é boa a vossa arrogância... 7.Expurgai o fermento velho. 8. Celebremos a festa Não se prostituam. 10.Seria necessário sair do mundo... O apóstolo sabia que havia entre eles imoralidade... Inclusive, de parte da liderança. Ela teria que ser retirada do meio deles... Embora fossem obrigados a conviver com eles, não se prostituissem com eles. Para evitar isto, somente saindo do mundo, e isto o Senhor não deseja.

13 11.Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com eles...
1Coríntios 11.Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com eles... 12.Pois, que me importa julgar os que estão de fora? Não julgais vós os que estão de dentro? 13.Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai este iníquo do meio de vós. Paulo exorta os crentes a que evitem o contato muito próximo com os que estão de fora. Não precisamos julgá-los, pois Deus os julga... Simplesmente evitemos o contágio... O contato com os homens do mundo teremos que manter, mas não nos deixemos contaminar por eles.

14 Como está a nossa vida cristã?
Conclusão Como está a nossa vida cristã? Em meio a toda a devassidão que vemos, você tem conseguido se manter puro? Ou você tem aceito o convite da “devassa” que enche as nossas TVs.

15 Qual é o padrão de pureza que devemos manter diante do mundo?
Você o baliza pelo que julga ou pelo que a Palavra de Deus lhe ensina? Você acha que tudo isto é “relativo”, hoje? Devemos ter cuidado com o “relativismo” do mundo.


Carregar ppt "As Epístolas aos Coríntios"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google