A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB
Profª.Pós-Doutora Ana Carolina Amorim Orrico Assessoria para Pesquisa na Graduação e Coordenação do PIBIC Zootecnista.

2 COORDENAÇÃO DO PIBIC / UCDB
Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação  Prof.Dr. Hemerson Pistori Assessoria para Pós-Graduação e Presidência do Comitê Científico Profª. PhD. Angela Elizabeth Lapa Coêlho Assessoria para Pesquisa na Graduação e Coordenação do PIBIC Profª. Pós-Doutora Ana Carolina Amorim Orrico PIBIC:

3 O QUE É INICIAÇÃO CIENTÍFICA?
Instrumento de divulgação científica que se destina a complementar o ensino de graduação oferecendo aos acadêmicos a oportunidade de descobrir como a ciência é produzida.

4 OBJETIVOS GERAIS PIBIC / CNPQ / UCDB
Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa; Contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação; Incentivar as instituições à formulação de uma política de iniciação científica; Possibilitar maior interação entre a graduação e a pós-graduação.

5 Bolsas do Programa IC? COTAS ATUAIS 60 bolsas do CNPq
45 bolsas da UCDB

6 FORMAS DE PARTICIPAÇÃO NO PIBIC
1º - Como Bolsista CNPq e UCDB 2º - Voluntário 3° Colaborador

7 BENEFÍCIOS OFERECIDOS PELA UCDB AOS PARTICIPANTES DO PIBIC
Acesso ao acervo da biblioteca; Cota mensal de impressões ou xerox; Apoio financeiro para participação em eventos externos, desde que haja disponibilidade financeira; Custeio de planos de trabalho desde que orçados no projeto do Professor Orientador.

8 DEVERES DO ACADÊMICO Cumprir o plano de trabalho proposto e aprovados pelos Comitês Externo e institucional do PIBIC, observando rigorosamente o cronograma apresentado; Dedicar-se ao curso de graduação no qual estiver matriculado reservando, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais às atividades previstas no plano de trabalho; Conhecer e respeitar as normas do Programa de Iniciação Científica, cumprindo rigorosamente as determinações da Coordenação de IC quanto ao desenvolvimento e acompanhamento da pesquisa; Participar assiduamente das reuniões ordinárias e extraordinárias convocadas pela Coordenação do Programa IC-UCDB;

9 DEVERES DO ACADÊMICO Encaminhar os relatórios parciais e final rigorosamente nos prazos estabelecidos pela Coordenação do Programa IC- UCDB; Justificar, por escrito, eventual ausência nas reuniões e/ou atraso na entrega dos relatórios junto à Coordenação do Programa IC-UCDB; Manter contato freqüente com a secretaria da Coordenação de Pesquisa e PIBIC com vistas à obtenção de informações e/ou esclarecimentos, solicitação de materiais e documentos, ou ainda para comunicar eventuais problemas com o andamento da pesquisa, sempre por escrito; Acompanhar as informações do PIBIC no site

10 DEVERES DO ACADÊMICO Participar, com apresentação de trabalho, dos eventos organizados no âmbito do Programa de Iniciação Científica da UCDB; Conhecer e cumprir as normas da ABNT quanto à elaboração de trabalho científico; Fazer referência ao apoio do CNPq e da UCDB nos trabalhos escritos e apresentações orais que vir a apresentar e a publicar sobre a pesquisa que realizou no PIBIC. A FALTA NA REUNIÃO SEM JUSTIFICATIVA IMPLICARÁ NA SUSPENSÃO DA BOLSA POR UM MÊS. E A REINCIDÊNCIA SEU CANCELAMENTO.

11 DEVERES DO ORIENTADOR Conhecer e cumprir as normas do Programa de Iniciação Científica da UCDB; Dedicar, no mínimo, 2 horas-aulas semanais por acadêmico, a título de orientação à pesquisa; Acompanhar e avaliar o(a) acadêmico(a) no cumprimento das atividades e dos objetivos estabelecidos no plano de trabalho; Responsabilizar-se por qualquer ação ou solicitação para o desenvolvimento do projeto de pesquisa no âmbito do Programa IC-UCDB; Acompanhar as informações do PIBIC no site

12 DEVERES DO ORIENTADOR Participar efetivamente das reuniões ordinárias e extraordinárias ou de quaisquer outros eventos para os quais seja convocado(a), no âmbito do Programa IC-UCDB; Comunicar imediatamente qualquer alteração que venha a efetuar no projeto de pesquisa ou no plano de trabalho do(a) acadêmico(a);

13 DEVERES DO ORIENTADOR Comunicar à Coordenação Programa IC-UCDB, em tempo hábil, qualquer irregularidade ou falta cometida pelo(a) acadêmico(a), sobretudo no caso de substituição do mesmo, responsabilizando-se pela indicação de outro graduando que se enquadre nos requisitos exigidos pelo Programa; Primar pelo bom desempenho do(a) acadêmico(a) e por seu efetivo aprendizado, seja na graduação, seja na iniciação científica. Se preparar para a entrega do Relatório Anual do Projeto – AGOSTO 2008.

14 NORMATIZAÇÃO DO PIBIC O programa de iniciação científica da UCDB é regido pela Resolução Normativa 025/2005; 017/2006 do CNPq e pelas normas internas da UCDB.

15 BOA SORTE e BONS TRABALHOS!!
CONSIDERAÇÕES FINAIS Atualização do ; Visitar frequentemente o site do PIBIC; Informar qualquer dificuldade e/ou alteração no projeto ou plano de trabalho; O PIBIC não irá intermediar conflitos. BOA SORTE e BONS TRABALHOS!!


Carregar ppt "PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google