A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conflitos na América e na Europa. Colômbia Apresenta situações conflituosas em função de dois fatores: Guerrilhas e Narcotráfico. As guerrilhas surgiram.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conflitos na América e na Europa. Colômbia Apresenta situações conflituosas em função de dois fatores: Guerrilhas e Narcotráfico. As guerrilhas surgiram."— Transcrição da apresentação:

1 Conflitos na América e na Europa

2 Colômbia Apresenta situações conflituosas em função de dois fatores: Guerrilhas e Narcotráfico. As guerrilhas surgiram devido à concentração de terras e de renda: Forças Armadas Revolucionárias Colombianas – FARCs – de orientação marxista. ELN – Exército de Libertação Nacional – de orientação maoísta.

3 Colômbia Disponível em: veja.abril.com.brveja.abril.com.br Acesso em: 02 out Disponível em: Acesso em: 02 out FARC-EP

4 Colômbia Disponível em: Acesso em: 02 out Disponível em: vkb.isvg.org vkb.isvg.org Acesso em: 02 out ELN

5 Colômbia Autodefesas Unidas Colombianas – AUC – grupo paramilitar criado para combater as FARCs e o ELN. Ambiente de conflito favoreceu a ascensão dos cartéis do narcotráfico, que passaram a financiar as guerrilhas – o presidente eleito Andrés Pastrana criou, juntamente com os EUA – o Plano Colômbia para combater o narcotráfico e as guerrilhas.

6 Colômbia Disponível em: sottoosservazione.wordpress.com sottoosservazione.wordpress.com Acesso em: 02 out Disponível em: Acesso em: 02 out Disponível em: anncol-brasil.blogspot.com anncol-brasil.blogspot.com Acesso em: 02 out

7 Colômbia Em 2002 – entrou no poder Álvaro Uribe, que tomou medidas contra o narcotráfico e conferiu maior segurança aos cidadãos, mas enfrentou dois problemas: Escândalos devido à ligação de políticos com as AUC – em 2006 – que culminou com a desmobilização do grupo, mas com anistia para os membros do mesmo e, risco de guerra com o Equador, após invadir o país para prender líderes das FARCs.

8 Colômbia Álvaro Uribe negociou o Acordo de Livre Comércio com os EUA e, deu permissão para que o país usasse o território colombiano para instalação de bases militares. O atual governo colombiano Juan Manuel Santos assumiu o poder em 2010 e, restringiu a instalação de bases dos EUA no país, pois as mesmas não tiveram autorização da suprema corte nacional para funcionamento.

9 Colômbia - O governo de Santos reiniciou as negociações de paz com as FARCs, com o objetivo de colocar um fim em 50 anos de conflitos que matou mais de 60 mil pessoas. Governo e Guerrilha já realizaram 14 rodadas de negociações para discutir os pontos principais: narcotráfico, os direitos das vítimas do conflito, a propriedade fundiária, a participação política das Farc e o fim da guerra civil.

10

11

12 Bolívia País da América do Sul que mais perdeu territórios para os vizinhos: Questão Atual: separatismo dos departamentos de leste. Disponível em: outraspalavras.net outraspalavras.net Acesso em: 02 out Disponível em: focosdetensoesinternacionais.blogspot.com focosdetensoesinternacionais.blogspot.com Acesso em: 02 out

13 Equador Em 1º de março de 2008, tropas da Colômbia atacaram um acampamento do movimento guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) em uma região de fronteira, mas dentro do território do Equador. Durante o ataque, mataram um dos principais líderes das FARC, Raúl Reyes, e mais 16 guerrilheiros. O Equador rompeu relações diplomáticas com a Colômbia e enviou mais de 3 mil soldados à fronteira. Disponível em: geofernandez.blogspot.com Acesso em: 02 out

14 Equador Após chegar a um acordo com o governo, a construtora brasileira Odebrecht retomará suas operações no Equador. Em 2008, a empresa foi expulsa do país pelas autoridades equatorianas por se negar a indenizar o Estado depois de descumprir um contrato. Quito pediu uma indenização à empresa brasileira de R$ 440,2 milhões (US$ 250 milhões), depois que as autoridades equatorianas a responsabilizaram pelos danos que tiraram de funcionamento uma usina (San Francisco) um ano depois de a obra ser entregue. Fonte: g1.com.br Acesso em: 02 out Disponível em: Acesso em: 02 out

15 Conflitos na Europa A questão Basca O País Basco é uma região autônoma localizada ao norte da Espanha, junto as Golfo de Vizcaya, no oceano Atlântico. Divide-se em três províncias: Alava, Vizcaya e Guipúzcoa. A população Basca, com aproximadamente 3 milhões de habitantes, ocupa o território do País Basco e também a Província de Navarra, na Espanha, e ainda as Províncias de Labourd, Navarre e Soule na França. Disponível em: professormarcianodantas.blogspot.comprofessormarcianodantas.blogspot.com Acesso em: 02 out

16 Questão Basca O povo basco luta pela independência da província e, criou em 1959 o movimento da Pátria Basca da Liberdade – ETA. Negociações com o governo espanhol em prol do fim da luta armada dividiu o ETA em dois movimentos distintos: o ETA – político e o ETA militar. Em 2011, o ETA militar anunciou a deposição de armas.

17 Questão Basca Disponível em: noticias.r7.comnoticias.r7.com Acesso em: 02 out Disponível em: boasnoticias.sapo.ptboasnoticias.sapo.pt Acesso em: 02 out

18 Questão Basca Disponível em: noticias.r7.comnoticias.r7.com Acesso em: 02 out

19 Espanha – a questão da Catalunha

20 Desagregação da Iugoslávia 1991 – desagregação com independência da Eslovênia, Croácia, Bósnia e Macedônia 1999 – Kosovo pede autonomia – nova guerra com intervenção da OTAN – Forma-se a União Sérvia- Montenegro – Montenegro torna-se independente – Independência de Kosovo, que não foi reconhecida pela Rússia, China e Espanha por abrir precedentes para a formação de novos Estados: Chechência, Daguestão, Ingutchéia, País Basco, Tibet, Xinjiang,etc. Disponível em: Acesso em: 02 out. 2013

21 Desagregação da Iugoslávia Disponível em: rateyourmusic.com/rateyourmusic.com/ Acesso em: 02 out Disponível em: Acesso em: 02 out Guerra de Kosovo (1999)

22 Separatismo na Bélgica Flamengos x valões Povo flamengo – vive em Flandres ao norte e fala o holandês – 60% da população e ricos. Povo Valão – fala o francês, vive na região da Valônia ao sul – quase 40% da população e mais pobres. Bruxelas- bilíngue – sede da U.E e da OTAN.

23 Bélgica Disponível em: revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/foto/0,, ,00.jpg Acesso em: 02 out. 2013


Carregar ppt "Conflitos na América e na Europa. Colômbia Apresenta situações conflituosas em função de dois fatores: Guerrilhas e Narcotráfico. As guerrilhas surgiram."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google