A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Conquista dos Astecas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Conquista dos Astecas"— Transcrição da apresentação:

1 A Conquista dos Astecas

2 Conquistador: Hernán Cortéz
Aliou-se a La Malinche. Aliou-se a povos dominados pelos Astecas. Imperador Asteca: Montezuma. 1519: início da conquista. 1520: Noche Triste: derrota espanhola. 1521: fim do domínio/ morte de Cuitlahuac (irmão de Montezuma)

3 A conquista dos Incas

4 Conquistador: Francisco Pizarro
1531: primeiros contatos disputas entre Atahualpa e Huascar 1532: prisão de Atahualpa, o qual ordena o assassinato de seu irmão (Huascar) : Atahualpa foi morto pelos espanhóis. Assumiu Manco II, que foi morto em : morte de Tupac Amaru, último imperador inca

5 Detalhes importantes... Os espanhóis exploraram as rivalidades existentes entre os ameríndios. Superioridade militar: armas de fogo, espada(metal resistente), cavalos, armadura, etc. Mortandade indigena decorrente das doenças: varíola, pneumonia, gonorréia, tifo, gripe,etc. Religião: etnocídio. Resistências: povos nômades e semi nômades. - Norte do México: chichimecas. - Sul dos Andes: chiriguanos, mapuches.

6

7 A colonização espanhola
Capitulações: eram contratos em que a Coroa concedia permissão para explorar, conquistar e povoar terras, fixando direitos e deveres recíprocos. Adelantados: responsáveis pela colonização e que acabaram representando o poder de fato nas terras coloniais, como Cortez e Pizarro.

8 Casa de Contratação (1503): localizada inicialmente em Sevilha, depois de 1717 foi transferida para Cadiz. Funções: fiscalizar a cobrança de impostos reais (quinto), impedindo os contrabandos. Regime de Porto Único: apenas um porto na metrópole, a princípio Sevilha, poderia realizar o comércio com as colônias, enquanto na América existiam os portos de Havana (Cuba), de Vera Cruz (México), de Porto Belo (Panamá) e de Cartagena(Colômbia). Conselho das Índias (1524): órgão mais importante da administração colonial espanhola, cabia a ele as funções: executiva, legislativa e judiciária

9 Para facilitar a colonização a América espanhola foi dividida em 04 vice-reinos e 04 capitanias-gerais.

10 Organização administrativa
Vice-rei: representava o rei espanhol na América. Era escolhido entre a nobreza e possuía funções militares, jurídicas, fiscais, financeiras, religiosas e administrativas, em geral. Audiências: formadas pelos ouvidores e possuíam a função judiciária. Com o tempo passaram a ter funções administrativas. Cabildos ou ayuntamientos: equivalentes às câmaras municipais, eram formadas por elementos da elite colonial, subordinados as leis da Espanha, mas com autonomia para promover a administração local (municipal).

11 Rei Espanhol ↓ Conselho das Índias ↓ Vice-Reinos e Capitanias ↓ Audiências e Cabildos

12

13 Grupos ou classes sociais
Chapetones ou guachupines: espanhóis que compunham a elite colonial. Criollos: filhos de espanhóis nascidos na América, dedicavam-se a grande agricultura e ao comércio colonial. Sua esfera de poder político era limitada à atuação junto aos cabildos. Mestiços: realizavam atividades auxiliares na exploração colonial e, dependendo de sua condição social, exerciam as mesmas tarefas que índios e escravos. Escravos africanos: eram minoria, concentrando-se nas regiões centro-americanas. Índios: responsáveis por grande parte da mão de obra empregada nas colônias espanholas

14

15 Organização econômica
Mineração: principal atividade. Destaque para a exploração de prata no México, no Peru e na Bolívia, principalmente na cidade de Potosí. Pecuária: região do rio da Prata. Produtos tropicais p/ exportação: região do Caribe. Agricultura: modelo plantation / haciendas Formas de trabalho: encomienda e mita ou repartimiento.

16 O trabalho compulsório, aliado às doenças, causou, uma enorme mortandade. Veja o exemplo do que ocorreu com os povos andinos: em 1633 eram indígenas, em 1662 diminuíram para 16 mil e, finalmente, em 1683 eram apenas Diante desse contexto, dom Melchor de Leñán, arcebispo de Lima, disse que "tinha certo que aqueles minerais estavam tão banhados de sangue dos índios que se espremesse o dinheiro que deles se tirava, haveria de brotar mais sangue do que prata."

17 Gracias! Hasta luego!


Carregar ppt "A Conquista dos Astecas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google