A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES"— Transcrição da apresentação:

1 O PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES
O Portal Brasileiro de Informação Científica

2 Estão disponíveis no Portal:
Mais de 25 mil periódicos com texto completo; 130 bases referenciais; 9 bases de patentes; Mais de 150 mil e-books; Teses e dissertações; Bases de estatísticas, normas técnicas, obras de referência e conteúdo audiovisual.

3 Evolução dos periódicos com texto completo (2001-2010)

4 Distribuição dos títulos por área do conhecimento

5 Evolução das bases referenciais (2001-2010)

6 Evolução do número de instituições (2001-2010)

7 Evolução do número de acessos (2001-2010)

8 Maiores usuárias do Portal em 2009

9 O que esses números significam
65 milhões de acessos representam: Um crescimento de mais de 2.100% desde que o Portal foi criado; A cada segundo, duas pessoas acessam o Portal de Periódicos em algum lugar do Brasil.

10 TECNOLOGIAS ENVOLVIDAS

11 Busca Integrada Sistema de busca integrada no acervo assinado pela Capes; Lançado no final do ano passado, esse sistema utiliza as ferramentas Metalib e SFX para pesquisar simultaneamente em várias bases e permite chegar diretamente ao artigo; A Busca integrada utiliza o protocolo Z.3950, um protocolo cliente- servidor de padrão internacional que permite pesquisa e recuperação de informação em redes de computadores; O Z.3950 se encontra implementado em uma parte expressiva das bases de dados disponíveis no Portal de Periódicos. E esperamos que, em pouco tempo, seja utilizado por todos os editores parceiros da Capes.    

12 CAFe Encontra-se disponível o acesso remoto ao Portal de Periódicos a todas as instituições que aderirem à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe); A CAFe reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras em uma rede de confiança, na qual cada instituição é responsável por autenticar e prover informações de seus usuários para provedores de serviços autorizados; Ao se tornar um provedor de serviço, o Portal de Periódicos pode ser acessado de qualquer lugar do Brasil por meio de login e senha institucional.

13

14

15

16

17 CAPES Diretoria de Programas e Bolsas no País
Prof. Dr. Emídio Cantídio de Oliveira Coordenação-Geral do Portal de Periódicos Elenara Almeida


Carregar ppt "O PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google