A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Memoriais e o fortalecimento das identidades

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Memoriais e o fortalecimento das identidades"— Transcrição da apresentação:

1 Memoriais e o fortalecimento das identidades
Plano de aula e produção audiovisual Martina Bevilacqua e Mariana Cruz

2 Desenvolver os conceitos de memória e de identidade;
Objetivos Desenvolver os conceitos de memória e de identidade; Incitar a reflexão sobre sua trajetória até o momento e sobre etapas da vida.

3 Turmas do 9º ano do Ensino Fundamental;
Público Alvo Turmas do 9º ano do Ensino Fundamental; Proposta de construção de sua memórias e finalização da etapa da vida escolar quanto pessoal de cada sujeito; Aulas de 1h30min semanais.

4 Conteúdo Introdução ao tema Identidade;
Introdução ao tema memória e lembranças; Introdução ao protagonismo histórico.

5 Desenvolvimento 1ª atividade: Apresentação do vídeo, elaborado pela professora para introduzir o tema memórias. 2ª atividade: Apresentação da proposta de trabalho: Projeto de construção dos Memoriais de cada aluno. 3ª atividade: Debate sobre lembranças da infâncias, gostos e desgostos da vida escolar e extraescolar. 4ª atividade: Explanação sobre história, protagonismo, identidade e reconstrução de si. 5ª atividade: apresentação dos critérios avaliativos.

6 Acompanhamento Período de realização: 3 meses
Forma de apresentação: Livre, seguindo critérios avaliativos. Processo: a cada 15 dias será apresentado qual a situação do projeto em forma de orientação individual de pesquisa.

7 Critérios avaliativos
Apesar da liberdade na criação das narrativas, alguns pontos devem estar presentes, são eles: Trajetória escolar até o presente momento Breve relato sobre família Importância deste mergulho no passado Expectativas para o futuro Foco no processo e desenvolvimento

8 Recursos Utilizados MovieMaker para criação do nosso vídeo de apresentação, produzido como “o memorial da professora”, não apenas para dar uma idéia de como podem produzir seus próprios memoriais como também para incentiva-los a contar suas histórias. O programa também será sugerido para quem produzir seu memorial em forma de vídeo ButtonBass já que seus memoriais também podem ser produzidos em forma de música ou poema musicado. Word para os alunos que forem produzir seus memoriais em forma de texto.

9 Bibliografia LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre o saber e da experiência. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n.19, p.20-28, jan./abr SANTOS, Gildenir Carolino. Roteiro para elaboração de memorial. Campinas, SP: Graf. FE, DELVAL, Juan. Aprender investigando. In: Ser professor é ser pesquisador. BECKER, Fernando; MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko (Org.). Porto Alegre: Mediação, 2007.

10 Vídeo


Carregar ppt "Memoriais e o fortalecimento das identidades"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google