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EXPERIÊNCIA DO HEMOCENTRO/UNICAMP NA AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES.

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Apresentação em tema: "EXPERIÊNCIA DO HEMOCENTRO/UNICAMP NA AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES."— Transcrição da apresentação:

1 EXPERIÊNCIA DO HEMOCENTRO/UNICAMP NA AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

2 Por que qualificar o fornecedor ??? Fatores que motivam a avaliação de fornecedores: Problemas acarretados por fornecedores no dia a dia da organização;Problemas acarretados por fornecedores no dia a dia da organização; Falta de comprometimento de ambas as partes em relação a aumentos/ reduções de programações;Falta de comprometimento de ambas as partes em relação a aumentos/ reduções de programações; Grande número de fornecedores.Grande número de fornecedores.

3 Por que qualificar o fornecedor ??? Obrigatoriedade dos serviços públicos perante a Lei 8666/93;Obrigatoriedade dos serviços públicos perante a Lei 8666/93; Atendimento às Norma ISO 9001;Atendimento às Norma ISO 9001; Redução dos estoques.Redução dos estoques.

4 A evolução no relacionamento com os fornecedores Fornecedores não são vistos como entregadores de matérias primas ou serviços, e sim como parceiros do negócio;Fornecedores não são vistos como entregadores de matérias primas ou serviços, e sim como parceiros do negócio; Um mercado mais competitivo exige um relacionamento cliente- fornecedor bem estruturado;Um mercado mais competitivo exige um relacionamento cliente- fornecedor bem estruturado;

5 A evolução do relacionamento com os fornecedores A seleção, avaliação e qualificação de fornecedores torna-se um dos principais aspectos na construção da estratégia de negócio da organização.A seleção, avaliação e qualificação de fornecedores torna-se um dos principais aspectos na construção da estratégia de negócio da organização.

6 Requisitos da NBR ISO 9001:2000 Requisito 7.4 : Aquisição:Requisito 7.4 : Aquisição: –7.4.1 Processo de aquisição. –7.4.2 Informações de aquisições. –7.4.3 Verificação do produto adquirido.

7 7.4.1 Processo de Aquisição A organização deve controlar seu processo para assegurar a compra de produtos conforme seus requisitos.A organização deve controlar seu processo para assegurar a compra de produtos conforme seus requisitos. O tipo e abrangência desse controle depende do impacto do produto comprado no produto final.O tipo e abrangência desse controle depende do impacto do produto comprado no produto final.

8 7.4.2 Informações de Aquisição Os documentos de compras devem conter informações claras, que descrevam o produto a ser adquirido, incluindo:Os documentos de compras devem conter informações claras, que descrevam o produto a ser adquirido, incluindo: –Requisitos para aprovação ou qualificação do produto; –Qualificação pessoal/ Serviço; –Requisitos do Sistema de gestão da qualidade.

9 7.4.3 Verificação do Produto Adquirido A organização deve estabelecer e implementar inspeção ou outras atividades necessárias, para assegurar que o produto adquirido, atenda aos requisitos de aquisição especificados.A organização deve estabelecer e implementar inspeção ou outras atividades necessárias, para assegurar que o produto adquirido, atenda aos requisitos de aquisição especificados.

10 Como é feito isto no Hemocentro??? Através do Serviço de Suprimentos - Assessoria Técnica de Materiais, com a participação dos responsáveis dos diferentes processos de produção e a participação do Serviço de Almoxarifado.Através do Serviço de Suprimentos - Assessoria Técnica de Materiais, com a participação dos responsáveis dos diferentes processos de produção e a participação do Serviço de Almoxarifado.

11 Qual a função desta assessoria técnica?? Identificar junto aos usuários, as especificações e documentos complementares do produto a ser adquirido; - -Verificar a necessidade de aprovação anterior do material (parecer técnico) e especificações técnicas do produto (bula e laudos técnicos);

12 Qual a função desta assessoria técnica?? - -Contatar os fornecedores no processo de pré aquisição dos materiais; - -Acompanhar junto ao almoxarifado a performance do produto na entrega;

13 Qual a função desta assessoria técnica?? - Contatar fornecedores quando os requisitos de aquisição não forem cumpridos, durante sua utilização e imperceptíveis na avaliação inicial do lote (RNC); - -Manter sempre os fornecedores atualizados com relação à sua performance no Hemocentro.

14 Em que momento é realizada a qualificação?? Em qualquer momento :Em qualquer momento : – Após o conhecimento de um novo produto e/ou fornecedor no mercado, desde que haja interesse da instituição; –Durante o processo de licitação avaliando inicialmente o custo do produto;

15 Etapas Para Qualificação 1.Determinar os itens críticos por processo. – Itens críticos : são produtos ou serviços que podem afetar diretamente a qualidade do nosso produto ou serviço final. Cada unidade de processo definiu seus itens.

16 Etapas Para Qualificação 2 - Estabelecer requisitos de recebimento / almoxarifado e as avaliações para aprovação dos lotes/áreas; - embalagem, bula, entrega do laudo,temperatura,data de validade etc. – registrados em PO. - Almoxarifado : embalagem, bula, entrega do laudo,temperatura,data de validade etc. – registrados em PO. – inspeção da embalagem, laudos; testes – descritos nos respectivos POs. –Área: inspeção da embalagem, laudos; testes – descritos nos respectivos POs.

17 Produtos/Serviços Métodos de Avaliação I PTA II exp. III hist. Forn. IV visita in loco V cert ISO VI cert. audi Materiais e insumos críticos xxxxx Serviços de manutenção xxxx Serviços de calibração xxxx Serviços de validação xxx Serviços de auditoria da qualidade xx Serviços de transportes xxxx ETAPAS PARA QUALIFICAÇÃO 3- Escolha dos Métodos

18 Etapas Para Qualificação 4- Fazer o feedback com o fornecedor afim de informar os métodos escolhidos para qualificação. 5- Fazer o feedback para informar os resultados da qualificação.

19 Etapas Para Qualificação 6- Manter registros sobre os dados de qualificação - Todas as etapas de qualificação devem ser registradas pelas respectivas áreas e comunicadas ao ARM.

20 AVALIAÇÕES PARA MANUTENÇÃO DA QUALIFICAÇÃO Acompanhamento da performance do fornecedor. Acompanhamento da performance do fornecedor. : Acompanhamento da qualidade : –Através das RNCs emitidas pelos usuários – avaliação semestral com notificação ao fornecedor.. Resultando: plano de melhoria a ser monitorado pelo ARM; desqualificação ou manutenção da qualificação.

21 : Desempenho de serviço: Através da avaliação semestral – informações do usuário do serviço. : Acompanhamento das entregas: –Através das informações do almoxarifado – data entrega/prazo/ entrega de laudos de análise. índice de entrega, com avaliação semestral e notificação ao fornecedor.índice de entrega, com avaliação semestral e notificação ao fornecedor. AVALIAÇÕES PARA MANUTENÇÃO DA QUALIFICAÇÃO

22 Índice de Entrega IE (%) = n 0 de pontos obtidos x 100IE (%) = n 0 de pontos obtidos x 100 n 0 de pontos possíveis n 0 de pontos possíveis N o de pontos possíveis = ( n o de entregas realizadas no período) x 100 N o de pontos possíveis = ( n o de entregas realizadas no período) x 100 N 0 de pontos obtidos = ( n 0 de pontos possíveis) – ( n 0 total de deméritos) N 0 de pontos obtidos = ( n 0 de pontos possíveis) – ( n 0 total de deméritos) N 0 total de deméritos é calculado somando-se os deméritos de todas as entregas, conforme tabela: N 0 total de deméritos é calculado somando-se os deméritos de todas as entregas, conforme tabela:

23 Classificação do Fornecedor: IE = 100 : Ótimo 80 IE 100 : Bom 60 IE 80 : Regular IE 60 : insatisfatório Atraso na entrega de materiais Até 5 dias 40 pontos Mais que 5 dias 100 pontos Atraso na entrega de laudos Até 5 dias 20 pontos De 6 a 10 dias 40 pontos Mais que 10 dias 100 pontos Tabela índice de entrega

24 RESULTADO DA CLASSIFICAÇÃO DO FORNECEDOR : comunicar via carta solicitando ações imediatas de melhoria.Regular: comunicar via carta solicitando ações imediatas de melhoria. comunicar por carta o desempenho, convocando o fornecedor ao Hemocentro, para que apresente um plano formal a ser acompanhado pelo ARM.Insatisfatório: comunicar por carta o desempenho, convocando o fornecedor ao Hemocentro, para que apresente um plano formal a ser acompanhado pelo ARM. – o ARM abrirá uma SAC( solicitação de ação corretiva) podendo propor a desqualificação do fornecedor à diretoria.Reincidência de desempenho insatisfatório – o ARM abrirá uma SAC( solicitação de ação corretiva) podendo propor a desqualificação do fornecedor à diretoria.

25 INDICADORES DA QUALIDADE: ENTREGA DE MATERIAL Segundo semestre 2003

26 Meta do Hemocentro Qualificar e desenvolver o maior número de fornecedores, para que possamos garantir melhor qualidade em nossos produtos, menor custo, podendo assim atender nossos clientes sempre com segurança.Qualificar e desenvolver o maior número de fornecedores, para que possamos garantir melhor qualidade em nossos produtos, menor custo, podendo assim atender nossos clientes sempre com segurança.


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