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UNICAMP – FEC – Departamento de Geotecnia e Transportes Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes Ecodesign e os Resíduos: O enfoque das cadeias.

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1 UNICAMP – FEC – Departamento de Geotecnia e Transportes Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes Ecodesign e os Resíduos: O enfoque das cadeias de suprimentos sustentáveis Prof. Dr. Orlando Fontes Lima Júnior FEC Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo Fórum Permanente de Energia e Ambiente UNICAMP 2004

2 UNICAMP – FEC – Departamento de Geotecnia e Transportes Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes O que é Ecodesign? A busca do equilíbrio nas relações entre produto e ambiente, em todo o seu ciclo de vida. Isto significa, dentre outras coisas, reduzir a geração de resíduos, dar destinações corretas e minimizar os custos de disposição final.

3 UNICAMP – FEC – Departamento de Geotecnia e Transportes Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes Bem Estar Insumos Produção Produtos Retornos e Retrabalho Descartes Lixo Eficiência Técnica Nível 1 Eficácia FornecedorCliente Entre dois elos da cadeia Nível 2 Na cadeia de suprimentos Externalidades Elemento Economia Benefícios Sócio Econômicos Impacto no meio ambiente Nível 3 Quadro – Diferentes Níveis de DesempenhoFonte - Adaptado de Dajani e Gilbert, 1978.

4 UNICAMP – FEC – Departamento de Geotecnia e Transportes Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes Tipos de Logística Logística de Suprimento –fornecimento de insumos, diversificação, preços, custos de transportes, política de estoques, meios de transportes Logística de Distribuição –armazenagem, processamento de pedidos, transferencias, distribuição de produtos acabados e semi acabados Logística Reversa –reciclagem, retorno de embalagem, projeto de produto, deposito de resíduos, seleção de matérias primas, destruição de produtos tóxicos, uso de combustíveis alternativos, racionamento de recursos, redução de impactos ambientais

5 UNICAMP – FEC – Departamento de Geotecnia e Transportes Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes Logística Reversa Gestão integral do fluxo de retorno das embalagens e materiais (SLIJKHIUS, 2000); Processo pelo qual o material pós-consumo poderá ser coletado, selecionado e entregue na indústria de revalorização (KUDRJAWZEW, 2001) logística reversa se refere ao papel da logística no retorno de produtos, redução na fonte, reciclagem, substituição de materiais, reuso de materiais, disposição de resíduos, reforma, reparação e remanufatura.... STOCK (1998) LOGÍSTICA REVERSA posiciona todas as operações relacionadas com o reuso de produtos e materiais. Refere-se a todas as atividades de coleta, desmonte e processo de produtos usados, partes de produtos, e/ou materiais para fazer assegurar a recuperação sustentável do meio ambiente, Grupo REVLOG (2001) processo de movimentação de bens do seu destino final com o objetivo de capturar valores e ou propor disposição. ROGERS E TIBBEN-LEMBKE (1998)

6 UNICAMP – FEC – Departamento de Geotecnia e Transportes Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes O caso europeu de resíduos de carpete Em 1996, a Europa Ocidental produziu 1,6 milhão de toneladas de resíduos de carpetes, que eram dispostos em aterro; A indústria de carpete européia estabeleceu uma rede de reciclagem em conjunto com as indústrias químicas; Os resíduos de carpete passaram a ser coletados dos usuários e pré-processados para permitir a recuperação de material; O estudo da logística reversa, neste caso, consistiu em determinar a localização adequada e a capacidade dos centros regionais de recuperação (CRR), considerando investimentos e custos de processamento e transportes. »LOUWERS et al (1999)

7 UNICAMP – FEC – Departamento de Geotecnia e Transportes Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO REVERSA (CDR) Figura 1 – Canais de distribuição diretos e reversos. Fonte: LEITE, 2003

8 UNICAMP – FEC – Departamento de Geotecnia e Transportes Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes Cadeias de Suprimentos Sustentáveis Redes de suprimentos balanceadas obtidas a partir de complementariedade entre processos produtivos onde resíduos de alguns processos são insumos de outros, obtendo um balanço energético favorável, ciclos um pouco mais fechados e equilibrados com agregação de valor nos dois sentidos. A idéia é considerar o Ciclo de vida da industria e não só de seus produtos enfatizando suas externalidades tanto econômicas como sociais e ecológicas. Proposta Lalt Fluxus

9 UNICAMP – FEC – Departamento de Geotecnia e Transportes Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes Construção civil 15,5 % do PIB Nacional – 15 milhões de Empregos Maior consumidor nacional de matéria prima Maior gerador de resíduos ( 80 milhões de ton) maior que lixo doméstico Responsável por –40% consumo mundial de energia –25% da extração de madeira –16% do uso de água –40% das matérias primas Gazeta Mercantil (2004)

10 UNICAMP – FEC – Departamento de Geotecnia e Transportes Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes Estratégias de projeto Redução da geração de resíduos Uso racional de recursos Utilização de materiais ambientalmente corretos Execução do projeto Utilizando menos recursos naturais Com boa ventilação e iluminação visando maior conforto térmico e menor consumo de energia Cuidando do ambiente de trabalho e da segurança dos operários prevendo uma adequada inserção urbanística na cidade

11 UNICAMP – FEC – Departamento de Geotecnia e Transportes Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes Algumas soluções Cimento com 50% menos teor de calcário utilizando escória de alto forno e cinza de termoelétrica destinados a aterros ( 1 ton de calcario gera 560Kg CO2) Substituição do amianto na fabricação de telhas, caixas dágua e elementos isolantes por misturas de celulose e plástico ( 25% mais caro) Gestão de água, utilização de torneiras dosadoras e de descargas sanitárias de menor consumo Sensores de presença economizadores de energia Plástico moído em forma de tijolo para fechamento e estrutura

12 UNICAMP – FEC – Departamento de Geotecnia e Transportes Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes Elementos do Ecodesign: Integração de variáveis ambientais no processo tradicional de projeto de produtos Equilíbrio entre requisitos econômicos e ecológicos durante o desenvolvimento de produtos; Indução de melhorias nas práticas de produção e de consumo; Antecipação de custos ambientais e sociais referentes ao ciclo de vida de produtos.


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