A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: Uma parceria viável

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: Uma parceria viável"— Transcrição da apresentação:

1 ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: Uma parceria viável
A experiência do Colégio Técnico de Campinas da UNICAMP COTUCA Cristina Cimarelli Rubega

2 COTUCA Criado em 1967 com os cursos de MECÂNICA, ELETROTÉCNICA e ALIMENTOS - diurnos. curso de ENFERMAGEM diurno; PROCESSAMENTO DE DADOS, diurno e ELETROTÉCNICA e MECÂNICA, ambos no período noturno. MECÂNICA e ELETROTÉCNICA seqüenciais (QP-IV), no período noturno. 1987- Eletrotécnica transformado no curso de ELETROLETRÔNICA – para diurno e noturno.

3 Curso de PLÁSTICOS e EQUIPAMENTOS MÉDICO-HOSPITALARES – ambos na modalidade QP-IV e no período noturno. Curso de Processamento de Dados passa a ser denominado INFORMÁTICA (QP-IV) no noturno. 1998 – Lei Federal 9.394/96 e Decreto Federal 2.208/97 – Criação do Ensino Médio e separação da organização curricular da Educação Profissional, com matrículas distintas.

4 ENSINO MÉDIO – Apenas para os cursos de Alimentos, Eletroeletrônica (diurno e noturno), Enfermagem, Informática e Mecânica (diurno e noturno). Em 1999 é criado o curso de TELECOMUNICAÇÕES, no período noturno na antiga modalidade QP-IV.

5 A construção de um currículo
Indicação CEE 08/2000 – Diretrizes para Implementação da Educação Profissional de nível Técnico no sistema de ensino do Estado de São Paulo. COTUCA - 2º semestre de 2000 inicia uma ampla reestruturação curricular de seus cursos técnicos simultaneamente com a definição do perfil do seu ENSINO MÉDIO.

6 O modelo utilizado para a construção dos novos currículos foi o de competências e habilidades proposto pela Resolução CNE/CEB 04/99. COTUCA opta pela organização do itinerário formativo dos cursos técnicos em módulos interdependentes com Qualificações Profissionais reconhecidas pela CBO.

7 Professores tiveram ampla liberdade para desenhar seus novos currículos, respeitando as diretrizes da Resolução CNE/CEB 04/99 e Ind. CEE 08/200: Proposição de cargas horárias; Definição das bases tecnológicas; Qualificações Profissionais intermediárias, com base em estudos de mercado realizados na RMC.

8 Ensino Médio, criado em 1998, inicialmente pela separação do antigo Núcleo Comum da Parte Diversificada, passa a desenvolver identidade própria. Fevereiro de ano letivo inicia com os horários do Ensino Médio e do Ensino Técnico definitivamente separados.

9 O currículo do Ensino Médio é estruturado com base na possibilidade aberta pela Resolução CNE/CEB 03/98 de aproveitar até 25% do currículo da Educação Básica com disciplinas profissionalizantes. Entendendo as disciplinas de caráter profissionalizante como tecnologias das diversas áreas do conhecimento que estruturam o currículo do Ensino Médio, foi possível manter,também no período noturno, o Ensino Médio concomitante ao Ensino Técnico no mesmo período e no mesmo horário.

10 2001/2003 – COTUCA revê o foco da sua proposta pedagógica ampliando seus horizontes educacionais.
Disseminar os conhecimentos científicos, tecnológicos e humanísticos com vistas a provocar transformações no indivíduo, através de uma educação voltada para a qualificação profissional, tornando-o apto para uma vida produtiva no mundo do trabalho. Formar profissionais capazes de constante aprendizado, preparados para atuar com princípios éticos exercendo plenamente sua cidadania.

11 Promover ações junto à comunidade social e produtiva, para que, estimulando o estreitamento de relações, se construa uma permanente troca de conhecimentos e informações, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.”

12 COTUCA – Modalidades de ensino oferecidas
Forma de Ingresso Prova classificatória - “vestibulinho” Aluno concorre a uma vaga para um curso técnico.

13 TOTAL DE VAGAS OFERECIDAS
780/ano

14 CURSOS TÉCNICOS CONCOMITANTES AO ENSINO MÉDIO DO COTUCA
Pré-requisito de acesso – EF completo ALIMENTOS- Diurno – 40 vagas ELETROELETRÔNICA- D/N - 80 vagas ENFERMAGEM – Matutino – 40 vagas INFORMÁTICA – Sistemas de Informação e Sistemas de Suporte – Matutino – 40 vagas MECÂNICA – Automação e Controle – D/N - 80 vagas Total de vagas EM - 280

15 CURSOS COM CONCOMITÂNCIA EXTERNA Pré-Requisito - Estar matriculado na 2a série do EM em outra escola. INFORMÁTICA – Programação e Internet - Vespertino/Noturno - 80 vagas PLÁSTICOS - Matutino/Noturno - 70 vagas SEGURANÇA DO TRABALHO - Noturno – 40 vagas Total de vagas: 190

16 CURSOS TÉCNICOS SUBSEQÜENTES Pré-Requisito - Ensino Médio completo
AMBIENTAL – Noturno – 30 vagas ELETROELETRÔNICA – Noturno – 40 vagas ENFERMAGEM – Vespertino – 30 vagas EQUIPAMENTOS MÉDICO-HOSPITALARES – Noturno – 40 vagas MECÂNICA - Automação e Controle - Noturno – 40 vagas TELECOMUNICAÇÕES – Not. – 40 vagas Total de vagas: 220

17 ESPECIALIZAÇÕES DE NÍVEL TÉCNICO Pré-Requisito - Habilitação Técnica
Gestão pela Qualidade e Produtividade – Noturno – 40 vagas Projetos Mecânicos Assistidos por Computador – Noturno – 30 vagas Materiais Metálicos – Noturno – 20 vagas Total de vagas: 90

18 Articulação EM/ET EM articulado aos cursos de: Alimentos Eletroeletrônica – Diurno e Noturno Enfermagem Informática Mecânica – Diurno e Noturno

19 Códigos, Linguagens e suas Tecnologias
Base Nacional Comum Códigos, Linguagens e suas Tecnologias CH Total Língua Portuguesa horas Arte horas Educação Física horas Inglês horas Informática horas

20 Ciências Humanas e suas Tecnologias
CH Total História horas Geografia horas Ética e Cidadania 34 horas

21 Ciências da Natureza e suas Tecnologias
CH Total Física horas Química horas Biologia horas Matemática horas Carga Horária Total da BNC: 2314 horas

22 Algumas disciplinas técnicas do curso no qual o aluno está matriculado completam o currículo do EM.
Aluno cursa essas disciplinas no período do curso técnico. Planejamento dos conteúdos no EM enfoca a formação geral e a área profissional ao qual se vincula.

23 Algumas disciplinas profissionalizantes que integram o Ensino Médio
Meio Ambiente Ética Profissional Anatomia e Fisiologia Humana Projeto de Páginas de Internet Microbiologia Eletricidade Eletrônica Elementos de Organização Industrial e Qualidade Desenho Técnico

24 Atividades Extracurriculares
Visitas Técnicas Visitas Culturais Jogos dos Calouros Palestras para os pais Saraus Lítero-Musicais Semana da Enfermagem Semana do Meio Ambiente

25 Estudo do Meio em Ouro Preto
Entre Amigos – confraternização de alunos e professores Semana de Cultura Popular Semana Nacional do Livro Gincana Semana de Alimentos

26 Organização Didática EM – seriado com disciplinas anuais
ET – modular com disciplinas anuais e/ou semestrais Sistema de avaliação – Nota (0 a 10) Pré-Requisitos – EM e ET Regime de “dependências” Aluno pode adiantar matérias do período subseqüente

27 Professores do COTUCA Formação Continuada
Específica Participação em cursos e eventos (congressos, seminários etc) ligados à área de atuação. Pedagógica Cursos e palestras no COTUCA. Grupos de discussão sobre a prática pedagógica e gestão da sala de aula.

28 Desafios Docentes Transformar conteúdos escolares em conhecimento aplicável à vida dos alunos. Integrar aos conteúdos escolares a ciência e a tecnologia do século XX.

29 Abandonar a prática pedagógica na configuração normativa da racionalidade técnica.
Racionalidade técnica deriva-se da filosofia positivista. Atividade docente tem caráter essencialmente instrumental e é dirigida para a solução de problemas mediante a seleção dos meios técnicos mais apropriados para propósitos específicos.

30 Processo de ensino normativo caracteriza-se por:
1. Ensinar a ciência básica relevante; 2. Ensinar a ciência aplicada relevante; 3. Ensinar as habilidades técnicas e práticas para aprender a aplicar o conhecimento.

31 Adotar configuração da Racionalidade Prática
Problemas do mundo real não se apresentam com estruturas bem definidas. Problemas da vida real são constituídos por uma mistura complexa e mal definida de diversos fatores, que deverão ser organizados em diferentes problemas.

32 A racionalidade prática propõe:
Ensinar através do conhecer-na-ação; da reflexão-na-ação; do conhecimento-na-ação; Decompor uma situação problemática caótica e complexa pelo do reconhecimento e apreciação dos diferentes elementos que a compõem, utilizando diversas ferramentas para emitir julgamentos;

33 Análise de todos os seus aspectos científicos, tecnológicos, ambientais, sociais etc;
Elaboração de soluções técnicas para problemas bem-definidos.

34 Promover a formação continuada do corpo docente com base na racionalidade prática.
Estimular e recompensar o desenvolvimento da habilidade de ensinar. Manter os jovens envolvidos de forma consciente e participativa com o próprio processo de aprendizagem.


Carregar ppt "ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: Uma parceria viável"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google