A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bioética na Formação Profissional Roberto Teixeira Mendes Disciplinas de Temas Longitudinais NUBEM / FCM-UNICAMP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bioética na Formação Profissional Roberto Teixeira Mendes Disciplinas de Temas Longitudinais NUBEM / FCM-UNICAMP."— Transcrição da apresentação:

1 Bioética na Formação Profissional Roberto Teixeira Mendes Disciplinas de Temas Longitudinais NUBEM / FCM-UNICAMP

2 Bioética / formação profissional Bioética Ética Ética Profissional

3 ÉTICA Comportamento Moral (prática) Campo Disciplinar :reflexão (teoria)

4 ÉTICA Pressupõe responsabilidade Livre-arbítrio Consciência Decisão moral

5 ÉTICA PROFISSIONAL Hipócrates : aforismos Corporações de ofício Conselhos e Ordens

6 BIOÉTICA Potter : Ponte para o futuro (1970) Beauchamp e Childress :Princípios (1979)

7 BIOÉTICA : CONTEXTO Movimentos por autonomia ( 68 ) Maior consciência sobre:ciência natureza Corrida espacial Corrida armamentista Pacifismo (Vietnã) Grandes possibilidades de ampliar o bem estar/ grande potencial de infringir o sofrimento Medicina:a era dos transplantes.(Barnard) A quem transplantar? Quando remover os órgãos?

8 BIOÉTICA / ÉTICA MÉDICA Medicina : aprofundamento do modelo tecno-burocrático e empresarial Ensino centrado nos fenômenos biológicos / fisiopatológicos Relatos incríveis (Tuskegee )

9 BIOÉTICA /MEDICINA Sobre-controle: à profissão à pesquisa à ação das instâncias reguladoras Potter:... não podemos deixar o futuro nas mãos dos cientistas, técnicos, engenheiros,médicos......

10 BIOÉTICA Medida humana dos custos do progresso científico Relação adequada entre meios e fins (Franklin Leopoldo e Silva)

11 ÉTICA MÉDICA Relação médico-paciente Relação medicina –sociedade Relações de trabalho-emprego Relações entre colegas e destes com a equipe de trabalho

12 BIOÉTICA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL Apontar a complexidade Insistir na diversidade,na compreensão do outro e na tolerância Evidenciar a provisoriedade dos padrões de julgamento moral ( ex.: reprodução assistida )

13 BIOÉTICA E FORMAÇÃO Diálogo da sociedade com a práxis das profissões Diálogo dos especialistas entre si Diálogo de diferentes campos teóricos e de trabalho em prol do desenvolvimento, com preservação da vida humana,do ambiente e das futuras gerações

14 BIOÉTICA e FORMAÇÃO Pergunta – É possível ensinar bioética ? (não a teoria, mas a práxis profissional engajada e fundamentada em uma bioética radicalmente humana, ampla, inclusiva, dialógica, justa e equitativa, protetora dos dependentes,etc..... ?)

15 Experiência da FCM Estratégia temática :interessar o aluno à partir de sua vivência de assuntos e situações que admitem julgamentos de valor Combinar poucas aulas com discussão de casos e debates em grupos de 30 alunos. Produção de textos de ao redor de 2 laudas Fornecer fundamentos p/ reflexão Bibliografia e sites relacionados

16 ESTRATÉGIA FCM Atividades semanais de 2 horas Os Temas Longitudinais atravessam todo o currículo,do primeiro ao sexto ano A cada momento ( ano-curricular) prioriza-se um aspecto

17 ESTRATÉGIA FCM 1º ano:introdução à ética filosófica ; o Caso Holmes ; apresentação de situações de solução complexa;ética e pesquisa;juramento de Hipócrates ; elaboração de um código de ética da turma. Revisão anual do código da turma

18 FCM 2º ano:introdução à bioética; temas contidos no espectro de reflexão da bioética:morte encefálica; eutanásia ; distanásia ;escolha de sexo ; transplantes ; clonagem ; aborto, etc....

19 FCM 3º ano : código de ética médica ; os conselhos profissionais, sua origem e papel social ; sigilo médico ; transexualismo ; esterilização ; informação genética ; cirurgia estética ; cirurgia fetal.

20 FCM 4º ano:Ética Médica e BioDireito. Introdução à Medicina Legal ; Deontologia Médica. 5º ano : Ética Clínica : observação do trabalho real e das condições de atendimento.

21 TEMAS CANDENTES Double-standard Apropriação e patenteamento da biodiversidade Soja transgênica Conselho de Jornalismo Ordem dos Médicos Conselho Nacional de Bioética Declaração da UNESCO Decisão sobre iterrupção da gestação em anencefalia

22 FINALIZANDO Debate sobre a bioética é uma oportunidade do exercício interdisciplinar e transdisciplinar Há a necessidade de se discutir a ética em pesquisa em todas as áreas, pois toda e qualquer pequisa visa o controle de fenômenos naturais ou a compreensão de fenômenos humanos

23 FINALIZANDO OBRIGADO

24


Carregar ppt "Bioética na Formação Profissional Roberto Teixeira Mendes Disciplinas de Temas Longitudinais NUBEM / FCM-UNICAMP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google