A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curitiba se preocupa com o desenvolvimento pleno de seus cidadãos, assim possuí vários projetos, programas e atividades orientadas para proporcionar condições.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curitiba se preocupa com o desenvolvimento pleno de seus cidadãos, assim possuí vários projetos, programas e atividades orientadas para proporcionar condições."— Transcrição da apresentação:

1 Curitiba se preocupa com o desenvolvimento pleno de seus cidadãos, assim possuí vários projetos, programas e atividades orientadas para proporcionar condições de aperfeiçoamento dos hábitos saudáveis e conseqüente melhoria da qualidade de vida de sua população.

2 PROGRAMAS VIDA SAUDÁVEL CURITIB A TIVA

3 Programa Vida Saudável Secretaria da Saúde Secretaria do Esporte e Lazer Secretaria da Educação Secretaria do Abastecimento Fundação Cultural Fundação da Assistência Social URBS - Diretran Apoio de: escolas, universidades, ONG´s, empresas...

4

5 Atividades Eventos temáticos com atividades específicas Atividades física e esportiva Atividades lúdicas / educativas Atividades de saúde Atividades culturais Avaliação de saúde Avaliação física Avaliação nutricional

6 Atividade física orientada

7

8

9 Teatro de fantoches

10 Brinquedos infláveis

11 Jogos gigantes

12 Jogos educativos orientados

13

14 Alimentação Saudável

15 Atividades de saúde

16 Atividades culturais e atividades especiais

17 Atividades específicas conforme tema do evento

18 Barraca Vida Saudável e Curitib A tiva Realiza avaliações físicas, de saúde e nutricional auto-conhecimento orientação ações educativas estimular hábitos saudáveis para promover a Saúde e melhoria da Qualidade de Vida.

19 Atividades de avaliação – saúde, física e nutricional

20

21 Informação disponível em painéis e folhetos

22 Av. de saúde: Verificação de pressão arterial

23 Av. de saúde: Teste de colesterol e glicemia

24 CuritibAtiva objetivo é a avaliação física da população. – anamnese, – testes físicos –testes antropométricos – orientação sobre a condição individual – indicação de atividade física adequada a cada pessoa.

25 Av. física de adulto e idoso Anamnese e freqüência cardíaca

26

27

28

29 Peso (calculo do IMC)

30 Altura – (calculo do IMC)

31 Flexibilidade

32 Abdominal (resistência muscular localizada )

33

34 Força de membro superior ( dinamometria)

35 Relação cintura-quadril ( adiposidade )

36 Protocolo para a população idosa Avaliar a condição funcional do idoso (8,37% da população tem mais de 60 anos) Composto por cinco testes, que mesuram força e flexibilidade de membros superiores e inferiores como também o equilíbrio estático. Objetivo é traçar o perfil da população idosa do município quanto a sua condição de aptidão física, saúde, hábitos de vida, atividade física e de lazer, que estão diretamente relacionados ao grau de autonomia e conseqüentemente ao padrão de qualidade de vida.

37 Protocolo para a população idosa Em um estudo piloto, foram avaliados 854 idosos entre os meses de março a outubro de Baseados nos resultados dessas avaliações foram intensificados os estudos para configuração definitiva da ficha cadastro de avaliação. Como também possibilitar a construção de valores normativos para a população idosa do município.

38 Avaliação de idosos: flexibilidade

39 Força de braço

40 Equilíbrio (em 30 seg.)

41 Força de pernas (nº de repetições em 30 seg.)

42 Flexibilidade de ombro (em cm)

43 Avaliação final e orientações

44 Avaliação nutricional – bio-impedância

45 Prescrição de dietas

46 Orientação nutricional

47

48

49

50

51

52

53 Dados comparativos da pop. feminina /ativa e não ativa

54 Dados comparativos da pop. masculina /ativa e não ativa

55 LINHA DO LAZER ônibus adaptado para carregar diversão acadêmicos de Educação Física e técnicos da SMEL locais pré agendados, como: Associações de Moradores, unidades pediátricas de hospitais, escolas especiais, asilos, creches e unidades do Projeto Piá Atividades sócio-recreativas e educativas adaptadas à clientela dos locais visitados. A Linha do Lazer foi uma iniciativa pioneira da Prefeitura Municipal de Curitiba e funciona desde De lá para cá, os atendimentos foram diversificados e seu número é de aproximadamente pessoas.

56 Linha do Lazer A alegria da Páscoa vai chegar mais cedo para moradores de asilos e crianças internadas em hospitais da cidade. A equipe da Linha do Lazer, da Prefeitura, preparou uma programação especial para levar diversão e arte a idosos em asilos e meninos e meninas que estão em pediatrias. Nesta terça-feira (06) a visita vai acontecer às 9 horas da manhã, no Hospital do Trabalhador, no Portão. Lá, as crianças vão assistir a uma animada apresentação de fantoches, sobre o verdadeiro sentido da Páscoa. Os estagiários de Educação Física, que fazem parte do programa, vão promover oficinas de máscaras e brincar com as crianças. Antes da festa acabar, os pequenos vão receber como presente, bichinhos de pelúcia. À tarde a visita acontece no Lar Santa Cruz e Stela Munhoz. O grupo da Prefeitura vai levar carinho e animação para os idosos. Além de diversão, eles vão receber chocolates

57 DIA ESPECIAL DE LAZER

58 CATES Centro de Aprimoramento de Talentos Esportivos programa se destina a crianças e jovens de 7 a 14 anos, de ambos os sexos Visa proporcionar atividades de iniciação esportiva, otimizando o desenvolvimento das inter-relações psicossociais e dos aspectos biofísicos, valorizando a cultura esportiva e oportunizando a descoberta de talentos esportivos.

59 Futuros talentos aprendem a bater um bolão no Cates Publicado em: 11/04/ :00 O estudante Washington César Santos Júnior, de 16 anos, quer ser um grande jogador de futebol. Como o pai, que atuou em times como Corinthians, Fluminense e Atlético. Para realizar o sonho, toda terça e quinta ele entra em um ônibus que o leva até o Centro Politécnico, onde treina a seleção do Centro de Aprimoramento de Talentos Esportivos (Cates), programa da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer que atende 15 mil crianças de 6 a 16 anos de idade, 90% delas de baixa renda

60 LEI DO INCENTIVO AO ESPORTE DECRETO N o 824 Art. 1 o As entidades civis sem fins lucrativos, inclusive os clubes sociais, poderão ter redução até 100% (cem por cento) do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU, relativamente aos imóveis de sua propriedade, cuja utilização seja vinculada às suas atividades essenciais, a título de incentivo, desde que comprovado o investimento em esporte e no social, conforme o disposto no Código Tributário Municipal e neste regulamento.

61 Políticas Pública para Proporcionar momentos e espaços de lazer para o cidadão Oferecer atividades que podem proporcionar alegria e agregar valores humanos. Proporcionar condições de reflexão, prazer, alegria, diversão e ocupação individual e coletiva, Despertar sentimentos agradáveis que ajudam na formação de uma cidadania cada vez mais solidária. Uma Cidade com mais Esporte,mais Lazer, mais Saúde é uma CuritibAtiva é uma Curitiba Saudável

62


Carregar ppt "Curitiba se preocupa com o desenvolvimento pleno de seus cidadãos, assim possuí vários projetos, programas e atividades orientadas para proporcionar condições."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google