A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LUGAR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LUGAR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES"— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E A FUNÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DAS COMUNICAÇÕES

2 LUGAR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
É constituinte da sua profissionalização ao lado: da sua valorização social e das condições adequadas de trabalho.

3 IMPORTÂNCIA Garantia à sociedade a qualidade do seu exercício profissional no desempenho da função pública do professor; a concepção da educação como bem público confere ao Estado a responsabilidade do exercício do direito da educação contínua.

4 RELAÇÕES: A EDUCAÇÃO E AS TIC
As abordagens pedagógicas podem beneficiar-se das tecnologias da informação e das comunicações como conseqüência do seu “uso” no contexto educacional, particularmente, da formação inicial ou contínua do professor. É o esperado.

5 IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO EDUCAÇÃO E TICS
Discutir o lugar das TIC em suas relações com a educação e em termos dos benefícios esperados na formação inicial e contínua do profissional da educação é pertinente, no momento, em que se identifica:

6 nas universidades públicas;
no MEC; na vida social.

7 Desafio aos sistemas educativos
Capacidade dos sistemas educativos responder às “exigências da sociedade contemporânea”.

8 PARADOXO Investimentos consideráveis nas escolas em equipamentos informáticos e na formação dos professores; investimentos para a solução dos problemas cruciais e constantes da educação.

9 Neste contexto paradoxal, o lugar das TIC nos sistemas educativos:
alguns benefícios não conduzindo a reais modificações do processo de aprendizagem; outros benefícios, portadores de mudanças fundamentais.

10 Benefícios de efeitos aparentes na relação da integração educação e TIC:
o acesso à internet, permite aceder a uma grande quantidade de informações superficiais; acesso à informação no processo de aprendizagem não passa além de um compartilhamento de informações;

11 o recurso informático e didático pedagógico limitando-se a procura da informação leva a pergunta sobre a pertinência deste instrumento didático relativamente a outros materiais didáticos mais convencionais;

12 O não atendimento à certas exigências, entre elas:
as relativas à democratização ao acesso e à distribuição dos recursos dos equipamentos na escola; o desenvolvimento do “saber fazer” tecnológico, a alfabetização informática, com imaginação e criatividade, visando a transformação das práticas educativas;

13 Nestes casos há forte limitação do impacto pedagógico decorrente do uso das TIC; não ocorrem nestas situações as modificações da prática docente visando a transformação do processo de aprendizagem. As abordagens pedagógicas, centradas sobre a comunicação direta das informações difundidas pelas TIC,caracterizam-se por uma concepção de educação instrucional, homogeinizadora, massificadora e bancária.

14 Para ocorrer mudanças fundamentais nas práticas educativas, como benefício do uso das TIC há exigência da transformação da informação em conhecimento, o que exige reconstrução ativa pelos atores do processo educativo. Mais claramente: os dispositivos tecnológicos devem ancorar-se sobre uma abordagem pedagógica que conduz os atores no processo pedagógico/didático à construções significativas, críticas.

15 Conclusão: a seleção dos dispositivos tecnológicos é estritamente condicionada a natureza das decisões pedagógico/didáticas. Tal seleção é dirigida, guiada, pelos modelos pedagógicos que colocam os atores em situação de responsabilidade, tomadas de decisão ou de controle, que lhe permitirão desenvolver pensamentos autônomo, criador e aberto à iniciativa;

16 devem ocorrer, nessa situação, confrontações com o ambiente, seja através de um dispositivo técnico, casos de simulação, seja com os humanos, através de relação privilegiada com tutor ou o grupo dos pares; as TIC devem integrar-se às diferentes disciplinas, em uso aberto e coordenado, no lugar de um uso fechado em disciplinas específicas.Tal decisão permitirá trabalhar no currículo a transversalidade e a interdisciplinariedade.

17 Essa concepção de integração educação/TIC exige reorganização, bastante fundamental, do sistema educativo.Ela pressupõe mudanças: na organização disciplinar; na estrutura dos currículos; no papel dos professores.

18 A educação, em sua relação com as tecnologias da informação e das comunicações, coloca-se face a um grande desafio: apropriar-se das TIC ou sucumbir a sua sedução.

19 A formação contínua é uma das necessidades fundamentais para concretude do exercício profissional do professor, porém se resultante de decisões equivocadas em seus princípios e diretrizes, torna-se forte componente das condições de precarização do trabalho docente.


Carregar ppt "LUGAR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google