A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Hábitos Noturnos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Hábitos Noturnos"— Transcrição da apresentação:

1 Programa Hábitos Noturnos
Coral Verdadeira e Coral Falsa

2 Coral Verdadeira FILO:Chordata CLASSE:Reptilia ORDEM:Squamata
SUBORDEM:Serpentes FAMÍLIA: Elapidae

3 Características: Comprimento: até 2 m Cabeça oval Ovípara (põe ovos)

4 As verdadeiras apresentam grande distribuição geográfica inclusive no Brasil, sendo as mais encontradas: Micrurus frontalis e Micrurus corallinus, essas entre as mais venenosas. Os hábitos desta cobra são noturnos, vivem embaixo de folhas, galhos, pedras, buracos, troncos ocos, etc. Vivem de 8 a 10 anos.

5 Dentição: Proteróglifas (protero = dianteiro) - possuem presas anteriores sulcadas, em maxilares imóveis, o que lhes permite inocular o veneno. A coral verdadeira, serpentes marinhas, najas, são exemplos de serpente com esta dentição.

6 Efeitos do Veneno: Dor local. Náuseas e dores corporais.
Após algumas horas o veneno mata a pessoa, pois ataca o sistema nervoso central. Por tanto em caso de acidente deve-se procurar assistência médica imediata.

7 Em caso de acidente o que NÃO fazer:
Não corte o local da picada: O sangramento poderá se agravar. Não faça torniquete: Fazendo o torniquete, poderá ocorrer gangrena no local, levando a consequências graves como o amputamento do membro. Não coloque remédios caseiros sobre a picada, isso causará a infecção do local e pode irritar ainda mais o ferimento. Não permita que a vítima fique agitada, se movimente ou corra, pois isso pode fazer com que o veneno se espalhe pelo corpo.

8 Falsa Coral Filo: Chordata Classe: Reptilia Ordem: Squamata
Sub Ordem: Serpentes Família: Colubridae

9 Características: Comprimento: até 1,10m. Ovípara (põe ovos).
De coloração vermelho, preto e amarelo.

10 A Coral Falsa é uma espécie solitária e noturna
A Coral Falsa é uma espécie solitária e noturna. Alimenta-se de roedores e cobras menores, as vezes comendo filhotes de aves. Utiliza-se de sua aparência muito semelhante a Coral Verdadeira para afugentar predadores. Pode, inclusive, imitar alguns hábitos da verdadeira para este fim. Sua picada apenas causa dor local.

11 Dentição: Proteróglifas (protero = dianteiro) - possuem presas anteriores sulcadas, em maxilares imóveis, o que lhes permite inocular o veneno.

12 Como se prevenir de acidentes com cobras:
Não trabalhar ou andar descalço em jardins; Não mexer em buracos no chão ou em paredes; Olhar bem para o chão quando estiver caminhando; Ter cuidado ao manusear montes de folhas, capim seco e mato; Lugares onde aparecem muitos roedores são os melhores para as cobras se alimentarem; Mantenha jardins e quintais limpos, não deixe perto de casa restos de materiais de construção; Só ande em regiões de matas com botas até os joelhos e calças compridas. Não ataque esses animais, nem procure importuná- los. Eles o atacarão apenas ao sentirem-se ameaçados.

13 Não se fie pelo ditado: "Vermelho com amarelo perto,fique ligado.Vermelho com preto ligado,pode ficar sossegado.“ A única maneira de diferenciar, com certeza a Coral Verdadeira da Coral Falsa é analisando a dentição. Ao avistar uma cobra procure afastar-se.

14 Bibliografia www.animalnet.com.br
sidade-animal-da-algumas.html m verdadeira_30.html coral-erythrolamprus-aesculapii.html Todos acessados em 25/07/2012.


Carregar ppt "Programa Hábitos Noturnos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google