A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reflexos da Qualidade da Informação na Cadeia Logística.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reflexos da Qualidade da Informação na Cadeia Logística."— Transcrição da apresentação:

1 Reflexos da Qualidade da Informação na Cadeia Logística

2 Introdução Informação é muito mais que mera transmissão de dados Mais importante até que a velocidade com que transmitimos a informação é a qualidade do que transmitimos como INFORMAÇÃO Tão importante quanto a informação externa é a informação interna Estes fatos são de conhecimento geral, porém com grande frequência são desconsiderados

3 Tópicos Restrições e impossibilidades O que fazemos e o que vendemos Impacto dos erros de informação

4 Restrições Restrições externas típicas –Qualidade / Inovação (o que o mercado está disposto a comprar) –Tecnologia –Custos (o quanto o mercado está disposto a pagar) –Oscilações de demanda (flexibilidade) –Agilidade (lead times curtos) –Concorrência

5 Restrições Restrições internas típicas –Capacidade (como otimizar o uso das estruturas) –Custos (como permitir o retorno adequado do capital investido) –Especialização de mão-de-obra –Lead times de aquisição –Lead times de produção –Lead times de distribuição –Investimentos

6 Impossibilidades –Otimizar os elos da cadeia sem adequada informação Transporte (inclusive internacional) –Custo de contratação –Lead time de trânsito Mão-de-obra (principalmente especializada) –Contratação / Dispensa –Treinamento Estrutura fabril –Instalações físicas (prédios e equipamentos) –Instalações tecnológicas (sistemas de suporte, informática, comunicação) Demanda de energia elétrica Aquisição de comodities Desconsideração dos lead-times envolvidos

7 Impossibilidades –Investimento sem retorno –Sobrevivência sem lucro –Fazer a qualquer custo. Atender a qualquer preço.

8 O Que Fazemos? –Mudamos o planejamento a todo instante –Utilizamos alternativas com frequência e sem medir as consequências à curto e médio prazos (internas e externas) –Sobrecarregamos as estruturas ou as temos ociosas –Mantemos estoques para compensar variações (processo e produtos acabados) –Perdemos materiais por obsolescência –Aumentamos os custos para reduzir os lead-times Atendemos a qualquer preço

9 O Que Vendemos? Custos enxutos –Ocupação de capacidade superior a 85% –Custos de transportes otimizados –Custos de importação otimizados (fretes marítimos, cargas consolidadas) –Custos de aquisição otimizados Flexibilidade Qualidade Lead-times próximos de zero

10 Impactos dos Erros de Informação Externa Dificuldade de visualização do mercado Aumento dos custos de aquisição Inadequação da capacidade produtiva Aumento dos custos de produção Aumento dos custos de distribuição (atendimento) Aumento dos estoques Aumento da obsolescência Redução do nível de atendimento ao Cliente Dificuldades para aumento de preço

11 Impactos dos Erros de Informação Interna Dificuldade na percepção de problemas Falhas na abordagem de problemas Redução da eficiência produtiva Aumento dos custos de produção Aumento dos custos de distribuição (atendimento) Aumento dos estoques Aumento da obsolescência Redução do nível de atendimento ao Cliente Dificuldades competitivas

12 Objetivo Atingir o melhor ponto de equilíbrio Lead-time x custo x estoque x atendimento x investimento x....


Carregar ppt "Reflexos da Qualidade da Informação na Cadeia Logística."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google