A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Segunda Edição Professora Doutora Marieta Lúcia Machado Nicolau.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Segunda Edição Professora Doutora Marieta Lúcia Machado Nicolau."— Transcrição da apresentação:

1 Segunda Edição Professora Doutora Marieta Lúcia Machado Nicolau

2 É um programa presencial com forte apoio de mídias interativas, que atende às diretrizes da LDB, PNE e CEE Dirigido a professores em exercício do ensino infantil e ensino fundamental, com formação em nível médio ou que não tenham licenciatura plena Expede diploma de nível superior (licenciatura plena), com validade nacional PEC - MUNICÍPIOS

3 Motivação LDB – artigo 62 e PNE – meta 18 parceria Estado/SEE e UNDIME experiência e avaliação positiva das edições anteriores do PEC – Formação Universitária articulação política da UNDIME-SP

4 LDB Artigo 62 A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em nível de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação.... Artigo 81 É permitida a organização de cursos ou instituições de ensino experimentais, desde que, obedecidas as disposições desta Lei. Principais razões

5 Conselho Estadual de Educação - Deliberação 12 e 13/ Deliberação 33/2003

6 PNE – Meta 18 Garantir, por meio de um programa conjunto da União, dos Estados e Municípios, que, no prazo de dez anos, 70% dos professores de educação infantil e de ensino fundamental (em todas as modalidades) possuam formação específica de nível superior, de licenciatura plena em instituições qualificadas.

7 Números do PEC-Municípios 4633 alunos-professores 41 municípios envolvidos 49 locais 125 turmas Educadores envolvidos: –300 educadores que acompanham todo o Programa –300 Especialistas com participação específica

8 Carga Horária Carga horária total: 3300 horas, assim distribuídas: horas de aulas 456 horas de atividades complementares (trabalho de pesquisa – escrita da monografia de final de curso, semana presencial e escrita de memórias) 360 horas de Vivências Educadoras na escola (prática de ensino) 800 horas de experiência prévia na docência, nos termos do Artigo 61 da LDB (nº 9.394/96)

9 Certificação Curso de graduação em nível Superior Diploma de Licenciatura Plena Dá direito a exercer a docência nas séries iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil Validade nacional Confere direito a continuidade de estudos (pós graduação, outras graduações e habilitações)

10 Matriz curricular básica Módulo Introdutório de Informática Módulo I O PEC – Municípios: as dimensões reflexiva, ética e experiencial do trabalho do professor Módulo II Formação para a docência escolar: cenário político-educacional atual, conteúdo e didáticas das áreas curriculares Módulo III Currículo: espaço e tempo de decisão coletiva

11 A metodologia do PEC-Municípios envolve o uso de mídias interativas e de tecnologia avançada em comunicação e informação mediante a utilização das seguintes modalidades de atividades: Teleconferência Videoconferência Trabalho monitorado Atividade Programada Atividades Presenciais nos campi das Universidades Modalidades de atividades ( 1)

12 Tipos de atividades (2) Módulos interativos Vivências Educadoras Oficinas Culturais Escrita de Memórias Desenvolvimento de pesquisa e escrita de monografia – trabalho de conclusão de curso (TCC)

13 Vivências Educadoras (1) Prática de ensino nas escolas: É o espaço de formação dos professores como investigadores e produtores de conhecimento sobre o currículo e sua prática pedagógica Corresponde ao estágio necessário para cumprimento da carga horária do curso

14 Vivências Educadoras (2) Está previsto o desenvolvimento de 10 Vivências Educadoras, que devem ser realizadas nas escolas da rede pública em que os alunos-professores atuam e também em outras complementares É fundamental a mediação das Secretarias Municipais junto às escolas da rede para garantir o acesso dos alunos-professores aos locais do desenvolvimento das vivências educadoras

15 Trabalho de Conclusão de Curso Envolve o processo de desenvolvimento de pesquisa que se inicia com a aprendizagem que ocorre durante as vivências educadoras Exige o levantamento e análise de dados da sua realidade Tem o acompanhamento dos professores- orientadores e dos tutores

16 Educadores envolvidos no Projeto Aluno Professor da rede Professores-assistentes Videoconferencistas Professor-tutor Professor-orientador Teleconferencistas

17 TELECONFERÊNCIA 01 CONFERENCISTA VIDEOCONFERÊNCIA 01 DOCENTE POR CIRCUITO ATIVIDADES VIA INTERNET 03 ASSISTENTES POR CIRCUITO REDE DINÂMICA do PEC TODOS OS ALUNOS CIRCUITO 200 ALUNOS (ATÉ 5 TURMAS) 40 ALUNOS 01 TUTOR POR TURMA TRABALHO MONITORADO

18 100 Ambientes de Aprendizagem em 75 municípios do Estado de São Paulo Central de Operações do Programa nas instalações da Rede do Saber 14 Ambientes de Ensino nas universidades parceiras e SEE Geração de Teleconferências REDE do SABER

19 100 ambientes de aprendizagem espalhados em todo estado Capital e Grande SP localidades na Capital 09 localidades na GSP 07 localidades no Interior

20 Características de um ambiente de aprendizagem Ambientes descentralizados: Sala de Videoconferência – 40 pessoas Lab. de Computadores – 40 pessoas Sala de Estudos – 40 pessoas Biblioteca básica Estrutura de recepção de Teleconferência via satélite

21 Modalidades de atividades VIDEOCONFERÊNCIA

22 AMBIENTE AMBIENTE AMBIENTE ESTÚDIO TELECONFERÊNCIA Modalidades de atividades

23 Estrutura de Viabilização do PEC Municípios FDEFDE Municípios Res.SE 58/02 Parceria UNDIME SEE-SP Res.SE 58/02 Parceria UNDIME SEE-SP Gestão FCAV Gestão FCAV Universidades Distribuição de materiais Impressão Geração de teleconferências Logística Capacitação e Suporte Capacitação e Suporte Supervisão e Orientação Docentes Matrícula Responsabilidade Acadêmica Responsabilidade Acadêmica

24 Dúvidas Central de Operações do Programa Fones / / – ead.org.br


Carregar ppt "Segunda Edição Professora Doutora Marieta Lúcia Machado Nicolau."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google