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Professora Doutora Marieta Lúcia Machado Nicolau

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Apresentação em tema: "Professora Doutora Marieta Lúcia Machado Nicolau"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Doutora Marieta Lúcia Machado Nicolau
Segunda Edição Professora Doutora Marieta Lúcia Machado Nicolau

2 PEC - MUNICÍPIOS É um programa presencial com forte apoio de mídias interativas, que atende às diretrizes da LDB , PNE e CEE Dirigido a professores em exercício do ensino infantil e ensino fundamental, com formação em nível médio ou que não tenham licenciatura plena Expede diploma de nível superior (licenciatura plena), com validade nacional

3 Motivação LDB – artigo 62 e PNE – meta 18 parceria Estado/SEE e UNDIME
experiência e avaliação positiva das edições anteriores do PEC – Formação Universitária articulação política da UNDIME-SP

4 Principais razões LDB Artigo 62
“A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em nível de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação .... “ Artigo 81 É permitida a organização de cursos ou instituições de ensino experimentais, desde que, obedecidas as disposições desta Lei.

5 Conselho Estadual de Educação
- Deliberação 12 e 13/2001 - Deliberação 33/2003

6 PNE – Meta 18 “ Garantir, por meio de um programa conjunto da União, dos Estados e Municípios, que, no prazo de dez anos, 70% dos professores de educação infantil e de ensino fundamental (em todas as modalidades) possuam formação específica de nível superior, de licenciatura plena em instituições qualificadas.”      

7 Números do PEC-Municípios
4633 alunos-professores 41 municípios envolvidos 49 locais 125 turmas Educadores envolvidos: 300 educadores que acompanham todo o Programa 300 Especialistas com participação específica

8 Carga Horária Carga horária total: 3300 horas, assim distribuídas:
1.684 horas de aulas 456 horas de atividades complementares (trabalho de pesquisa – escrita da monografia de final de curso, semana presencial e escrita de memórias) 360 horas de Vivências Educadoras na escola (prática de ensino) 800 horas de experiência prévia na docência, nos termos do Artigo 61 da LDB (nº 9.394/96)

9 Certificação Curso de graduação em nível Superior
Diploma de Licenciatura Plena Dá direito a exercer a docência nas séries iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil Validade nacional Confere direito a continuidade de estudos (pós graduação, outras graduações e habilitações)

10 Matriz curricular básica
Módulo Introdutório de Informática Módulo I O PEC – Municípios: as dimensões reflexiva, ética e experiencial do trabalho do professor Módulo II Formação para a docência escolar: cenário político-educacional atual, conteúdo e didáticas das áreas curriculares Módulo III Currículo: espaço e tempo de decisão coletiva

11 Modalidades de atividades (1)
A metodologia do PEC-Municípios envolve o uso de mídias interativas e de tecnologia avançada em comunicação e informação mediante a utilização das seguintes modalidades de atividades: Teleconferência Videoconferência Trabalho monitorado Atividade Programada Atividades Presenciais nos campi das Universidades

12 Tipos de atividades (2) Módulos interativos Vivências Educadoras
Oficinas Culturais Escrita de Memórias Desenvolvimento de pesquisa e escrita de monografia – trabalho de conclusão de curso (TCC)

13 Vivências Educadoras (1)
Prática de ensino nas escolas: É o espaço de formação dos professores como investigadores e produtores de conhecimento sobre o currículo e sua prática pedagógica Corresponde ao estágio necessário para cumprimento da carga horária do curso

14 Vivências Educadoras (2)
Está previsto o desenvolvimento de 10 Vivências Educadoras, que devem ser realizadas nas escolas da rede pública em que os alunos-professores atuam e também em outras complementares É fundamental a mediação das Secretarias Municipais junto às escolas da rede para garantir o acesso dos alunos-professores aos locais do desenvolvimento das vivências educadoras

15 Trabalho de Conclusão de Curso
Envolve o processo de desenvolvimento de pesquisa que se inicia com a aprendizagem que ocorre durante as vivências educadoras Exige o levantamento e análise de dados da sua realidade Tem o acompanhamento dos professores-orientadores e dos tutores

16 Educadores envolvidos no Projeto
Aluno Professor da rede Professores-assistentes Videoconferencistas Professor-tutor Professor-orientador Teleconferencistas

17 DINÂMICA do PEC TODOS OS ALUNOS REDE CIRCUITO
TELECONFERÊNCIA 01 CONFERENCISTA REDE VIDEOCONFERÊNCIA 01 DOCENTE POR CIRCUITO ATIVIDADES VIA INTERNET 03 ASSISTENTES POR CIRCUITO CIRCUITO 200 ALUNOS (ATÉ 5 TURMAS) 01 TUTOR POR TURMA TRABALHO MONITORADO 40 ALUNOS

18 REDE do SABER 100 Ambientes de Aprendizagem em 75 municípios do Estado de São Paulo Central de Operações do Programa nas instalações da Rede do Saber 14 Ambientes de Ensino nas universidades parceiras e SEE Geração de Teleconferências

19 100 ambientes de aprendizagem espalhados em todo estado
05 localidades na Capital 09 localidades na GSP 07 localidades no Interior 05 09 Capital e Grande SP

20 Características de um ambiente de aprendizagem
Ambientes descentralizados: Sala de Videoconferência – 40 pessoas Lab. de Computadores – 40 pessoas Sala de Estudos – 40 pessoas Biblioteca básica Estrutura de recepção de Teleconferência via satélite

21 Modalidades de atividades
VIDEOCONFERÊNCIA

22 Modalidades de atividades
TELECONFERÊNCIA AMBIENTE AMBIENTE ESTÚDIO AMBIENTE

23 Estrutura de Viabilização do PEC Municípios
Res.SE 58/02 Parceria UNDIME SEE-SP FDE Logística Capacitação e Suporte Matrícula Gestão FCAV Universidades Docentes Impressão Responsabilidade Acadêmica Distribuição de materiais Supervisão e Orientação Geração de teleconferências

24 Central de Operações do Programa
Dúvidas Central de Operações do Programa Fones / /


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