A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Esta pesquisa se destina ao estudo sobre

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Esta pesquisa se destina ao estudo sobre"— Transcrição da apresentação:

1 Esta pesquisa se destina ao estudo sobre
Origem e Conseqüências da falta de tempo

2 O que exatamente queremos saber:
Como teve início este processo de pressa interminável em que vivemos? Quais são as conseqüências que esta correria tem na vida dos seres humanos? Quais são as possibilidades que temos de viver de forma mais saudável e menos estressante.

3 Pressa.... Segundo o mini Houaiss
Necessidade de fazer algo rápido; urgência Rapidez, velocidade Falta de calma para fazer algo; afobação

4 Como tudo começou  Na sociedade tradicional, predominantemente rural, não havia uma separação entre as várias esferas da vida do homem. Os locais de trabalho ficavam próximos quando não se localizavam na própria moradia e a produção obedecia ao ciclo natural do tempo e ao ritmo do homem. O termo lazer não era caracterizado, mas era fundido de uma forma integral e linear do dia-dia das pessoas. (MARCELLINO N. C, 1996, p 55).     A introdução da maquinaria fez com que houvesse uma reestruturação na organização do processo produtivo, que conseqüentemente afetou a vida dos trabalhos de forma drástica e radical, inclusive o lazer do trabalhador. O homem segue hoje o tempo das máquinas. O tempo se tornou sinônimo de dinheiro, e o ócio se tornou sinônimo de "pecado".

5 Antes da Revolução Industrial o homem e sua família faziam o seu próprio tempo e trabalhavam apenas para o seu sustento. Com a inovação dos processos produtivos, o indivíduo passa a trabalhar para pagar aquilo que ele mesmo ajuda a produzir.

6 Cada vez o homem conhece mais produtos que despertam seu espírito consumista e para adquiri-los ele precisa trabalhar mais, e para trabalhar mais ele precisa ser mais qualificado,e para isso ele precisa estudar mais e a única solução que resta é abrir mão do tempo de descanso e lazer com a família e os amigos. Como um círculo vicioso seus filhos nascem aprendendo que precisam ter este ou aquele brinquedo e no futuro estas crianças seguirão o mesmo caminho percorrido por seus pais com o agravante que haverão ainda mais produtos no mercado e eles terão que espremer ainda mais o seu tempo já tão pequeno.

7 Decidimos iniciar esta pesquisa por percebermos que fazemos parte desta sociedade que corre o todo tempo, sem saber exatamente onde pretende chegar. Descobrimos que precisamos urgentemente repensar nossos objetivos para o futuro. Desta maneira estudamos as conseqüências desta louca maratona.

8 Conseqüências da falta de tempo
Não fazer coisas que dão prazer Má alimentação Irritabilidade Doenças degenerativas Não ficar com a família Não passar um tempo com os amigos fazendo nada Não fazer escolhas corretas Descobrir que é tarde demais

9 Dicas para uma vida mais tranqüila
Não se torne vítima do tempo e repense seus objetivos de vida; recupere a capacidade de perceber, de olhar com tranqüilidade e a não funcionar somente no automático; observe a linha tênue entre a sua colaboração e a sua subjetividade; atenção às prioridades; o lazer precisa ser algo a se aproveitar e não algo para ser consumido. Atenção às finanças pessoais.

10 Áreas pesquisadas Durante a pesquisas visitamos várias áreas do conhecimento e pudemos absorver informações preciosas de cada uma delas. História – Quando pesquisamos as origens Física – Com a Ressonância Schumann Geografia – A relação do homem com o meio em que vive e a sociedade Antropologia – O comportamento do homem sob pressão Matemática – Para os cálculos de tempo disponível ou não Filosofia – Quando pensamos sobre nossa própria vida Biologia – Durante o estudos dos males causados ao corpo humano Psicologia – Nas pesquisas sobre a doença da pressa Artes – Quando descobrimos que existem músicas que falam sobre o assunto Entre outras


Carregar ppt "Esta pesquisa se destina ao estudo sobre"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google