A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Novas Tecnologias e Ensino de Ciências DIRCEU DA SILVA Faculdade de Educação UNICAMP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Novas Tecnologias e Ensino de Ciências DIRCEU DA SILVA Faculdade de Educação UNICAMP"— Transcrição da apresentação:

1

2 As Novas Tecnologias e Ensino de Ciências DIRCEU DA SILVA Faculdade de Educação UNICAMP

3 Objetivos: Apresentar algumas possibilidades de uso das novas tecnologias e seus congêneres no Ensino de Ciências Analisar de forma críticas esses usos

4 Quando falamos de Novas Tecnologias o que vem à mente? Computador? Internet? Multimídia Software? Variações do mesmo tema, apoiados pelo computador

5 Por exemplo: Todos concordam que: Um Micro Computador com processador Pentiun 4 de 2,4Ghz, com todas as parafernália que se pode ter, tem um projeto do seu hardcore moderno e inovador, não? NÃO projeto da concepção do processador é de Von Newmann de 1958!

6 Não somos tão modernos assim! Há uma carga de fetiche no uso ou na posse desses equipamentos. Urge uma análise mais crítica de possibilidades, para que não se tenha investimentos sem necessidade e que oneram o Estado, sem a finalidades educacionais.

7 Alguns Princípios básicos: 1. Computador não substitui o professor; 2. Não é solução para os problemas didático-pedagógicos; 3. Não é necessário o último modelo para fazer coisas interessantes; 4. Softwares estão muito aquém do que preconizamos como pedagogicamente aceitáveis; 5. Uso do computador sem uma base de reflexão teórica, dos processos de ensino, pode ser puro fetiche.

8 modelo de ensino Três premissas sobre o processo de aprendizagem: aprender é construir significados; não se lê a realidade como ela se apresenta; compreender algo significa construir significados, pois os fragmentos isolados são esquecidos rapidamente; tudo que se aprende depende dos conhecimentos que já se tinha antes.

9 Partir do conhecimento que o aluno já possui Na área de Ciências Naturais são muito marcantes as concepções prévias (espontâneas ou alternativas), que os alunos possuem antes mesmo do processo de ensino Essa concepções não estão disponíveis a qualquer tempo Há necessidade de elaborar atividades que permitam explicita-las Criar um clima de investigação, através de uma atividade que pode ser expressa por um problema aberto

10 Quando se cria um clima de investigação o computador pode vir a ser uma ferramenta muito útil Nesse sentido, há muitas coisas que o computador pode vir a auxiliar a realização 1. Uso de sensores para coleta automática de dados

11 Estes dispositivos conseguem fazer medidas em intervalos de tempo muito reduzidos (1/ s) e assim, podem ler certos valores que em condições normais seria muito difícil de se obter. Outra possibilidade é a coleta de dados de forma continuada. Pode-se programar os dispositivos para coletar informações ao longo de vários dias, podendo analisar-se um processo de forma mais dinâmica. Há sensores para medir-se, radiação ultravioleta, infravermelho, luz visível, PH, taxa de oxigênio e de CO 2, nível sonoro, umidade, temperatura, movimento, vibrações, distâncias, pressão, radiação ionizante, campo magnético, cor, intensidade de corrente elétrica, ddp. etc..

12 electronmicroscopy/magnify1/index.html 2. Uso de applets para simulação on line. applets, são pequenos programas editados em linguagem JAVA, que simulam situações dinâmicas em tempo real. Poderíamos dizer, que estes são figuras dinâmicas que apresentam certas simulações. Podem ser usadas, dentro de limite, para ilustrar certas situações, de forma muito melhor que uma imagem. Pode-se simular o teste de hipóteses que muitas vezes, não pode ser feitas em laboratórios.

13 3. Softwares simuladores Os programas simuladores estão sendo editados, principalmente para uso em ambientes profissionais, como na indústria eletrônica (http://www.anacom.com.br/iprodutos.html). Estes simuladores, conseguem reproduzir certas condições de funcionamento e de operação, como no caso dos projetos em eletrônica, sem danificar componentes caros e de forma mais rápida que a montagem de um circuito. Estes softwares têm sido usados em cursos de Engenharia e de formação de técnicos de nível médio com muita freqüência. Para o ensino de Física, há um software já tradicional, o Interactive Physics, que simula diversas situações da dinâmica (http://www.krev.com/products/ip.html).

14 4. Levantamento de informações e de dados sobre certos fenômenos Localizadores na Internet Para o Professor: Há vários sites que contém publicações interessantes sobre a área de ensino de Ciências, por exemplo: 5. Tratamento de dados:

15 Um rápido exemplo: Ensino da diferenciação dos conceitos de calor e temperatura na disciplina Física, nível médio Atividade: Primeiramente responda nesta folha, individualmente e em seguida reúna-se com o seu grupo para discutir as respostas e buscar explicações com maior consenso possível. Como atividade propomos que você responda as questões abaixo individualmente: I- Relacione abaixo os aparelhos e/ou dispositivos que podem ser usados em uma cozinha residencial, destinados a provocar aquecimento. II.- Agrupe-os e explique como eles funcionam.

16 Essa atividade provoca um conflito: A explicação do forno de microondas (FMO), não pode ser feita com os modelos usados para explicar os aquecedores elétricos e por combustão Essa situação provoca um impasse, pois normalmente alunos do nível médio, não conhecem o funcionamento do forno de microondas. Usando o computador

17 Levantamento das características dos FMO, em sites da Internet Estudo do comportamento da partículas de um corpo, quando aquecido applets Realização de experiências sobre aquecimento, pois aparecem hipóteses contrárias, sobre o processo de aquecimento no FMO A. Coleta de dados com sensores (ou) B. medidas com termômetros comuns e tratamento de dados com Softwares aplicativos. Pesquisa na Internet sobre o desenvolvimento dos conceitos.


Carregar ppt "As Novas Tecnologias e Ensino de Ciências DIRCEU DA SILVA Faculdade de Educação UNICAMP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google