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Formação continuada de Professores
Profª Drª Clarete Paranhos da Silva (SEE / SP - Supervisora de Ensino) Profª Lúcia Helena W. B. de Souza (SEE / SP - Dirigente Regional de Ensino) Diretoria de Ensino – Região de Campinas Oeste
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FORMAÇÃO Oficina Pedagógica Alguns projetos (Teia do Saber / Oficina)
Papel dos gestores SARESP
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OFICINA PEDAGÓGICA Criação em 1987 – CENP Substitui equipe de monitores existentes trabalho mais sistematizado, ordenado e ampliado apoio da supervisão destinadas a atividades de capacitação em serviço e orientação técnica de forma descentralizada
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OFICINA PEDAGÓGICA Contexto – anos 80:
fortalecimento e ampliação da autonomia da escola e das instâncias locais de administração do ensino redefinição de papéis da administração centralizada esta assumiria funções estratégicas, de monitoramento, de avaliação de resultados
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OFICINA PEDAGÓGICA descentralização e a participação na gestão dos serviços oferecidos pelo poder público, dos quais a educação é o mais expressivo criação das OPs nesta década vem ao encontro das mudanças no papel do Estado e nas formas de gestão pública antecede série de reformas educacionais mais profundas anos 90
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OBJETIVOS propor e oferecer meios (atividades e materiais) para ensinar o professor a ensinar promoção de espaços de trocas e experiências entre os professores novas situações de ensino-aprendizagem que envolvem um alto grau de participação do professor
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OBJETIVOS adequar as diretrizes pedagógicas instituídas pelo sistema como um todo à realidade e necessidades locais funcionaria como um espaço de captação das necessidades e problemas das escolas
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OBJETIVOS maior aproximação entre as diretrizes pedagógicas da SEE/SP (orientações relativas aos conteúdos / organização do currículo / práticas de sala de aula) e as escolas atender necessidades de aperfeiçoamento dos docentes das escolas públicas espaço para maior participação das U.E. na definição dos conteúdos e métodos de capacitação de seu pessoal
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OBJETIVOS capacitar os professores da rede estadual
uma vez que se apontava como um dos principais fatores pelos altos índices de evasão escolar, de repetência e da baixa proporção de concluintes justamente a falta de preparo do professor para adequar a prática de sala de aula às características de alunados heterogêneos.
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OBJETIVOS Promover encontros e cursos visando à capacitação e o aperfeiçoamento da formação do educador Possibilitar a reflexão e troca de experiências entre professores da rede estadual de educação, de uma mesma escola ou de professores de um mesmo componente curricular Possibilitar a discussão e estudo de metodologias alternativas para diversos componentes curriculares
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OBJETIVOS Oferecer orientação técnica e recursos didáticos que apóiem o professor na sua atividade docente Dinamizar o trabalho pedagógico através de projetos especiais tais como confecção de jornal, exposições, bancos de textos, etc. Facilitar ao professor a localização, o empréstimo e a produção de material pedagógico
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Assistentes Técnico-Pedagógicos- Currículo da Educação Básica
a) Alfabetização b) Linguagens e Códigos Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Arte e Educação Física c) Ciências da Natureza e Matemática Ciências Físicas e Biológicas, Física, Química, Biologia e Matemática d) Ciências Humanas História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Psicologia
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Dificuldades enfrentadas
Trabalhar de forma integrada com a supervisão Contornar a falta de recursos financeiros e humanos Adaptar-se às muitas mudanças advindos da troca de governo, secretários e dirigentes
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Teia do Saber / Oficina Bolsa mestrado Ensino Médio em Rede
Letra e vida Progestão Educação ambiental Ensinar e Aprender Ensino religioso Filosofia Números em ação / trilha de letras
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Papel dos gestores no processo de formação continuada
SUPERVISORES Acompanhamento da escola Aproximação órgãos centrais com a escola Orientação / Intervenção nos projetos Mediação Órgãos centrais Formação em conjunto com a OP
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Papel dos gestores no processo de formação continuada
DIRETOR DE ESCOLA Gestão da escola projeto pedagógico Formação Ações administrativas Relações professores / alunos / pais
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Papel dos gestores no processo de formação continuada
PROFESSOR COORDENADOR Auxiliar na elaboração do PP Assegurar integração de atividades pedagógicas, articulando ações dos docentes Acompanhar a execução e avaliação das ações propostas pela escola no PP
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Papel dos gestores no processo de formação continuada
Planejar e coordenar o desenvolvimento dos trabalhos na escola participação ativa, rotineira e diretamente nas HTPCs Acompanhar o trabalho dos professores subsídios para prática docente
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Papel dos gestores no processo de formação continuada
Analisar, com os professores, resultados da avaliação de desempenho A partir dos resultados registrar e divulgar avanços, identificar dificuldades, propor alternativas de superação Coordenar, acompanhar e avaliar atividades de recuperação da aprendizagem e demais projetos
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Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo)
2007 fim de novembro para alunos de 1ª, 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio de todo o Estado Realizado desde 1996 essencial para avaliar o rendimento escolar dos alunos acertar caminhos e projetar alterações, se necessárias
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SARESP É importante que o Saresp seja comparável a outras avaliações verificar metas e resultados Além disso, precisa ser comparável a ele mesmo a cada ano 2007 será comparável ao de 2008
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SARESP O Saresp 2007 será utilizado para avaliar o rendimento de escolas e dos seus profissionais A divulgação dos resultados do Saresp 2007 acontecerá no início de 2008, para que as escolas utilizem os dados na semana de planejamento pedagógico para o ano letivo
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