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Educação Pública: perspectivas para Mato Grosso Universidade Federal de Mato Grosso.

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Apresentação em tema: "Educação Pública: perspectivas para Mato Grosso Universidade Federal de Mato Grosso."— Transcrição da apresentação:

1 Educação Pública: perspectivas para Mato Grosso Universidade Federal de Mato Grosso

2 Universidade Pública O que entendemos por perspectiva?

3 Perspectiva Latim: PERSPECTIVUS (perspecto + perspício) Perspecto = olhar até o fim, examinar atentamente Perspício = olhar através, ver bem, olhar atentamente, reconhecer claramente Dicionários de filosofia :“Uma antecipação qualquer do futuro: projeto, esperança, ideal, ilusão, utopia. Dicionário Aurélio: “Arte de representar os objetos sobre um plano tais como se apresentam à vista” Perspectiva = ENFOQUE, POSSIBILIDADE Vamos falar de perspectiva como esperança no futuro

4 Universidade Pública O que entendemos por Educação Pública? Qual origem? Dever de quem? Pacto Político

5 Educação Pública e o Ensino Superior Universidade Pública Acesso à universidade Expansão universitária Educação a distância Formação de professores Articulação com a Educação Básica Qualidade

6 Universidade Pública O contexto brasileiro que influencia a Educação Pública

7 Mudança no perfil e localização da população Natalidade declinante e envelhecimento Melhora ambiente socioeconômico: salário mínimo, taxa de desemprego, gasto social PIB, pobreza (diminuiu), criação de empregos formais, aumento da renda do trabalho Re-estruturação

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9 Sudeste Centro-Oeste Norte Nordeste

10 Novo conceito de desenvolvimento (FIB)Novo paradigma tecnológico Quebra da onda neo liberalNova geopolítica (mundo mais multi-polar)Novo padrão energético (crise do petróleo)Novo padrão de consumo“Novas” relações do trabalho Emergência de Novo Paradigma: Crises

11 Mudança Fundamental

12 Baixa escolaridade da maioria da população: baixo IDEB, baixo gasto com a educação Sistema de C & T ainda em formação, com baixo crescimento do investimento Sistema tributário Insuficiência consciência ambientalProblemas

13 Desafios e compromissos sociais da Educação Superior Pública em Mato Grosso Compromisso com a Educação Básica (formação inicial e continuada) Compromisso com a formação de recursos humanos para o país Compromisso com a pesquisa e extensão Compromisso com a inovação para as empresas

14 Universidade Pública Formação de professores e a Articulação com a Educação Básica

15 Perspectiva para Educação Pública em Mato Grosso A Intensificação da articulação da Educação Básica e o Ensino Superior UFMT Educação Básica

16 “A qualidade do ensino depende da qualidade dos professores” (Ministro Fernando Haddad, 2008) Ao comentar dados relativos a função docente na Educação Básica divulgados pelo INEP

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18 Desarticulação entre disciplinas de conteúdos específicos e as de conteúdo pedagógico; Pouca articulação entre as realidades da universidade e da escola. Alguns velhos problemas na formação inicial de professores

19 A pesquisa na área de Educação aponta que, geralmente, os professores têm sido mal preparados para analisar e enfrentar a realidade escolar, a complexidade e a singularidade do fazer docente.

20 O rompimento com o modelo que prioriza a teoria em detrimento da prática (Racionalidade Técnica) NÃO PODE significar um currículo de formação profissional que supervaloriza a prática em detrimento da formação teórica. IMPORTANTE

21 Que professores queremos formar? Vivenciamos atualmente um processo mundializado de REFORMAS CURRICULARES que atinge todos os níveis de formação. Neste contexto é importante nos posicionarmos frente às seguintes interrogações: Trabalharemos na perspectiva da mudança ou na perspectiva da continuidade e/ou re- acomodação dos modelos vigentes de formação de professores?

22 NÃO é suficiente para alocá-los no espaço próprio da educação escolar A formação inicial de docentes NÃO é suficiente para alocá-los no espaço próprio da educação escolar, suprindo a Educação Básica com profissionais qualificados. exercício profissional Essa distorção entre formação e exercício profissional põe em questão o papel social que tal formação está a cumprir.

23 Universidade Educação Básica O que garante a articulação entre a Universidade e a Educação Básica na perspectiva de cumprir esse papel social?

24 Educação Básica Extensão Ensino Pesquisa UFMTCULTURA

25 -Pesquisa – investigações nos programas de pós-graduação / pesquisas oriundas das áreas de ensino das licenciaturas -Ensino – estágio supervisionado, UAB/PARFOR/NEAD, CURSO LCNM, APOSTILAMENTO DE ESPANHOL etc. -Extensão: Projeto Canoa, SemiPEQ, dentre vários outros UFMT

26 Programas Institucionais: PIBID, Prodocência (envolvimento dos docentes das licenciaturas com a escola), Novos Talentos, Escola Ativa, Tutoria, Monitoria FORUM Estadual de Educação ORIENTAÇÕES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BASICA BOLETIM DAS LICENCIATURAS Programa Nacional de Educação

27 VOCAÇÃO VOCAÇÃO – desde a sua criação em 1970, a UFMT tem como uma das suas principais políticas a FORMAÇÃO DE PROFESSORES. OUSADIA OUSADIA – proposição de formatos diferenciados de licenciatura. COOPERAÇÃO, CONFIANÇA e HARMONIA – relacionamento com secretarias de educação. PESQUISA PESQUISA - na área de Formação Docente para a Educação Básica/Mestrado Profissionalizante (tendência) ARTICULAÇÃO DE GRUPOS ARTICULAÇÃO DE GRUPOS – entre professores das licenciaturas. UFMT

28 Necessidade de uma mudança na formação de professores no século XXI Avanços no século XX   crítica à racionalidade técnico-formativa   análise dos modelos de formação;   Crítica à organização da formação de cima para baixo   Análise das modalidades que provocam maior ou menor mudança   Formação próxima às instituições educativas   Maior teorização sobre o tema

29 Não podemos negar que os contextos sociais e educativos que condicionam todo ato social e, portanto, a formação, mudaram muito.

30 Reconhecemos uma falta de limites das funções do trabalho docente, dos quais se exige resolver os problemas derivados do contexto social

31 A EDUCAÇÃO CHEGOU AO TOPO Educação

32 críticas sociais O aumento de solicitações e competências no campo da educação com a consequente intensificação do trabalho docente (fazemos muitas coisas e, por vezes, muito mal feitas), colocando a educação no topo das críticas sociais.

33 As críticas sobre a educação pública são muitas, mas não podemos negar que existe um sistema em funcionamento, formando e informando a parcela mais numerosa e menos privilegiada da sociedade, gerando substanciais impactos em termos de acúmulo de conhecimentos e inserção no contexto social e produtivo, sem notadamente receber da grande mídia os necessários registros de positivação do processo educacional público. (Pesquisador Elias Barbosa)

34 Obrigada! Profa. Irene Cristina de Mello Univesidade Federal de Mato Grosso www.ufmt.br icmello@terra.com.br www.ufmt.br icmello@terra.com.br


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