A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá-Tecnópolis Indagações e Perplexidades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá-Tecnópolis Indagações e Perplexidades."— Transcrição da apresentação:

1 Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá-Tecnópolis Indagações e Perplexidades

2 aceitei convite verbal preparei minha apresentação no final de semana na segunda-feira recebi o programa detalhado, especificando o tema da mesa redonda Inseri alguns slides, mas aproveitei a oportunidade para apresentar minhas dúvidas

3 A INCIT não é subordinada à UNIFEI, mas criada por um convênio envolvendo, além da academia, o governo, o empresariado e o sistema S Sua motivação inicial, entretanto, tem tudo a ver com a fixação na região de parte do capital intelectual gerado na UNIFEI, que tradicionalmente era quase todo exportado!

4 A maioria das consultas e projetos incubados vem da UNIFEI, que está criando internamente um extenso sistema de pré- incubação O ambiente de incentivo ao empreendedorismo criado pela INCIT é considerado rote razão para o apoio que a UNIFEI dá à incubadora Muitos projetos vem de outras áreas, alguns até querendo aproveitar o apoio e a grife da UNIFEI

5 Concordam com uma definição de incubadora tal como: Incubadoras são ambientes onde esforço e dinheiro, público ou de entidades, é gasto com negócios particulares na expectativa de que o sucesso dos negócios gerados traga uma compensação muito superior ao investimento feito ?

6 Neste caso, não devem os negócios gerados ser muito competitivos? exibirem diferenciais inovadores? exibirem competência em negócios?

7 Que indicadores de sucesso deveriam ser usados? A taxa de crescimento dos negócios, em faturamento? A taxa de criação de novos modelos e/ou produtos? O porcentual de Investimento em P&D/ faturamento? O número de patentes requeridas/ obtidas?

8 Algumas entidades tem proposto usar como indicadores: a geração de receita a geração de postos de trabalho a estabilidade dos negócios mas, neste caso, não seria melhor incentivar franquias?

9 Poluição Humana e Poluição Social: Fala-se muito em Poluição Humana, que é a poluição causada ao meio ambiente pela humanidade É importante também lembrar a Poluição Social, que consiste nos prejuízos causados em alguns segmentos sociais pelas ações de outros segmentos

10 Negócios que falham causam perda de posições de trabalho e prejuízos. Isto destrói valor, pressionando o estoque de recursos disponíveis para o desenvolvimento da comunidade onde está o negócio que falhou: Desempregados dependerão de recursos públicos (salário-desemprego, SUS,...) ou da ajuda de familiares e amigos Prejuízos eliminam recursos O mercado também encolhe, já que haverá menos dinheiro para comprar

11 Empresas que buscam competitividade pela redução de custos despedindo pessoal criam grupos de desempregados, com conseqüências semelhantes Se a competitividade gera crescimento, para quem a produção adicional será vendida? Para os empregados das empresas que não procuraram ser mais competitivas demitindo?

12 Podemos concluir que as incubadoras, gerando empresas que devem crescer rapidamente, aumentando sua produtividade sem a necessidade de eliminar posições de trabalho e com risco muito menor de falharem, estarão contribuindo para a redução da Poluição Social em suas comunidades?

13 Como assegurar que geradores de inovações criem negócios vitoriosos? –Procurando treiná-los para serem bons empresários e/ou gerentes? –Ou será melhor incentivar os geradores de inovações a dividirem tarefas em seus negócios? Incentivando-os a se associarem com pessoas experientes em negócios/ gerenciamento? Incentivando-os a terceirizarem a gestão do negócio? Incentivando-os a vender a inovação?

14 Que critérios usar para selecionar as melhores propostas? O conteúdo inovador? A tecnologia envolvida? A composição do grupo empreendedor? A forma que propõe completar as competências faltantes? Como evitar os interessados apenas em dinheiro fácil?

15 Dúvidas! Dúvidas!! MUITO OBRIGADO José Abel Royo dos Santos jabel@incit.com.br www.incit.com.br


Carregar ppt "Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá-Tecnópolis Indagações e Perplexidades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google