A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unicamp 40 anos: no rastro da sua memória Silvia F. de M. Figueirôa ( Depto. de Geociências Aplicadas ao Ensino/IG Unicamp ) Neire do R. Martins ( Sistema.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unicamp 40 anos: no rastro da sua memória Silvia F. de M. Figueirôa ( Depto. de Geociências Aplicadas ao Ensino/IG Unicamp ) Neire do R. Martins ( Sistema."— Transcrição da apresentação:

1 Unicamp 40 anos: no rastro da sua memória Silvia F. de M. Figueirôa ( Depto. de Geociências Aplicadas ao Ensino/IG Unicamp ) Neire do R. Martins ( Sistema de Arquivos da Unicamp )

2 Projeto Memória Científica e Tecnológica da Unicamp Objetivo: unir as iniciativas do SIARQ e de outros sistemas de informação já existentes, como o de bibliotecas, centros de documentação e de instâncias administrativas, bem como congregar profissionais de vários órgãos internos, como docentes, profissionais da informação e alunos, para que, num esforço conjunto, proponha ações que sistematizem o registro, o acesso e a preservação dos seus documentos científicos, quer pelo estabelecimento de normas e padrões, quer pela criação de soluções integradas de tecnologias de informação.

3 Objetivos propor uma política específica de gestão integrada de documentos científicos para a Universidade; subsidiar as ações de preservação, proteção e acesso ao patrimônio documental, na defesa dos interesses da Universidade e dos direitos da comunidade acadêmica; subsidiar as ações de preservação da memória da Universidade, protegendo seu acervo arquivístico para servir como referência, informação ou fonte de pesquisa científica.

4 Projeto Memória Científica e Tecnológica da Unicamp O que é C & T? Produtos basta guardar impressos e arquivos selecionados Processos e práticas documento tem que permitir a reconstrução do contexto em suas múltiplas e complexas facetas, e não estar isolado

5 Características da UNICAMP Pós-graduação = 127 cursos Pesquisa = 1.042 linhas de pesquisa Graduação = 58 cursos Extensão = 1.311 cursos e disciplinas Arquivos científicos e registros da produção acadêmica: desarticulados e dispersos (Fonte: Anuário 2006)

6 Vertentes de ações do projeto 1. Arquivo científico, tecnológico e artístico retrospectivo: visa identificar, reunir e tratar documentos científicos das primeiras décadas da Universidade, para formar um arquivo de informações e documentos em vias de desaparecimento. 2. Produção científica, tecnológica e artística atual: visa estabelecer a política de gestão de documentos científicos p/ permitir a captura, descrição e acesso sistemático e contínuo de documentos e de informações contemporâneas de modo integrado entre unidades de informação e de gestão acadêmica.

7 Metodologia Divulgação e sensibilização da comunidade acadêmica sobre a necessidade de se preservar a memória da Universidade e de se estabelecer política de gestão de documentos científicos e ações para acesso e preservação integradas; Criação de um grupo de trabalho multidisciplinar, com representantes do Sistema de Arquivos, para diagnosticar a situação e preparar propostas de política e de ações para submeter às instâncias superiores da Universidade; Diagnóstico da situação dos arquivos científicos existentes; dos sistemas eletrônicos de referência e de documentos, das normas formais e informais que sustentam os procedimentos de gestão de documentos na Universidade.

8 Grupo de Trabalho Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa – IG e CONSUL/SIARQ Neire do Rossio Martins - AC/SIARQ Iara Lis Franco Schiavinatto - IA José Ranali - FOP Laura Sterian Ward - FCM Rosa Inês Costa Pereira - PRPG Paulo Mazzafera - PRP Edson Françozo - CLEHC Valéria dos Santos Gouveia Martins - SBU/BC Lêda Santos Ramos Fernandes - SG Maria Cristina Ferraz de Toledo - RTV UNICAMP Márcia Aparecida Marques Silveira - AC/AP - SIARQ

9 Reuniões do GT

10 Alguns resultados Alguns resultados Site do projeto http://www.unicamp.br/siarq/publicacoes/memoria_cientifica.html http://www.unicamp.br/siarq/publicacoes/memoria_cientifica.html 03 Fóruns: – Memória Científica: preservação e gestão documental (06/maio/04) – Arquivos médicos e pesquisa científica (06/out/05) – Comunicação Científica: Produção e divulgação (11/maio/06) Recolhimento de documentos científicos ao Arquivo Permanente (décadas 1960-70) 3.454 dossiês de docentes/pesquisadores 13.496 dossiês de projetos (FAEP e PIBIC)

11 Resultados - vertente 1 1. Composição de equipe técnica no AC/SIARQ: 2 bolsistas SAE; 2 estagiários de História e 1 técnico do Arquivo Permanente; 1. Levantamento do acervo científico do AC/SIARQ: – 3.454 dossiês de docentes/pesquisadores – 13.496 dossiês de projetos (FAEPEX e PIBIC) – 524 Programas de cursos/disciplinas – 526 Concurso de docente

12 Inclusão de instrumentos de pesquisa no Sistema PESQUISARQH 5.118 inventários de projetos de pesquisa (FAEPEX) 05 Catálogos e 09 Inventários de Arquivos Pessoais 83 histórias biográfica de cientistas e descrição de 639 itens documentais Levantamentos históricos – Site Unicamp Ano 40 www.ano40.unicamp.br Projeto cientistas pioneiros – levantamento e elaboração de 83 históricos biográficos

13 Vertente 2 - diagnóstico Andamento do GT – 4 reuniões identificação de atividades e tipos documentais de interesse para a memória científica, tecnológica e artística da UNICAMP; exemplo da sistematização dos resultados – Tabela Diagnóstico Estamos refletindo sobre eventuais mudanças e adaptações do conjunto de normas vigentes.

14 Resultados - Vertente 2 Levantamento de atividades e tipos documentais de interesse científico produzidos pela Unicamp; – 18 Atividades – 58 Tipos documentais

15 Conclusões - O desafio que se coloca a curto e médio prazo é o de promover um amplo processo de conscientização da comunidade acadêmica da Unicamp, de modo a implantar rotinas de gestão documental que garantam a preservação de sua memória científica, tecnológica e artística.


Carregar ppt "Unicamp 40 anos: no rastro da sua memória Silvia F. de M. Figueirôa ( Depto. de Geociências Aplicadas ao Ensino/IG Unicamp ) Neire do R. Martins ( Sistema."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google