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Profª Dra. Rosana Giaretta Sguerra Miskulin LAPEMMEC/CEMPEM/FE – UNICAMP Ambientes Computacionais.

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2 Profª Dra. Rosana Giaretta Sguerra Miskulin LAPEMMEC/CEMPEM/FE – UNICAMP Ambientes Computacionais na Exploração e Construção de Conceitos Matemáticos no Contexto da Formação Reflexiva de Professores CEMPEM

3 QUESTÃO INVESTIGATIVA DA PESQUISA/FAPESP Investigar um processo de formação de professores que busca utilizar, de forma reflexiva e exploratória, ambientes computacionais no contexto do trabalho docente em Matemática. significa

4 Elucidar aspectos teórico-metodológicos sobre o processo de formação de uma nova cultura profissional, a qual passa a incorporar a criação e implementação de cenários interativos de aprendizagem colaborativa e conhecimento compartilhado. significa ainda Investigar se a apropriação dessa nova cultura, pelos professores, possibilita a utilização plena e consciente da tecnologia na construção e representação de conceitos matemáticos no contexto tecnológico.

5 PRESSUPOSTOS TEÓRICO- METODOLÓGICOS PESQUISA/FAPESP FORMAÇÃO DE PROFESSORES Cultura profissional Imbernón (1994) – La Formación y el Desarrollo Profesional del Professorado – Hacia una nueva cultura profesional. Profissionalização da função docente e a formação de uma nova cultura profissional. A Epistemologia da Prática Docente Fiorentini et al (1997) Cartografias do Trabalho Docente Hargreaves (2001) - Teaching as a Paradoxical Profession Cultura Escolar - Pérez Gómez (2001) Fiorentini et al.(2003) - Formação de Professores de Matemática. APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR COMPUTER- SUPPORTED COLLABORATIVE LEARNING (CSCL) - Santoro, F., et al (1999), Barros (1994 ), JONASSEN, D. H. (1996), Maddux, C. D., Johnson, D. L., Willis, J. W. (1997) e outros. Construção e Representação de Conceitos Matemáticos no Contexto Tecnológico Dimensão Semiótica do Conhecimento – (Modelo Triádico – SIGNO / Peirce citado por Santaella, 1996), NOTH, W. (1995) e outros.

6 OBJETIVOS DA PESQUISA/FAPESP Oferecer pressupostos teórico-metodológicos para uma formação reflexiva e consciente aos futuros professores e professores em exercício da área de Educação Matemática a respeito da compreensão e da utilização da Tecnologia no contexto educacional. Propiciar elementos didático-cognitivos para o design de ambientes interativos baseados nas Tecnologias de Informação e Comunicação – ambientes computacionais de Simulação, Tutoriais, Resolução de Problemas, Linguagem de Programação, AVI Constructor (Animação), ScrenCam, E-Team, Internet, Inspiration, TelEduc, entre outros. Fornecer elementos teórico-metodológicos para a elaboração de uma Linha de Pesquisa que integre a Educação Matemática e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TDCEM).

7 DINAMISMO METODOLÓGICO DA PESQUISA NO CONTEXTO TECNOLÓGICO Pluralismo Tecnológico LAPEMMEC Investig. Const/Repres Conhecimento Design Cenários Alunos/Fut. Profs. Professores Alunos Professores Sala de aula Implement. Cenários Aprend.

8 AMBIENTES COMPUTACIONAIS JONASSEN, D. H. (1996), Maddux, C. D., Johnson, D. L., Willis, J. W. (1997)

9 Cenários de Aprendizagem Baseados na Tecnologia Contexto Educacional dimensões Ambientes computacionais que apóiam o ensino presencial e ambientes computacionais de educação a distância; Proposta educacional condizente com os objetivos Alunos/expectativas/anseios Atuação do professor / mediar o processo educativo.

10 ESCOLAS Pública/Particular PESQUISA/LAPEMMEC/FAPESP ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES / CURSOS GRADUAÇÃO / PÓS-GRADUAÇÃO / FE / UNICAMP PÓS- GRAD.GRADUAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO

11 QUESTÃO INVESTIGATIVA PESQUISA/ESCOLAS Como utilizar de forma crítica e consciente a tecnologia no processo educacional, de modo a propiciar cenários de aprendizagem compatíveis com as tendências atuais do processo educativo e com os anseios e necessidades dos alunos? OBJETIVO GERAL Proporcionar aos educadores aspectos teórico- metodológicos a respeito da implementação da tecnologia no contexto educacional e suas influências na prática pedagógica.

12 IMPLEMENTAÇÃO DA PESQUISA NAS ESCOLAS AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO AMBIENTE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - TELEDUC NA CONSTITUIÇÃO DE CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Profª Dra. Rosana G. S. Miskulin, Profª Mariana da Rocha C. Silva e Prof. Joni A. Amorim OBJETIVO familiarizar os alunos com o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) em uma comunidade virtual TelEduc que propicie a colaboração na constituição do conhecimento matemático.

13 `SEXTASÉRIE`SEXTASÉRIE

14 Atividade da NASA (National Aeronautics and Space Administration) Conceitos matemáticos trabalhados em um Ambiente de Educação a Distância Futura profissão / Matemática

15 ESCOLA SÍTIO /E-TEAM Profas. Rosana G. S. Miskulin e Fabiana Fiorezi de Marco A INTERATIVIDADE NO PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MEDIADO PELO AMBIENTE COMPUTACIONAL E-TEAM

16 OBJETIVOS / E-TEAM / COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA Estabelecer uma interação através de um ambiente computacional de comunicação eletrônica – E-TEAM, no qual os alunos ( 4ª série do ensino fundamental) pudessem: Interagir com alunos de graduação/Licenciatura em Matemática/LAPEMMEC / CEMPEM / FE / UNICAMP. Vivenciar diferentes estratégias de resolução de problemas, utilizando soluções icônicas, com símbolos e desenhos, criando um ambiente favorável à investigação, construção, apropriação e à comunicação de idéias e conceitos matemáticos. RESOLUÇÃO / PROBLEMAS / E-TEAM

17 IMPLEMENTAÇÃO PESQUISA / ESCOLA PÚBLICA/SITES EDUCATIVOS

18 PROJETOS/MAT/GEOMETER SKETCHPAD

19 Projeto Interdisciplinar no ambiente computacional Inspiration – MAPAS CONCEITUAIS / professores da área de exatas/ peça teatral a ser apresentada em uma escola/ Ensino Fundam. e Médio.

20 Implementação da pesquisa com profs. Utilização do ambiente A Cultura Profissional no Contexto da Educação a Distância Profª Rosana G.S. Miskulin Profª Mariana R. C. Silva 1º e 2º semestres de 2003 Objetivo: Familiarização de ambientes de comunicação eletrônica, ambientes de educação a distância, e software educativos, objetivando a criação de contextos favoráveis à aprendizagem colaborativa e ao conhecimento compartilhado.

21 EP155 -Pedagogia GRADUAÇÃO/FE/UNICAMP EL 654 Licenciatura/Mat.

22 Uso de Jogos Computacionais Educativos Via Internet na Educação Matemática – Jean Piton – Projeto Formel Profa. Dra. Maria Angela Miorim, P XVII Prêmio Jovem Cientista Novas Metodologias para a Educação/categoria Estudantes (2001) Uso de Jogos Computacionais Educativos Via Internet na Educação Matemática – Jean Piton – Projeto Formel Profa. Dra. Maria Angela Miorim, P rimeiro lugar do XVII Prêmio Jovem Cientista, na temática Novas Metodologias para a Educação/ categoria Estudantes (2001) C onstruções geométricas, rotação e translação. DIDÁTICA DA MAT.

23 Fundamentos Teórico- Metodológicos sobre Ambientes Computacionais na Educação Matemática Profª Rosana G.S. Miskulin Profª Anna Regina L.Moura Monitora: Mariana da Rocha 2º semestre de 2002 IMPLEMENTAÇÃO/PESQUISA / PÓS-GRADUAÇÃO A Dimensão Semiótica da Tecnologia na Educação e na Educação Matemática Profª Rosana G.S. Miskulin Profª Anna Regina L.Moura Monitora: Mariana da Rocha 2º semestre de 2003

24 PÓS-GRADUAÇÃO AMBIENTES COMPUTACIONAIS

25 ESTUDO DOS PROCESSOS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMA MEDIANTE A CONSTRUÇÃO DE JOGOS COMPUTACIONAIS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL Profa. Fabiana Fiorezi de Marco, Orientação e Co-Orientação: Profa. Dra. Anna Regina Lanner de Moura e Profa. Dra. Rosana Giaretta Sguerra Miskulin

26 O software COMA permite a autoria para Internet; a esquerda, mapa conceitual e, abaixo, página HTML associada a um dos conceitos do mapa Desenvolvimento / software educacional /Mapas Conceituais Joni de Almeida Amorim

27 Considerações Finais O estudo da potencialidade de ambientes computacionais na formação de professores, fundamenta-se no pressuposto teórico-metodológico de que a relação com a tecnologia pode potencializar a capacidade de reflexão do professor, sobre seus processos de pensamento. Essa relação pressupõe também a construção de novos processos de aprendizagem relacionados a uma nova cultura profissional, que se estabelece mediante a integração das diferentes tecnologias no ensino. Nesse enfoque, a intervenção do formador se amplia na busca de novas estratégias e na criação de novos caminhos que possam favorecer a reconstrução da prática pedagógica do professor no uso da tecnologia no contexto educacional.

28 Os objetivos da Pesquisa LAPEMMEC estão sendo alcançados, uma vez que estamos fornecendo caminhos para uma investigação sobre como projetos interativos de aprendizagem colaborativa, baseados em ambientes computacionais e informacionais – Simulação, Tutoriais, Resolução de Problemas, Linguagem de Programação, AVI Constructor (Animação), TelEduc, ScreenCam, entre outros –, fundamentados em uma concepção teórico- metodológica. Podem resgatar, através da Formação Reflexiva de Professores, uma nova cultura profissional, uma nova lógica que está se impondo através da introdução e da disseminação da tecnologia no contexto social e educacional.

29 A escolha de um ambiente computacional Relaciona-se a diversos aspectos teórico/ metodológicos vinculados a uma filosofia educacional em que se acredita e se postula, a uma metodologia educacional e ainda aos objetivos que se quer alcançar no desenvolvimento de assuntos relacionados a diferentes áreas do conhecimento (Miskulin, 1999). A criação e/ou a escolha de um ambiente computacional

30 Dimensões da Pesquisa Interatividade dos alunos / professores inseridos em uma plataforma de educação a distância – TelEduc. Aprendizagem colaborativa e sua potencialidade na constituição do conhecimento compartilhado. Presença Social - Percepção do aluno/professor como uma pessoa real em uma comunicação mediada pela tecnologia.

31 APRENDIZAGEM COLABORATIVA E CONHECIMENTO COMPARTILHADO CONTEXTO TECNOLÓGICO SÓ SERÁ POSSÍVEL - sincronismo MEDIAÇÃO PROFESSOR AMBIENTES COMPUTACIONAIS INTERATIVOS ALUNOS/PROFS ANSEIOS NECESSIDADES

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