A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paula Costallat Cantão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paula Costallat Cantão"— Transcrição da apresentação:

1 Paula Costallat Cantão
Lipídios Paula Costallat Cantão

2 Lipídios Características: Insolubilidade em água;
Solubilidade em certos solventes orgânicos (álcool, acetona, etc.); Possuem moléculas apolares (sem carga elétrica); Não possuem afinidade com a água.

3 Constituição Ácidos Graxos:
Longas cadeias carbônicas que apresentam um grupo carboxila (-COOH) em uma das extremidades.

4 Divisão dos Ácidos Graxos
Ácidos Graxos Saturados: Átomos de carbono unidos por ligações simples. Característica: consistência sólida à temperatura ambiente. Exemplo: gorduras

5 Divisão dos Ácidos Graxos
Ácidos Graxos Insaturados: Átomos de carbono unidos por ligações duplas. Característica: consistência líquida à temperatura ambiente. Exemplo: óleos

6 Divisão

7 Divisão

8 Divisão

9 Lipídios Classificação: - Glicerídios; Ceras; Esteróides;
Fosfolipídios; Carotenóides.

10 Classificação Glicerídios:
Compostos por uma molécula de álcool glicerol + 1,2 ou 3 moléculas de ácidos graxos (3= Triglicerídios) através de ligações do tipo Éster.

11 Ligação Éster

12 Glicerídios

13 Classificação Ceras (cerídios): Altamente insolúveis em água.
Plantas: revestimento de cera (diminui a perda de água na transpiração das folhas – impermeabilidade). Animais: cera das abelhas (material de construção de colméias); cerúmen (cerume) do ouvido.

14 Classificação Esteróides:
Colesterol e diversos hormônios sexuais ( testosterona, progesterona e estrógeno).

15 Esteróides

16 Colesterol Colesterol: Importante na construção das membranas celulares (menos em plantas e bactérias). Sintetizado no fígado (70%) e absorvido no intestino (30%).

17 Colesterol Lipoproteínas: proteínas sanguíneas encarregadas do transporte de diversos lipídios. LDL (ruim): lipoproteína de baixa densidade HDL (bom): lipoproteína de alta densidade

18 Colesterol LDL (ruim): lipoproteína de baixa densidade (é o responsável por transportar o colesterol do fígado, até as células de vários outros tecidos, trazendo vários danos aos vasos sanguíneos. O LDL é diretamente relacionado as doenças cardíacas). É também o responsável por promover o depósito da gordura nas paredes das artérias e corresponde a 75% do total do colesterol em circulação.

19 Colesterol HDL (bom): lipoproteína de alta densidade (é capaz de absorver os cristais de colesterol, que são depositados nas artérias (sg), removendo-o das artérias e transportando-o de volta ao fígado para ser eliminado). Excretado na bile ou sais biliares. É chamado de “bom colesterol”, pois, uma vez que o indivíduo possui níveis elevados deste tipo de colesterol, ele pode se tornar benéfico, reduzindo o risco de doenças do coração.

20 Aterosclerose Deposição de lipídios nas paredes das artérias, com perda de elasticidade. Consequências: Doenças Cardiovasculares Infarto AVC

21 Aterosclerose

22 Classificação Fosfolipídios: Principais componentes da membrana celular. (Glicerídio + Grupo fosfato)

23 Classificação Carotenóides:
Pigmentos de cor vermelha, laranja ou amarela. Plantas: Ajudam no processo de fotossíntese Caroteno (cenoura): matéria prima para a produção de vitamina A (precursora do retinol) visão.  A coloração característica do salmão, truta, camarão, flamingo, guará e muitos outros animais é função da presença de carotenóides, em especial da astaxantina e da cantaxantina.

24 Lipídios Funções gerais: - Reserva de energia :
Plantas: óleo nas sementes (soja, girassol, milho, canola, etc.), extração do óleo de cozinha; Animais: aves e mamíferos( gordura armazenada em células abaixo da pele); Isolante Térmico: manter a temperatura corporal; Necessários para a absorção das Vitaminas Lipossolúveis (A, D, E e K) que só se dissolvem em lipídios. - Lipídios essencias: ácidos graxos que não conseguimos produzir (produzido em óleos vegetais e peixes marinhos como óleo de fígado de bacalhau) Importância: construção das membranas celulares.

25 FIM!

26


Carregar ppt "Paula Costallat Cantão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google