A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

6: Multimídia em Redes6c-1 Capítulo 6: Questões de Revisão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "6: Multimídia em Redes6c-1 Capítulo 6: Questões de Revisão."— Transcrição da apresentação:

1 6: Multimídia em Redes6c-1 Capítulo 6: Questões de Revisão

2 6: Multimídia em Redes6c-2 Seções O que se entende por interatividade para o streaming de áudio/vídeo armazenados? O que se entende por interatividade para áudio/vídeo interativo de tempo real? 2. Foram discutidos três campos de evolução da Internet de modo a melhor dar suporte a aplicações multimídia. Resuma sucintamente as visões de cada um. A qual campo você pertence?

3 6: Multimídia em Redes6c-3 Seções Ø As figuras 6.1, 6.2 e 6.3 apresentam três esquemas para o streaming de mídia armazenada. Quais são as vantagens e as desvantagens de cada esquema?

4 6: Multimídia em Redes6c-4 Seções Ø Qual é a diferença entre atraso fim-a-fim e jitter? Quais são as causas do jitter? Ø Por que um pacote que é recebido após o seu instante de reprodução é considerado perdido? Ø A Seção 6.3 descreve dois esquemas de FEC. Apresente-os de forma sucinta. Ambos os esquemas aumentam a taxa de transmissão do fluxo com o acréscimo de overhead. O intercalamento também aumenta a taxa de transmissão?

5 6: Multimídia em Redes6c-5 Seções Ø Como é que fluxos distintos RTP em sessões diferentes são identificados pelo receptor? Como é que são identificados diferentes fluxos da mesma sessão? Como é feita a distinção entre pacotes RTP e RTPC de uma mesma sessão? Ø Na Seção 6.4 são descritos três tipos de pacotes RTPC. Resuma sucintamente a informação contida em cada um destes tipos de pacotes.

6 6: Multimídia em Redes6c-6 Seções Ø Na Figura 6.15, quais dos canais H.323 rodam sobre TCP e quais sobre o UDP? Por que?

7 6: Multimídia em Redes6c-7 Seções Ø Na Seção 6.6 discutimos filas com prioridades sem preempção. O que seria uma fila com prioridade com preempção? Faz sentido usar filas com preempção no contexto de redes de computadores? Ø Dê um exemplo de uma política de escalonamento que não conserve o trabalho.

8 6: Multimídia em Redes6c-8 Seções Ø O serviço garantido provê a uma aplicação a ausência de perdas e limites estritos de atraso. Em relação à Figura 2.4, há alguma aplicação que requeira tanto a ausência de perdas como limites estritos de atraso? Aplicação transferência de arqs correio documentos WWW áudio/vídeo de tempo real áudio/vídeo gravado jogos interativos apls financeiras Perdas sem perdas tolerante sem perdas Banda elástica áudio: 5Kb-1Mb vídeo:10Kb-5Mb como anterior > alguns Kbps elástica Sensibilidade temporal não sim, 100s mseg sim, alguns segs sim, 100s mseg sim e não

9 6: Multimídia em Redes6c-9 Seções Ø Quais são algumas das dificuldades associadas com o modelo Intserv e a reserva de recursos por fluxo?

10 6: Multimídia em Redes6c-10 Problemas

11 6: Multimídia em Redes6c-11 Problema 1 Ø Surfe na Web e encontre três produtos para o streaming de áudio e/ou vídeo armazenados. Para cada produto determine: ü se são usados meta arquivos; ü se o áudio e o vídeo são enviados sobre UDP ou TCP; ü se é utilizado o RTP e ü se é utilizado o RTSP.

12 6: Multimídia em Redes6c-12 Problema 2 Ø Escreva um poema, uma estória curta, a descrição de umas férias recentes ou qualquer outra coisa que dure de 2 a 5 minutos para ser recitada. Recite e grave o seu trecho. Converta a sua gravação para um dos formatos de áudio da RealNetworks usando um dos codificadores gratuitos da RealNetworks. Salve o arquivo no mesmo servidor que contém a sua página pessoal. Salve também o meta arquivo correspondente no servidor. Finalmente, crie um link da sua página pessoal para o meta arquivo.

13 6: Multimídia em Redes6c-13 Problema 3 Ø Considere o buffer do cliente mostrado na Figura 6.4. Suponha que o sistema de streaming use a quarta opção, ou seja, o servidor envia a mídia para o socket tão rápidamente quanto possível. Suponha que a largura de banda TCP disponível >> d durante a maior parte do tempo. Suponha também que o buffer do cliente possa armazenar apenas cerca de um terço da mídia. Descreva como evoluirá com o tempo x(t) e o conteúdo do buffer do cliente.

14 6: Multimídia em Redes6c-14 Problema 4 Ø O buffer de recepção do TCP e o buffer do cliente do reprodutor de mídia são os mesmos? Em caso negativo, como eles interagem?

15 6: Multimídia em Redes6c-15 Problema 5 Ø No exemplo do telefone Internet da Seção 6.3, seja h o número total de bytes do cabeçalho adicionados a cada pedaço de dados, incluindo os cabeçalhos do UDP e do IP. ü Assumindo que um datagrama IP é emitido a cada 20 mseg, encontre a taxa de transmissão em bits por segundo para os datagramas gerados por um dos lados desta aplicação. ü Qual é o valor típico de h quando é usado o RTP?

16 6: Multimídia em Redes6c-16 Problema 6 Ø Considere o procedimento descrito na Seção 6.3 para estimar o atraso médio d i. Suponha que u=0,1. Seja r 1 -t 1 a amostra mais recente do atraso, seja r 2 -t 2 o próximo atraso mais recente, etc. ü Para uma dada aplicação de áudio suponha que tenham chegado quatro pacotes no receptor com amostras de atrasos r 4 -t 4, r 3 -t 3, r 2 -t 2, r 1 -t 1. Expresse a estimativa do atraso d em termos destas quatro amostras. ü Generalize a sua fórmula para n amostras de atrasos. ü Par a fórmula do item anterior, faça com que n tenda a infinito e apresente a fórmula resultante. Comente sobre o motivo deste procedimento de cálculo de média ser chamado de média móvel exponencial.

17 6: Multimídia em Redes6c-17 Problemas 7 e 8 Ø Repita os dois primeiros itens da questão anterior para a estimativa do desvio do atraso médio. Ø Compare o procedimento descrito na Seção 6.3 para estimar o atraso médio com o procedimento na Seção 3.5 para estimar o tempo de ida e volta. O que os dois procedimentos têm em comum. Em que eles são diferentes?

18 6: Multimídia em Redes6c-18 Problema 9 Ø Considere a estratégia de reprodução adaptativa descrita na Seção 6.3. ü Como dois pacotes sucessivos recebidos no destino podem ter carimbos de tempo que difiram de mais de 20 msegs quando os dois pacotes pertencerem ao mesmo surto de voz? ü Como o receptor pode usar os números de seqüência para determinar se um pacote é o primeiro pacote de um surto de voz? Explique.

19 6: Multimídia em Redes6c-19 Problema 10 Ø Em relação aos dois esquemas de FEC para o telefone Internet descrito na Seção 6.3. Suponha que o primeiro esquema gera um pedaço redundante para cada quatro pedaços originais. Suponha que o segundo esquema use uma codificação de baixa taxa cuja taxa de transmissão é de 25% da taxa de transmissão do fluxo nominal. ü Quanto de banda adicional é necessária para cada esquema? Quanto atraso de reprodução é adicionado por cada esquema? ü Como se comportam os dois esquemas se o primeiro pacote se perder para cada grupo de cinco pacotes? Que esquema teria a melhor qualidade de áudio? ü Como se comportam os dois esquemas se o primeiro pacote se perder para cada grupo de dois pacotes? Que esquema teria a melhor qualidade de áudio?

20 6: Multimídia em Redes6c-20 Problemas 11 e 12 Ø Como é calculado o jitter do tempo entre chegadas para o relatório de recepção do RTCP? (Dica: Leia a RFC do RTP). Ø Suponha que numa sessão RTP haja S transmissores e R receptores. Use as fórmulas do final da Seção 6.4 para mostrar que o RTCP limita o seu tráfego a 5% da largura de banda da sessão.

21 6: Multimídia em Redes6c-21 Problema 13 Ø Quais são as semelhanças entre o RTSP e o HTTP? O RTSP possui métodos? O HTTP pode ser usado para solicitar um fluxo? Ø Quais são as diferenças entre o RTSP e o HTTP? Por exemplo, o HTTP é dentro ou fora da faixa? O RTSP necessita de informação de estado sobre o cliente (considere a função de pausa/retomada)?

22 6: Multimídia em Redes6c-22 Problema 14 Ø Quais são os produtos atuais da Microsoft para conferências de áudio/vídeo em tempo real? Estes produtos usam algum dos protocolos discutidos neste capítulo (por exemplo, RTP ou RTSP)?

23 6: Multimídia em Redes6c-23 Problema 15 Ø Suponha que a política de escalonamento WFQ seja aplicada a um buffer que dá suporte a três classes, e suponha que os pesos sejam 0,5; 0,25 e 0,25 para as três classes. ü Suponha que cada classe tenha um grande número de pacotes nos buffers. Em que seqüência as três classes deveriam ser servidas para se obter os pesos do WFQ? (Para o escalonamento circular, uma seqüência natural seria ). ü Suponha que as classes 1 e 2 tenham um grande número de pacotes no buffer, e que não haja nenhum pacote de classe 3 no buffer. Em que seqüência as três classes deveriam ser servidas para que os pesos do WFQ sejam atingidos?

24 6: Multimídia em Redes6c-24 Problema 16 Ø Considere o policiador balde furado (discutido na Seção 6.6) que controla a taxa média e comprimento do burst de um fluxo de pacotes. Agora queremos policiar também a taxa de pico, p. Mostre como a saída deste policiador (balde furado) pode ser alimentada num segundo policiador de tal modo que os dois baldes furados em série policiam a taxa média, a taxa de bico e o comprimento do burst. Não se esqueça de apresentar a profundidade do balde e taxa de geração de marcas para o segundo policiador.

25 6: Multimídia em Redes6c-25 Problema 17 Ø Um fluxo de pacotes é dito ser conforme a uma especificação de balde furado (r,b) com comprimento do burst b e taxa média r, se o número de pacotes que chegam ao balde furado for menor do que rt + b pacotes em cada intervalo de tempo de comprimento t para todo t. Ø Um fluxo de pacotes que está de acordo com uma especificação de balde furado (r,b) terá que alguma vez esperar num policiador de balde furado com parâmetros r e b? Justifique a sua resposta.

26 6: Multimídia em Redes6c-26 Problema 18 Mostre que desde que r 1 < R.w 1 /( w j ), então d max é realmente o atraso máximo que qualquer pacote do fluxo 1 irá experimentar na fila WFQ.

27 6: Multimídia em Redes6c-27 Perguntas para Discussão

28 6: Multimídia em Redes6c-28 Perguntas para Discussão Ø Como um host pode usar a informação de realimentação do RTCP para determinar se os problemas são locais, regionais ou globais? Ø Você acha que é melhor enviar fluxos de áudio e vídeo armazenados sobre o TCP ou sobre o UDP? Ø No RSVP, os estilos de reserva são relevantes para sessões multicast um-para- muitos?

29 6: Multimídia em Redes6c-29 Perguntas para Discussão Ø Escreva um relatório de uma página sobre as perspectivas dos telefones IP no mercado. Ø O problema de garantir a QoS pode ser resolvido simplesmente adicionando mais largura de banda, ou seja, ampliando a capacidade de todos os enlaces de modo que as limitações de largura de banda não sejam mais um problema?

30 6: Multimídia em Redes6c-30 Perguntas para Discussão Ø Um mercado emergente interessante é usar telefones IP e uma LAN de alta velocidade para substituir o PABX corporativo. Escreva um relatório de uma página sobre este assunto. Cubra os seguintes aspectos no seu relatório: ü O que é um PABX tradicional? Quem o usa? ü Considere uma chamada entre um usuário na empresa e um outro usuário fora da empresa que está conectado à rede telefônica tradicional. Que tipo de tecnologia é necessária na interface entre a LAN e a rede telefônica tradicional? ü Além do software do telefone IP e a interface do item anterior, o que mais seria necessário para substituir o PABX?

31 6: Multimídia em Redes6c-31 Perguntas para Discussão Ø Considere os quatro pilares para prover QoS apresentados na Seção 6.5. Descreva as circunstâncias, se houver alguma, nas quais cada um destes pilares podem ser removidos. Ø Use a Web para encontrar três empresas que fabriquem gatekeepers H.323. Descreva os seus produtos.


Carregar ppt "6: Multimídia em Redes6c-1 Capítulo 6: Questões de Revisão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google