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O Microprocessador SuperH
Grupo 05 Fabio Rogério Piva (016013) Karina Magalhães (016499) Tatiana Al-Chueyr Pereira Martins (017396)
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ROTEIRO Características Gerais do SuperH Aplicações do SuperH As cinco famílias do SuperH A arquitetura RISC A arquitetura do conjunto de instruções (ISA) do SuperH Vantagens da família SH-4 As 3 classes do SH-4 Características gerais do SH-4 Datapath de um processador superescalar Detalhes do processador SH7750 O pipeline do SH7750 O futuro do SuperH Referências
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CARACTERÍSTICAS GERAIS DO SUPERH
desenvolvido pelo Hitashi como sucessor da família H8, sendo assumido por uma empresa criada com o nome de Super H Inc. que posteriormente foi comprada pela Renesas utilizado no processamento de tarefas multimídia, devido a seu alto desempenho na manipulação de pontos flutuantes baseado no modelo RISC operações sob baixa tensão (MIPS/W); modo de baixo consumo de energia. sistemas operacionais: Windows CE.NET, Linux, RTOS, ITRON, Solaris, VxWorks e QNX.
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APLICAÇÕES DO SUPERH automóveis (como os carros da BMW e Mercedes) controladores industriais telefones celulares set-top boxes (de TVs digitais) video games (Sega Saturn e Sega Dreamcast) PDAs equipamentos de redes, roteadores câmeras digitais e DVDs outros equipamentos de multimídia
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AS CINCO FAMÍLIAS DO SUPERH
SH-1: 32 bits com freqüência de clock de até 20MHz SH-2: 32 bits com freqüência de clock de até 28.7MHz, usado no videogame Sega Saturn SH-3: 32 bits com freqüência de clock de até 200MHz, incorpora uma MMU e é muito usada em PDAs SH-4: dual issue de 32 bits com vetor de FPU, usado no videogame Dreamcast SH-5: 64 bits com freqüência de clock de até 400MHz e vetor de FPU, possui também um pipeline de 5 estágios Desempenho das diferentes CPU’s considerando o benchmark Drystone
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A ARQUITETURA RISC RISC - Reduced Introduction Set Computer microprocessadores que utilizam o sistema de pipeline (execução de mais de uma instrução em um mesmo ciclo de clock) buscando melhoras de desempenho como o conjunto de instruções da arquitetura RISC é menor do que o da SISC, gerando códigos mais eficientes outros exemplos que apresentam arquitetura RISC são o SPARC da SUN Microsystems e o Alpha da DEC
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A ARQUITETURA DO CONJUNTO DE INSRUÇÕES (ISA) DO SUPERH
a ISA do SuperH teve suas variantes minimizadas para produzir uma plataforma consistente para o desenvolvimento de kernels, sistemas operacionais e aplicativos, buscando portabilidade e otimizando as performances de multimídia Há dois modelos de ISA para o SuperH: - SHcompact: instruções com 16 bits, usadas pelas famílias SH-3, SH-4 e SH-5 - SHmedia: instruções de 32 bits, usadas a partir da família SH-5, composta por um rico conjunto de instruções SIMD (Single Instruction Multiple Data) direcionadas a aplicações de áudio, imagens e vídeo. os dois modelos de ISA para o SuperH são compatíveis entre si
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VANTAGENS DA FAMÍLIA SH-4
relação custo-benefício que estes processadores apresentam (alta performance a um baixo custo): em 1998 era possível a obtenção de 360 MIPS, 1.4 GigaFLOPS por $30, nos EUA facilidade de produção em larga escala não há necessidade de um sistema de dissipação de calor (cooler), o que reduz o custo, o consumo de energia e o espaço ocupado, além de simplificar muito o projeto a unidade de ponto flutuante (FPU) foi desenvolvida especificamente para realização de operações matemáticas matriciais, otimizando a execução de codecs de video e o processamento de gráficos 3D é o processador usando no Dreamcast da Sega
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AS 3 CLASSES DO SH-4 SH4-MCU CPU compacta dual issue visam otimizar aplicações multimídia que utilizem-se de codecs de propósito geral (codecs de audio/video de baixa bit rate) TLB de 64 entradas que reduz o número de acessos à memória uma MMU integrada que oferece suporte à utilização de memória virtual SH4-FPU contém uma unidade de ponto flutuante com um vetor integrado (integrated vector Floating Point Unit), que permite otimizações em operações matriciais
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CARACTERÍSTICAS GERAIS DO SH-4
superescalar: capaz de executar mais de uma instrução de grupos diferentes em paralelo. Há quatro grupos de instruções: inteiros, inteiros/load/store simples, branch e pontos flutuantes instruções de 16 bits, resultando num código 40% menor que um código equivalente em arquiteturas de 32 bits. Por exemplo, um código de 4 MB em MIPS teria apenas 2,5 MB em SH-4 codificação de 16 bits diminui a largura de banda do cache para instruções, o que permite maior largura de banda no cache para dados e diminui o número de acessos à memória suporta endereçamento virtual e páginas de tamanho variado (1KB, 4KB, 64KB a 1MB) existem diversos produtos desenvolvidos para a família SH-4, como ferramentas para programação em C/C++ baseadas na tecnologia GNU
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DATAPATH DE UM PROCESSADOR SUPERESCALAR
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DETALHES DO PROCESSADOR SH7750
Classe SH4-MPU Freqüência de clock 200 MHz Média de MIPS 360 MIPS (Drhystone 1.1) Média do Ponto Flutuante 1400 MFLOPS Pipeline 5 estágios Superescalar sim Memória cache para instruções 8 KB Memória cache para dados 16 KB Barramento de dados 64 bits Freqüência do barramento 100 MHz Largura de banda do barramento 800 MB/seg Dissipação de energia 1.5 W (com freq. de 200 MHz) Número de instruções aproximadamente 242 Tamanho das instruções 16 bits Aplicações Dreamcast da Sega
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O PIPELINE DO SH7750 cinco estágios: Instrução, Codificação, Execução, Acesso à Memória ou Dados e Escrita evitar eventuais hazards (hazards acontecem quando duas instruções não podem ser executadas ao mesmo tempo, pois uma depende do resultado da outra) minimizar a ocorrência de stalls (provocar uma “espera” que evita que o dado seja lido antes de estar pronto)
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O FUTURO DO SUPERH atualmente as famílias SH-4 e SH-5 são predominantemente utilizadas nos dispositivos mais rescentes no mercado surgimento de novas variantes das famílias SH-4 e SH-5, com maior freqüência de clock, operando com baterias e novas instruções SIMD para que o SH-5 suporte novos algoritmos pesquisa de duas novas famílias -- a SH-6 e a SH-7 -- mas ainda é muito cedo para dizer qualquer coisa a seu respeito Talvez possamos em breve presenciar uma nova geração de videogames, PDAs e sistemas de multimídia com processadores SuperH.
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REFERÊNCIAS Manual do Hardware das séries SH7750 Apresentação Geral do Microcomputador 4Q Descrição da família SH-4 Futuro do SuperH Arquitetura do SuperH Definição do SuperH Referente ao SH7750 (membro da série SH-4)
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